settings icon
share icon
Pergunta

Os cristãos devem celebrar a Páscoa?

Resposta


A celebração da Páscoa é uma lembrança do tempo na história de Israel quando o Senhor atravessou o Egito destruindo os primogênitos de todas as pessoas e animais (veja Êxodo 11 e 12). Esta foi a última das dez pragas que Deus lançou sobre o Egito, destinada a forçar o faraó a permitir que os israelitas deixassem o país e seu cativeiro. Os israelitas foram ordenados por Deus a pegar o sangue de um cordeiro - um sem defeito - e aplicá-lo nas ombreiras de suas casas. Quando o Senhor visse o sangue, Ele “passaria por cima” daquela casa. Isso é um prenúncio do imaculado Cordeiro de Deus, Jesus, cujo sangue cobriria os pecados daqueles que nEle cressem, fazendo com que o julgamento de Deus passasse sobre eles. Desde aquela noite, os judeus celebram a Páscoa em memória da graça de Deus para com eles.

Houve uma explosão de interesse em adaptar a festa da Páscoa ao cristianismo. Várias organizações, como Judeus por Jesus, há muito tempo promovem os serviços cristãos da Páscoa como um meio para os judeus messiânicos reterem sua herança cultural enquanto professam a sua fé cristã. Eles também usaram a Páscoa cristã como um meio de comunicar aos cristãos a herança religiosa judaica que valorizam. Muitos dos rituais associados ao Seder da Páscoa têm aplicação na fé cristã, e uma celebração cristã da Páscoa fornece uma maneira única de trazer a história da salvação para a cerimônia.

Se um cristão deve ou não celebrar a Páscoa seria de acordo com a consciência de cada um. Como todas as festas judaicas do Antigo Testamento, a festa da Páscoa era um prenúncio da obra expiatória de Cristo na cruz. Colossenses 2:16-17 nos diz que não devemos julgar "por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo." Os cristãos não são mais obrigados a observar a festa da Páscoa da mesma forma que os judeus do Antigo Testamento, mas não devem desprezar outro crente que observa ou não a Páscoa ou outros dias e festas judaicas especiais (Romanos 14:5).

Embora não seja obrigatório que os cristãos celebrem a Páscoa, é benéfico estudá-la e pode ser benéfico celebrá-la se ela levar a uma maior compreensão e apreciação pela morte e ressurreição de Cristo. A Páscoa é um quadro maravilhoso da expiação de Cristo por Seu povo e Sua libertação da escravidão do pecado. Isso é algo que devemos celebrar todos os dias de nossas vidas.

English



Voltar à página principal em português

Os cristãos devem celebrar a Páscoa?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries