settings icon
share icon
Pergunta

O que é doença espiritual?

Resposta


A Bíblia não fala sobre doença espiritual, exceto em termos metafóricos. A doença espiritual pode ser considerada como uma insalubridade do espírito, causada pelo pecado. Assim como a doença física enfraquece o corpo físico, a doença espiritual enfraquece o espírito. Os incrédulos são "espiritualmente doentes" porque estão separados do Senhor e precisam de um relacionamento com Jesus Cristo. De fato, eles estão mais do que doentes; estão mortos "em delitos e pecados" (Efésios 2:1). Os crentes também podem estar espiritualmente doentes no sentido de que estão vivendo em pecado não confessado ou estão deixando de buscar o crescimento espiritual pessoal.

A Bíblia promove o que é espiritualmente enriquecedor em oposição ao que nos faria adoecer espiritualmente: "O temor do SENHOR conduz à vida" (Provérbios 19:23). E, "quem é fiel viverá em retidão, mas quem procura o mal encontra a morte" (Provérbios 11:19). "Pois o exercício físico é proveitoso para pouca coisa", diz Paulo, "mas a piedade é proveitosa para tudo, visto que tem a promessa da vida presente e da futura" (1 Timóteo 4:8). A piedade, a retidão e o temor do Senhor são o remédio para a doença espiritual.

Os crentes em Cristo são ensinados sobre a importância do "sã doutrina" (Tito 2:1) e o perigo do ensino falso e insalubre (1 Timóteo 1:3-7). Paulo observa que o objetivo do ensino piedoso é "o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sem hipocrisia" (1 Timóteo 1:5).

Jesus falou sobre a doença em um contexto espiritual em Mateus 9:9-13. Quando Jesus jantou na casa de um cobrador de impostos chamado Mateus, os fariseus questionaram por que Ele comia com tais pecadores. Jesus respondeu: "Os sãos não precisam de médico, mas, sim, os doentes. Ide, pois, e aprendei o que significa: Quero misericórdia, e não sacrifícios. Porque eu não vim chamar justos, mas pecadores" (Mateus 9:12-13). Nessa metáfora, Jesus se compara a um médico que veio para ajudar os doentes. Mateus era um paciente que precisava de cura. A doença era o pecado, e Jesus era o Curador; ou seja, Jesus pode perdoar o pecado e restaurar o doente espiritual. No entanto, aqueles que se consideram "justos" - aqueles que, como os fariseus, se recusam a reconhecer sua doença espiritual - negam a necessidade de um médico espiritual e, portanto, permanecem em seu pecado.

A doença espiritual pode estar intimamente relacionada à doença física e emocional. No Salmo 32, Davi escreve sobre o impacto que seu espírito doente teve em outras áreas de sua vida: "Enquanto me calei, meus ossos se consumiam de tanto gemer o dia todo. Porque tua mão pesava sobre mim de dia e de noite; meu vigor se esgotou como no calor da seca" (versículos 3-4). Ele também descreve o caminho para a plenitude: "Confessei-te meu pecado e não encobri minha culpa. Eu disse: Confessarei as minhas transgressões ao SENHOR; e tu perdoaste a culpa do meu pecado" (versículo 5). E Davi se alegra com a liberdade que a saúde espiritual traz: "Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada e cujo pecado é coberto! Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui culpa e em quem não há engano... Alegrai-vos no SENHOR e regozijai-vos, ó justos; cantai de júbilo, todos vós que sois retos de coração" (versículos 1-2, 11).

Deus deseja que sejamos espiritualmente saudáveis. Ele quer que vivamos em Seu perdão, livres da penalidade do pecado, do poder de Satanás e das acusações de uma consciência culpada. "E o próprio Deus de paz vos santifique completamente, e o vosso espírito, alma e corpo sejam mantidos plenamente irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Tessalonicenses 5:23). Qualquer doença espiritual ou mal-estar da alma tem em sua raiz um pecado no coração que deve ser confessado ao Senhor, que promete perdoar (1 João 1:9). A vontade de Deus é que "cresçamos na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada glória, agora e na eternidade. Amém" (2 Pedro 3:18).

English



Voltar à página principal em português

O que é doença espiritual?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries