settings icon
share icon
Pergunta

O que são doutrinas de demônios em 1 Timóteo 4:1?

Resposta


Em muitos lugares, as Escrituras nos alertam contra a falsa doutrina. Um desses lugares é em 1 Timóteo 4:1: “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios”. Uma doutrina é um ensino ou um conjunto de princípios. As “doutrinas de demônios”, então, são coisas que os demônios ensinam.

Pode haver boas e más doutrinas. A palavra doutrina pode se referir aos ensinos bíblicos de uma igreja ou pastor. Ou, no caso de 1 Timóteo 4:1, os ensinos ímpios de Satanás. Aqueles que seguem as doutrinas de demônios “apostatarão da fé”. Ou seja, obedecer à doutrina dos demônios é um assunto sério porque envolve um afastamento da verdade do evangelho de Cristo.

Como as doutrinas dos demônios são divulgadas? Elas são transmitidas por instrutores humanos: “pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência” (1 Timóteo 4:2). Esses falsos mestres são hipócritas; isto é, suas vidas não evidenciam a santidade que aparentemente defendem. Eles são mentirosos; isto é, utilizam-se da falsidade e conscientemente levam outros à apostasia. E eles estão além do alcance da consciência; isto é, encontraram uma maneira, em suas próprias mentes, de justificar suas mentiras. Esses falsos mestres podem ser simpáticos, charmosos e persuasivos, mas não recebem sua mensagem do Espírito Santo; antes, lançam sugestões de espíritos malignos, cujo trabalho é desviar as pessoas.

Quais são exatamente as doutrinas de demônios? O contexto imediato dá uma ideia dos ensinamentos a serem observados: eles “proíbem o casamento e exigem abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos, com ações de graças, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a verdade; pois tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável, porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado” (1 Timóteo 4:2-5). De acordo com esta passagem, não devemos seguir nenhuma pessoa ou grupo que proíba o casamento ou que coloque restrições a certos alimentos. Qualquer pessoa ou grupo que diga que a santidade vem por meio de uma dieta seletiva ou da abstinência sexual completa está mentindo.

No Jardim do Éden, Eva se deparou com as doutrinas de demônios enquanto a serpente falava com ela: “Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” (Gênesis 3:1). No início da conversa, Satanás questionou o ensino de Deus e, à medida que continuaram a falar, ele substituiu o ensino de Deus pelo seu. Satanás continua a usar engano, dúvida e sutileza para desviar as pessoas. Satanás é o pai da mentira e assassino desde o início (João 8:44), e as doutrinas ensinadas por seus demônios por meio de cúmplices humanos voluntários continuam a separar as pessoas de Deus e de Sua bênção.

Satanás sabe como nos manipular, e é por isso que as doutrinas dos demônios são tão eficazes. Podemos identificar as doutrinas dos demônios quando estamos imersos na verdade. Devemos ler e estudar nossas Bíblias. Quando sabemos o que Deus diz sobre um determinado assunto, qualquer desvio desse ensino fará soar alarmes de perigo. Quando estamos em sintonia com a Palavra de Deus, as aberrações de Suas notas soarão vazias e desafinadas.

English



Voltar à página principal em português

O que são doutrinas de demônios em 1 Timóteo 4:1?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries