settings icon
share icon
Pergunta

O que é a cura interior? Ela é bíblica?

Resposta


A “cura interior” refere-se a uma tentativa de libertar as pessoas dos efeitos emocionais negativos de experiências prejudiciais. A cura interior tornou-se mais popular ultimamente na comunidade cristã. Os praticantes “cristãos” de cura interior usam várias técnicas que também são usadas no misticismo, incluindo “jornadas de oração” que incentivam as pessoas a lembrar de situações dolorosas passadas e visualizar Jesus com elas naquele momento.

Existem vários perigos potenciais inerentes às técnicas de visualização e aos métodos místicos da Nova Era. Três dos mais significativos são: a) o dano que vem da longa permanência em ocorrências que evocam mágoa ou raiva, b) o perigo de basear nossa ideia de Deus em uma imagem em nossa mente, em vez da verdade de quem Ele é, conforme revelado nas Escrituras, e c) abrir as portas de nossas mentes para a interferência demoníaca.

Deus quer nos libertar de emoções negativas que surgem de ocasiões dolorosas específicas em nosso passado, mas não precisa de técnicas de visualização ou ênfase prolongada no passado para fazê-lo. De fato, a Bíblia deixa claro que a experiência cristã envolve a morte do nosso velho eu e que também devemos andar “em novidade de vida” (Romanos 6:4). Essa nova vida é caracterizada por pensamentos sobre Aquele que nos salvou, não pensamentos sobre a carne morta que foi crucificada com Cristo. À medida que permanecemos em Cristo (João 15:5), Ele transforma nossos corações e nos cura. Entretanto, a chave é focar no Senhor, não em nós mesmos.

A verdade objetiva centra-se nas grandes doutrinas da fé e sua relevância para a vida: a soberania de Deus, a intercessão sacerdotal de Cristo, a promessa do Espírito Santo e a esperança da glória eterna. Entender essas grandes verdades, centrar nossos pensamentos nelas e ensaiá-las em nossa mente nos permitirão raciocinar a partir da verdade em todas as provações da vida, e a nossa fé será forte e vital. Raciocinar a partir do que sentimos sobre nós mesmos - em vez do que sabemos sobre Deus - é o caminho certo para a derrota espiritual.

Dito isto, não é errado trabalhar com as emoções. Deus nos criou como seres emocionais, e se tentarmos “desligar” essas partes de nós mesmos em um esforço para evitar reviver momentos dolorosos, podemos nos tornar como um vulcão pronto para explodir. O Senhor entende que a dor emocional faz parte da vida — Ele nos criou! A melhor maneira de encontrar a verdadeira cura interior é ser honesto consigo mesmo sobre o que você sente e depois ir a Deus com essas coisas, buscando respostas. Sua Palavra lhe dará as respostas que você está procurando. A Bíblia é sobrenatural e maravilhosa e traz a verdadeira cura interior. E se não houver nenhuma pergunta concreta em sua mente - apenas um sentimento negativo - a resposta ainda é ler a Palavra, porque a Sua Palavra é a Sua Voz, e a Sua voz tem um poder poderoso de criação e cura.

“Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus” (Hebreus 12:1-2).

English



Voltar à página principal em português

O que é a cura interior? Ela é bíblica?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries