settings icon
share icon
Pergunta

Qual é a diferença entre os sacerdotes e os levitas?

Resposta


Os levitas eram a tribo de israelitas descendentes de Levi, um dos doze filhos de Jacó. Os sacerdotes de Israel eram um grupo de homens qualificados da tribo dos levitas que eram responsáveis por aspectos da adoração no tabernáculo ou no templo. Todos os sacerdotes deveriam ser levitas, de acordo com a Lei, mas nem todos os levitas eram sacerdotes.

Os sacerdotes existiam antes dos levitas em um sentido geral. Por exemplo, vemos pela primeira vez o papel de um sacerdote em Gênesis 14:18, na época de Abraão, muito antes de Levi ter nascido. Melquisedeque era o rei da cidade de Salém, que mais tarde se tornou Jerusalém. Também foi dito que Melquisedeque era "sacerdote para sempre" (Salmo 110:4; cf. Hebreus 6:20; 7:17). As nações pagãs também tinham sacerdotes para suas atividades religiosas. Jetro, o sogro de Moisés, era o sacerdote de Midiã (Êxodo 3:1; 18:1).

Quando os judeus receberam a Lei de Moisés no Sinai, o Senhor deu ordens a respeito de um sacerdócio formal para Israel. Os sacerdotes seriam homens da tribo de Levi e deveriam atender a certas qualificações físicas e de idade para poder servir. Além disso, eles tinham de permanecer cerimonialmente limpos para desempenhar suas funções perante um Deus santo. Os sacerdotes serviam como mediadores entre os israelitas e Deus. Eram eles que realizavam sacrifícios de animais em nome do povo. Somente os sacerdotes tinham permissão para entrar no Lugar Santo no tabernáculo e, mais tarde, no templo. Uma descrição mais detalhada do sacerdócio levítico pode ser encontrada em nosso artigo "O que era o sacerdócio levítico?"

Entre esses sacerdotes levíticos estava o sumo sacerdote. O primeiro sumo sacerdote foi Arão, irmão de Moisés. Seus filhos e os descendentes deles deveriam servir como futuros sumos sacerdotes da nação de Israel (Êxodo 29). Somente o sumo sacerdote tinha permissão para entrar no Lugar Santíssimo no tabernáculo e no templo, e isso apenas uma vez por ano, no Dia da Expiação. Uma descrição mais detalhada do trabalho do sumo sacerdote pode ser encontrada em nosso artigo "Qual era o papel bíblico do sumo sacerdote?"

Esdras, um dos líderes dos judeus que retornaram da Babilônia, era um sacerdote levítico (Neemias 12:1). Zacarias e Isabel, os pais de João Batista, eram ambos levitas descendentes de Arão (ver Lucas 1:5). Zacarias era sacerdote, mas seu filho, João, também levita, era profeta, não sacerdote.

Na época do ministério terreno de Jesus, o sacerdócio judaico detinha muito poder espiritual e político. De fato, os chefes dos sacerdotes judeus estavam envolvidos na condenação de Jesus à morte.

Após a ressurreição de Jesus, os crentes agora vivem sob uma nova aliança na qual todos os cristãos são sacerdotes: "Mas vós sois geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz" (1 Pedro 2:9). Não precisamos mais de um mediador terreno entre nós e Deus porque Jesus fez o sacrifício final em nosso favor e atua como o nosso Mediador (Hebreus 10:19-23; 1 Timóteo 2:5).

O papel judaico de sumo sacerdote agora é cumprido por Jesus, que serve como nosso sumo sacerdote. O sacrifício de Jesus acabou com nossa necessidade de sacrifícios contínuos. O Espírito Santo nos guia e aconselha.

O sacerdócio levítico fazia parte do sistema de sacrifícios da antiga aliança. Ele foi cumprido em Jesus, e agora estamos sob a nova aliança. Não há mais um mandato bíblico para sacerdotes. Todo seguidor de Cristo tem acesso a Deus, independentemente de gênero, raça ou tribo (Hebreus 7:11-28; Efésios 3:11-12; Colossenses 3:11).

English



Voltar à página principal em português

Qual é a diferença entre os sacerdotes e os levitas?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries