settings icon
share icon
Pergunta

O que é a doutrina da eleição?

Resposta


Uma eleição é o momento em que as pessoas escolhem quem querem que ocupe determinados cargos, do presidente para baixo. Uma eleição é uma escolha. A doutrina bíblica da eleição ensina que Deus escolhe salvar alguns e, por necessidade, se Ele não escolhe todos, então há alguns que são deixados de lado. Aqueles que Ele escolheu salvar são chamados de "os eleitos" (veja, por exemplo, Marcos 13:20).

A Bíblia ensina que Deus escolhe as pessoas com base em Seus próprios propósitos e em Seu desejo de mostrar graça a pecadores que não merecem. Efésios 1:4-6 diz: "...como também nos elegeu nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para si mesmo, segundo a boa determinação de sua vontade, para sermos filhos adotivos por meio de Jesus Cristo, para o louvor da glória da sua graça, que nos deu gratuitamente no Amado." Ele escolheu em amor, de acordo com Seu prazer e vontade, para que Ele fosse glorificado. A eleição de Deus não tem nada a ver com o que o eleito faria ou deixaria de fazer.

Deus não escolheu todo mundo. Se Ele tivesse escolhido, todos viriam à fé em Cristo. Ele escolheu alguns e deixou outros entregues a seus próprios desejos. Deixados por conta própria, todos nós continuaríamos em nossa rebelião e rejeitaríamos Cristo. Deus escolheu buscar alguns, convencê-los de sua necessidade e levá-los à fé. É por causa da escolha de Deus que qualquer pessoa chega à fé em Cristo. Jesus disse: "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia" (João 6:44).

Essa é uma verdade difícil de entender. Somos tentados a pensar que somos mais justos e graciosos do que Deus e que Ele deveria ter escolhido todos. Precisamos rejeitar essa tentação. Não estamos em posição de julgar Deus! Não é como se alguns estivessem clamando desesperadamente a Ele por salvação e Ele os rejeitasse porque não os escolheu. Aqueles que Deus não escolhe continuam fazendo exatamente o que querem - eles se rebelam contra Deus e tentam ficar o mais longe possível dEle. Deus simplesmente permite que eles continuem no caminho que escolheram livre e voluntariamente. No entanto, Ele optou por intervir na vida de alguns e conquistá-los. Ele faz isso para que possa mostrar Seu amor e bondade a pessoas que não merecem.

Algumas pessoas acham que Deus "escolhe" com base nas escolhas que Ele sabe que os eleitos farão: Ele sabe quem receberá e quem não receberá Cristo, e faz Sua escolha com base nisso. Mas isso faria com que as pessoas fossem os escolhedores finais, com Deus simplesmente seguindo nossa escolha. Biblicamente, é o contrário. Deus escolhe alguns com base em Seus próprios propósitos e, depois, em resposta à Sua obra em suas vidas, eles O escolhem. Sua escolha é a primeira e fundamental. Sem a eleição de Deus, ninguém jamais se voltaria para Ele.

Muitos cristãos recuam diante da doutrina da eleição na primeira vez que a ouvem. Mas, após uma reflexão mais aprofundada, a maioria dos crentes admitirá que Deus estava agindo em suas vidas, atraindo-os para Si muito antes de terem consciência disso. Eles reconhecerão que, se Ele não tivesse intervindo, eles teriam continuado na incredulidade. A mão de Deus, trabalhando de grandes e pequenas maneiras, torna-se mais evidente em retrospectiva.

Alguns se opõem à doutrina da eleição com base no fato de que ela sufoca a atividade missionária e evangelística. Afinal de contas, se Deus escolheu salvar alguns, então eles serão salvos, quer alguém lhes leve ou não o evangelho - então por que se preocupar? Essa objeção ignora a verdade de que ouvir e crer no evangelho é o meio que Deus usa para salvar aqueles que Ele escolheu salvar. Paulo acreditava e ensinava a eleição (é uma doutrina do Novo Testamento), mas era zeloso como nenhum outro em seus esforços missionários. Por saber que Deus havia escolhido salvar as pessoas por meio do evangelho, Paulo o proclamou com ousadia e foi perseguido por isso. Ele explica: "Por isso, suporto todas as coisas por amor dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que há em Cristo Jesus com glória eterna" (2 Timóteo 2:10). Paulo suportou a perseguição para que os eleitos fossem salvos, porque os eleitos não podem ser salvos sem ouvir e crer no evangelho. Por meio do evangelismo, Deus permite que as pessoas participem de Seu grande plano de atrair para Si um povo de todas as nações e línguas da Terra. A doutrina da eleição nos libera para compartilhar o evangelho sem pressão ou medo de fracassar. Quando compartilhamos o evangelho claramente, fomos obedientes, e isso é um sucesso. Os resultados são deixados para Deus.

English



Voltar à página principal em português

O que é a doutrina da eleição?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries