settings icon
share icon
Pergunta

O que é um despertar espiritual?

Resposta


Um despertar espiritual é, de modo geral, uma consciência recém-descoberta de uma realidade espiritual. O despertar espiritual pode ser gradual ou rápido, e pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes. Uma pesquisa na Internet sobre o termo despertar espiritual leva a sites onde é possível encontrar os "cinco estágios do despertar espiritual", "dez (ou onze) sinais do despertar espiritual" e "oito sinais de que você pode estar experimentando o despertar espiritual". Esses sinais e estágios podem ser físicos - tudo, desde ganhar ou perder apetite, peso, sono ou energia até a sensibilidade física a telefones celulares. Ou os sinais podem ser emocionais - um coração partido, mudanças nos relacionamentos ou episódios excessivos de tristeza, medo, raiva ou depressão. Muitas referências seculares ao despertar espiritual estão no contexto do misticismo e do pensamento da Nova Era e devem ser abordadas com extrema cautela. O que o mundo chama de "despertar espiritual" pode ser nada mais do que uma porta aberta para entrar em contato com espíritos demoníacos.

Biblicamente, um despertar espiritual não é um despertar do sono espiritual, mas uma ressurreição da morte espiritual. Todas as pessoas nascem em pecado e estão espiritualmente mortas. Efésios 2:1 afirma que, antes de conhecermos a Cristo, estávamos mortos em transgressões e pecados. Por causa do pecado de Adão, que herdamos, estamos todos separados de Deus, que é Vida (Romanos 5:12). Não podemos experimentar, entender ou nos relacionar com um Deus santo e perfeito em nosso estado não regenerado, nem podemos entrar em Seu reino. Nossa necessidade de despertar espiritual é profunda: "o deus deste século cegou a mente dos incrédulos, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus" (2 Coríntios 4:4). Precisamos ser despertados; precisamos ser "acordados" espiritualmente ou, como Jesus disse, precisamos "nascer de novo" ou "nascer do Espírito" (João 3:3-8).

O verdadeiro despertar espiritual - o novo nascimento de que Jesus falou - ocorre não por algum processo físico, mental ou emocional, mas pelo poder do Espírito Santo. Aquele que é despertado pelo Espírito Santo é recriado em uma pessoa completamente nova (2 Coríntios 5:17; Tito 3:5; 1 Pedro 1:3). Essa nova criação é caracterizada por um novo coração que deseja agradar e obedecer a Deus e viver para Ele (2 Coríntios 5:9). Ele foi despertado para uma nova realidade, que se concentra no Salvador que o redimiu, no Espírito que o despertou e no reino de Deus ao qual ele agora pertence. Esse é o verdadeiro despertar espiritual.

João 9 registra a história do homem que nasceu cego, cujo despertar espiritual o levou a reconhecer quem é Jesus. O fato de o homem ter recebido a visão espiritual foi acompanhado pela visão física. O homem falou sobre o surgimento de uma nova luz em sua vida em termos simples: "Ele retrucou: Se é pecador, não sei; uma coisa sei: eu era cego e agora vejo" (João 9:25). Ele conhecia a verdade do Salmo 36:9: "Pois em ti está o manancial da vida; na tua luz, vemos a luz."

O despertar espiritual do apóstolo Paulo foi repentino e dramático, quando Jesus o encontrou na estrada para Damasco e mudou sua vida para sempre (Atos 9). A partir de então, o desejo de Paulo era que todos os crentes aumentassem sua consciência espiritual: "Oro para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados" (Efésios 1:18). A oração do salmista também era por olhos espiritualmente abertos: "Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei" (Salmo 119:18). Nosso despertar espiritual começa quando Jesus derrama Sua luz sobre nós: "O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz" (Mateus 4:16).

A resposta adequada à Luz do Mundo deve ser tão natural quanto levantar-se pela manhã: "Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor nasce sobre ti" (Isaías 60:1). Quando o Espírito Santo nos desperta para a verdade de Cristo e habita em nós pela graça por meio da fé, podemos realmente cantar com John Newton:

"Maravilhosa graça - quão doce é o som

Que salvou um miserável como eu!

Eu estava perdido, mas agora fui encontrado,

Estava cego, mas agora vejo."

English



Voltar à página principal em português

O que é um despertar espiritual?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries