settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre casar-se novamente se o divórcio ocorreu antes da salvação?

Resposta


Esta é uma pergunta muito difícil, interessante e desafiadora. Alguns diriam que uma vez que os crentes em Cristo, eles são "novas criaturas" com "todas as coisas feitas novas" (2 Coríntios 5:17). Conclui-se então que o pecado e as consequências do divórcio são lavados, permitindo que uma pessoa que se divorciou antes de se tornar um crente case-se novamente. Outros diriam que embora o pecado do divórcio tenha sido expiado por Cristo, as conseqüências desse pecado não foram, e, portanto, uma pessoa que se divorciou antes de se tornar um crente não pode se casar novamente.

Tornando esta pergunta ainda mais difícil é o fato de que existem vários pontos de vista sobre se os cristãos podem se casar novamente. Leia os seguintes artigos em nosso site:

"O que diz a Bíblia a respeito do divórcio e um novo casamento?"

"Sou divorciado. Posso casar-me novamente, de acordo com a Bíblia?"

“É um novo casamento após o divórcio sempre adultério?"

"É o abuso uma razão aceitável para o divórcio?"

"Quais são os motivos bíblicos para o divórcio?"

Quando a Bíblia fala sobre casamento, ela não se dirige apenas aos cristãos/crentes se casando. Os princípios bíblicos sobre o casamento são universais. Se um homem e uma mulher não salvos se casam, eles são tão casados aos olhos de Deus quanto um homem e uma mulher cristãos que se casam. Eles ainda são uma só carne (Gênesis 2:24). Deus ainda odeia o divórcio (Malaquias 2:16). Deus ainda os uniu e não quer que o casal se separe (Mateus 19). Embora todos os nossos pecados – passados, presentes e futuros – sejam perdoados quando somos salvos, a salvação não apaga todas as consequências dos pecados que cometemos antes de virmos à fé em Cristo ou dos pecados que continuamos a cometer. Jesus pagou a pena pelo nosso pecado, mas o pecado ainda tem consequências reais e negativas. É a nossa crença, então, que, quer o divórcio tenha ocorrido antes ou depois da salvação, se ele ocorreu por razões antibíblicas, então não há motivos para um novo casamento.

No entanto, como indicam os artigos listados acima, acreditamos na cláusula de exceção. Se um divórcio ocorreu como resultado de adultério contínuo e impenitente, acreditamos que a parte inocente possa se casar novamente. Isso é igualmente verdadeiro se a parte inocente era crente ou incrédula quando ocorreu o divórcio. Assim, a resposta a esta pergunta dependeria das circunstâncias do divórcio. Alegamos que se o divórcio ocorreu antes ou depois da salvação não é o fator decisivo final. Qualquer que seja o ponto de vista que uma pessoa tenha sobre esse assunto em particular, é importante entender que a salvação não nos liberta ou nos desculpa de todas as decisões tolas e pecaminosas que tomamos antes de virmos à fé em Cristo.

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre casar-se novamente se o divórcio ocorreu antes da salvação?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries