settings icon
share icon
Pergunta

Qual é a diferença entre um discípulo e um apóstolo?

Resposta


Todo apóstolo era um discípulo, mas nem todo discípulo era um apóstolo. Toda pessoa que crê em Jesus é chamada de Seu discípulo. Mateus 28:19-20 registra que Jesus disse: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.”

A palavra grega para "discípulo" simplesmente se refere a um estudante e é usada em todo o Novo Testamento para se referir às pessoas que acreditaram em Jesus (Lucas 14:26-33). Por exemplo, Atos 6:1 diz: "Naqueles dias, aumentando o número dos discípulos…" Nesse contexto, a palavra discípulos significa simplesmente "crentes" ou "cristãos".

A palavra grega para "apóstolo" significa literalmente "aquele que é enviado" e pode se referir a um mensageiro ou a qualquer pessoa enviada em uma missão. Um apóstolo recebe autoridade daquele que o enviou. Todos os apóstolos eram discípulos - eles estavam no grupo dos muitos crentes em Jesus - mas apenas um pequeno grupo de discípulos foi escolhido como os Doze Apóstolos (Mateus 10:1-4; Marcos 3:14; Atos 26:14-18). Entre eles estavam os doze discípulos originais (embora Judas Iscariotes eventualmente mudasse sua lealdade e rejeitasse a Cristo) e Matias (Atos 1:12-26) ou Paulo (2 Timóteo 1:1; Romanos 11:13; 1 Coríntios 9:1-2). O fato de haver um pequeno grupo de doze apóstolos é evidente nos fundamentos dos muros da Nova Jerusalém: doze fundamentos, cada um dos quais está inscrito com o nome de um apóstolo (Apocalipse 21:14).

Outros homens chamados de "apóstolos" no Novo Testamento - embora não façam parte dos Doze - incluem Barnabé (Atos 14:14), Apolo (1 Coríntios 4:6-9), Timóteo e Silas (1 Tessalonicenses 1:1; 2:6), Epafrodito (Filipenses 2:25) e dois apóstolos não identificados (2 Coríntios 8:23, possivelmente já listados acima). Esses homens foram "enviados" porque foram escolhidos para um trabalho específico em nome da igreja, mas não faziam parte dos Doze escolhidos pessoalmente por Jesus. Jesus também é chamado de “apóstolo” em Hebreus 3:1, indicando que havia sido enviado por Seu Pai e tinha a Sua autoridade.

Efésios 4:11-16 fala dos apóstolos e outros líderes da igreja cujo papel era preparar os crentes para o serviço. A principal característica dos apóstolos é a sua autoridade. O ensinamento dos apóstolos é o fundamento das verdades da nossa fé (Atos 2:42; Efésios 2:20). Os requisitos para ser um apóstolo incluíam ter estado com Cristo durante o Seu ministério, ter sido uma testemunha pessoal de Jesus após a Sua ressurreição e ter sido capacitado pelo Espírito Santo para realizar milagres ou sinais (Atos 1:21-22; 10:41; 2 Coríntios 12:12). Paulo foi uma exceção em parte dos requisitos. Embora não tivesse acompanhado Jesus em suas viagens, Jesus se apresentou a ele de maneira muito especial no caminho de Damasco e o nomeou apóstolo para os gentios (Atos 26:14-18). Por essa razão, Paulo considerou seu lugar entre os outros apóstolos como o de "nascido fora do tempo" (1 Coríntios 15:8).

Não há mais apóstolos, do ponto de vista especial da palavra, hoje. Eram apenas doze, e eles desempenharam um papel especial na fundação da Igreja. No entanto, a palavra apóstolo ainda é usada por alguns grupos cristãos para se referir a um missionário ou um líder no campo empresarial de uma forma geral. Mas essas pessoas não preenchem os mesmos requisitos dos doze apóstolos da Bíblia.

Resumindo, qualquer um que crê em Jesus como seu Salvador é um discípulo de Jesus. No entanto, apenas um pequeno grupo dos primeiros crentes foi escolhido como apóstolo e recebeu autoridade para realizar sinais e compartilhar as revelações encontradas no Novo Testamento.

English



Voltar à página principal em português

Qual é a diferença entre um discípulo e um apóstolo?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries