settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia quer dizer quando se refere à Diáspora?

Resposta


A palavra Diáspora é uma transliteração de uma palavra grega que significa "semear por toda parte" ou "distribuir em terras estrangeiras" ou "espalhar para fora". Alguma forma da palavra grega é vista em seis passagens diferentes do Novo Testamento e, em seu significado mais simples, a diáspora se refere aos judeus que viviam fora da Palestina ou de Israel, tendo sido dispersos ou espalhados para outros países gentios. Na linguagem moderna, a diáspora se refere à dispersão dos judeus por toda a Europa que retornaram à sua terra natal em 1948 com a criação do estado de Israel por uma resolução das Nações Unidas.

Ao longo da história de Israel, o povo judeu foi conquistado e enviado para o exílio várias vezes. Embora muitos deles tenham retornado a Israel quando surgiu a oportunidade, muitos outros permaneceram nos países gentios. No entanto, o exílio forçado dos judeus foi apenas uma pequena parte do motivo pelo qual os judeus estavam espalhados por grande parte do Império Romano durante a época do Novo Testamento. Outras influências econômicas e políticas fizeram com que muitos outros judeus deixassem Israel/Palestina para terras mais confortáveis e lucrativas.

Havia grandes populações judaicas no Egito e na Síria, com uma população judaica estimada em mais de um milhão de judeus somente em Alexandria, no Egito. Durante o domínio romano, muitos judeus também foram levados para Roma como escravos, e havia grandes populações judaicas em várias partes do Império Romano. O historiador romano Mommsen escreveu: "Os habitantes da Palestina eram apenas uma parte, e não a parte mais importante, dos judeus; as comunidades judaicas da Babilônia, Síria, Ásia Menor e Egito eram muito superiores às da Palestina". Os judeus estavam espalhados por uma parte tão grande do mundo conhecido que o historiador judeu Josefo escreveu que "não há cidade nem tribo, seja grega ou bárbara, na qual a lei e os costumes judaicos não tenham se enraizado".

É claro que, na época da vinda de Cristo, os judeus estavam espalhados por todo o Império Romano. Portanto, na época em que Jesus começou Seu ministério terreno, provavelmente havia mais judeus vivendo fora de Israel do que dentro dele. É importante perceber isso porque nos ajuda a entender como o momento da vinda de Jesus foi perfeito. Com o grego sendo amplamente falado em todo o Império Romano e os judeus tendo sido espalhados ou dispersos entre as nações, era o momento certo para que Jesus viesse e o evangelho se espalhasse por todo o Império Romano. Como diz Gálatas 4:4-5: "Vindo, porém, a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei, para resgatar os que estavam debaixo da lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos" (grifo nosso).

Portanto, no sentido mais amplo da palavra, a diáspora se refere aos inúmeros judeus que vivem fora de Israel, e é exatamente esse o significado que vemos em João 7:35, quando os líderes religiosos judeus se perguntam para onde Jesus estava indo e se Ele pretendia ir para "a Dispersão, entre os helenistas, e os ensinará?". Jesus havia lhes dito que para onde Ele estava indo eles não poderiam ir, nem poderiam encontrá-Lo. Jesus, é claro, estava falando de voltar para estar com Deus, o Pai, mas os líderes judeus achavam que Ele estava indo para estar com os judeus dispersos.

Entretanto, no restante do Novo Testamento, o significado de Diáspora parece evoluir um pouco. Primeiro, ele se refere mais especificamente aos cristãos judeus que estavam espalhados por todo o Império Romano do que aos judeus em geral. Em Atos 8:1-4, vemos o evangelho sendo difundido quando a perseguição aos cristãos judeus começou em Jerusalém, de modo que os cristãos judeus foram "espalhados" ou dispersos "pelas regiões da Judeia e Samaria" e "os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra".

Esses primeiros cristãos judeus que fugiram de Israel por causa da perseguição que começou após a morte de Estêvão teriam percorrido todo o Império Romano levando a mensagem de Jesus Cristo a comunidades e sinagogas judaicas já estabelecidas e de tamanho considerável em todo o Império Romano. Novamente, em Atos 11:19, vemos a palavra usada referindo-se aos cristãos judeus que "foram dispersos pela tribulação que se deu por causa de Estêvão foram para a Fenícia, Chipre e Antioquia, anunciando a palavra apenas aos judeus."

Deus havia permitido - até mesmo orquestrado - a disseminação de milhões de judeus por todo o Império Romano para servir como parte fundamental da rápida disseminação do evangelho. Como os cristãos judeus foram forçados a fugir de Jerusalém devido à perseguição, eles puderam viajar para quase qualquer parte do mundo e encontrar uma população judaica e uma sinagoga judaica para compartilhar o evangelho de Cristo. Como os judeus já conheciam o Antigo Testamento, o cenário estava preparado e o momento era perfeito para que o evangelho se espalhasse pelas nações.

Portanto, quando Tiago escreveu em sua epístola que estava escrevendo para "as doze tribos que andam dispersas" (Tiago 1:1), ele estava claramente escrevendo para os cristãos judeus que Deus havia espalhado por todo o Império Romano. Mas então o uso do termo por Pedro assume um significado ainda mais completo e agora envolve tanto os cristãos judeus quanto os gentios que estavam espalhados pelas províncias da Ásia Menor: "aos eleitos peregrinos da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia" (1 Pedro 1:1). Sabemos, pelo contexto de 1 Pedro, que ele está escrevendo tanto para cristãos judeus quanto para cristãos gentios, portanto, vemos a palavra diáspora agora se referindo aos cristãos em geral, tanto judeus quanto gentios.

Ao analisar as diferentes passagens em que essa palavra é encontrada, podemos ver como o significado de diáspora evoluiu um pouco no Novo Testamento. Originalmente, referia-se a todos os judeus que viviam fora de Israel. Depois, assumiu um significado mais limitado, referindo-se especificamente aos cristãos judeus que estavam espalhados pelo Império Romano. Por fim, vemos um significado ainda mais geral, pois se aplica tanto aos cristãos judeus quanto aos cristãos gentios que estavam espalhados em um mundo muitas vezes hostil.

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia quer dizer quando se refere à Diáspora?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries