settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre a doação de órgãos?

Resposta


A Bíblia não aborda especificamente a questão do transplante de órgãos. Obviamente, os transplantes de órgãos seriam desconhecidos nos tempos bíblicos. No entanto, existem versículos que ilustram princípios gerais que podem ser aplicados. Um dos argumentos mais convincentes para a doação de órgãos é o amor e a compaixão que tal ato demonstra para com os outros. O mandato de “amar o próximo” foi declarado por Jesus (Mateus 5:43), Paulo (Romanos 13:9) e Tiago (Tiago 2:8), mas na verdade pode ser rastreado até Levítico 19:18. Desde os primeiros dias do Antigo Testamento, o povo de Deus foi ordenado a demonstrar amor a Deus e também ao próximo. Estar disposto a doar um órgão do nosso próprio corpo parece um exemplo extremo de sacrifício altruísta por outra pessoa.

Temos o maior exemplo disso no sacrifício que Jesus Cristo fez ao entregar o Seu corpo por toda a humanidade. João resumiu bem o mandamento quando escreveu: “Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros” (1 João 4:11). Enquanto Jesus tentava transmitir esta mensagem de amor incondicional aos outros, Ele falou em cuidar dos famintos, sedentos, desabrigados, nus, doentes e presos (Mateus 25:35-46). Ele continuou esclarecendo: “Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes” (Mateus 25:40). Jesus também usou a parábola do Bom Samaritano (Lucas 10:25-37) para ensinar que nós, como cristãos, devemos ser gentis e mostrar amor para com todos. Se uma prática ou procedimento não for contraditório aos princípios bíblicos, então deve ser considerado permissível e pode ser apoiado por cristãos fiéis.

Algumas pessoas veem a doação de órgãos como a forma definitiva de mutilação do corpo humano. Frequentemente, passagens como 1 Coríntios 6:19-20 são usadas para defender a ideia de que órgãos não devem ser extraídos do corpo de uma pessoa. Como administradores da criação de Deus, devemos tratar os nossos corpos com respeito e abster-nos de tudo o que lhes seja prejudicial. No entanto, quando Paulo escreveu estas palavras aos cristãos em Corinto, ele declarou: “Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo” (v. 20), indicando que isso era algo que deveria ser realizado enquanto o indivíduo ainda estava vivo. Na segunda carta do apóstolo à igreja de Corinto, ele os lembrou: “Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus” (5:1). Uma das maiores preocupações entre os cristãos é o conceito de que todo o corpo precisa estar presente e preservado de alguma forma para a ressurreição. Portanto, muitos cristãos relutam em doar órgãos porque acreditam que a própria ressurreição requer um corpo “completo”. No entanto, quando Deus estava distribuindo punições no Jardim do Éden, Ele disse a Adão: “No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás" (Gênesis 3:19). Assim, Deus disse que um dia os nossos corpos terrenos retornariam ao solo.

Paulo, ao escrever aos Coríntios, forneceu algumas dicas sobre a diferença entre o corpo físico na morte (que pode ser eliminado de várias maneiras) e o corpo espiritual da ressurreição (1 Coríntios 15:35-49). Ele usou a analogia da diferença entre uma semente e o produto dessa semente para ilustrar a diferença entre o corpo terreno e o corpo ressuscitado. Ele então comentou: “Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual” (v. 44). Se acreditarmos que os corpos levantados na ressurreição representam simplesmente uma “reocupação” dos nossos corpos terrenos, então possuímos um conceito falso da nossa ressurreição conforme apresentada na Bíblia. Somos informados de que o corpo terreno, “o de carne e sangue”, não entrará na herança celestial (1 Coríntios 15:50). Com base nestes fatos, os cristãos não devem temer ou rejeitar a doação de órgãos meramente numa tentativa de manter o corpo físico intacto para a ressurreição.

Considerações adicionais sobre a doação e a extração de órgãos

O argumento legítimo contra a doação de órgãos surge do processo de colheita de órgãos. Não há nada eticamente errado em recuperar órgãos de mortos, mas a maioria dos transplantes de órgãos bem-sucedidos exige que quaisquer possíveis órgãos sejam mantidos vivos com sangue e oxigênio fluindo através deles até que sejam removidos do corpo. Esse dilema é problemático porque não podemos e não devemos apoiar a cessação da vida em favor da doação de órgãos. A profissão médica tem tradicionalmente usado a cessação da atividade cardíaca e pulmonar para marcar o momento da morte. A tecnologia médica progrediu até um ponto em que é possível manter (através de um ventilador) a atividade cardíaca e pulmonar durante dias ou mesmo semanas após um paciente ter perdido irreversivelmente todas as funções cerebrais. Tem havido uma pressão em alguns círculos médicos para extrair órgãos quando o paciente perdeu funções cerebrais superiores, mas ainda está vivo. Em 1994, o Conselho de Assuntos Éticos e Judiciais da Associação Médica Americana (AMA) emitiu o seu parecer atualizado de que é “eticamente permissível” usar bebês nascidos sem funções cerebrais superiores como doadores de órgãos.

Como cristãos, só podemos apoiar a doação de órgãos nos casos em que a morte foi determinada por todos os critérios, “incluindo a perda completa da função cerebral”, e não apenas por um ou dois critérios. Deus proíbe a morte intencional (Tiago 2:10-11); portanto, devemos determinar cuidadosamente, à luz da Palavra de Deus, se um ventilador está simplesmente oxigenando um cadáver ou sustentando um ser humano vivo. Então devemos agir em conformidade. Dado que a maioria dos transplantes provém de doadores que foram declarados neurologicamente mortos, é importante que compreendamos plenamente os critérios que a profissão médica utiliza para definir a morte cerebral. Somente quando for determinado que um paciente está com morte cerebral irreversível e completa é que se pode considerá-lo um candidato à doação de órgãos.

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre a doação de órgãos?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries