settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre diferenças de idade nos relacionamentos?

Resposta


Se você fizer uma busca na Bíblia pela frase diferenças de idade nos relacionamentos, encontrará exatamente 0 resultados. Na verdade, a idade de uma pessoa raramente é mencionada nas Escrituras, e isso vale para os casados na Bíblia. Nós simplesmente não sabemos sobre as diferenças de idade dos casais na Bíblia.

Abraão e Sara são a exceção; sabemos a diferença de idade entre os dois. Quando Deus prometeu a Abraão que ele e Sara seriam o começo de muitas nações, “Então, se prostrou Abraão, rosto em terra, e se riu, e disse consigo: A um homem de cem anos há de nascer um filho? Dará à luz Sara com seus noventa anos?” (Gênesis 17:17). De acordo com as perguntas provocativas de Abraão, ele e Sara tinham dez anos de diferença. Não é uma grande diferença de idade, mas vale a pena mencionar. Não há nenhum outro casal na Bíblia em que a idade de ambos seja especificada.

Costuma-se supor que Boaz era significativamente mais velho que Rute. Isso é baseado em uma passagem em Rute 3. Quando Rute pede a Boaz para ser seu parente redentor, Boaz responde: “Bendita sejas tu do Senhor, minha filha;... pois não foste após jovens, quer pobres, quer ricos” (versículo 10). A implicação é que Rute, em vez de procurar um marido entre os mais próximos de sua idade, seja em Moabe ou em Israel, procurou seguir o costume judaico e colocar-se sob a proteção do mais maduro Boaz. A Mishná judaica estabelece a idade de Boaz em 80 anos e a de Rute em 40 (Ruth Rabbah 7:4; Ruth Zuta 4:13), mas isso é pura especulação, já que a Bíblia não revela a diferença de idade entre os dois.

Também é comum pensar que José era significativamente mais velho que Maria. No entanto, não há absolutamente nada na Bíblia que indique isso.

Dado o silêncio da Bíblia sobre o assunto, podemos dizer que, no final, as diferenças de idade nos relacionamentos não são uma grande preocupação para Deus. A idade pode ser importante em um casamento, é claro, mas é muito menos importante do que outras questões como salvação, maturidade espiritual, compatibilidade, etc. À medida que as pessoas envelhecem, as diferenças de idade significam cada vez menos. Obviamente, um homem de 40 anos se casando com um jovem de 18 anos levantará algumas sobrancelhas, mas ninguém pensa duas vezes se uma pessoa de 82 anos se casar com uma de 60 anos.

A pessoa com quem nos casamos deve ser do sexo oposto (Gênesis 2:21–25) e deve ser um crente em Cristo (2 Coríntios 6:14). Além disso, devemos nos casar pelos motivos apropriados (luxúria e ganância sendo motivos impróprios). Além dessas diretrizes, temos uma certa liberdade sobre com quem casar. As diferenças de idade são uma questão de consideração, e certamente devemos pedir sabedoria quando a diferença é grande (Tiago 1:5), mas a Bíblia não trata as diferenças de idade como uma questão moral ou espiritual.

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre diferenças de idade nos relacionamentos?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries