settings icon
share icon
Pergunta

Deve um cristão possuir armas?

video
Resposta


Devido ao crescente nível de violência em nosso mundo e à exaltação da paz nas Escrituras, há muito debate entre os cristãos sobre se é apropriado que um cristão possua armas. No entanto, uma visão abrangente da Bíblia oferece uma visão sobre as práticas históricas que informam esta questão hoje.


Temos o exemplo dos apóstolos, os quais possuíam armas. Na noite em que Jesus foi traído, Ele pediu a Seus seguidores que trouxessem espadas. Eles tinham duas, o que Jesus alegou ser suficiente (Lucas 22:37-39). Quando Jesus estava sendo preso, Pedro cortou a orelha de um dos servos do sumo sacerdote (João 18:10). Jesus curou o homem instantaneamente (Lucas 22:51) e ordenou a Pedro que guardasse sua arma (João 18:11). A posse de uma espada por parte de Pedro não foi condenada, apenas seu uso particular dela.

Em outra ocasião, os soldados vieram a ser batizados por João Batista. Quando lhe perguntaram o que fazer para viver para Deus, João lhes disse: "A ninguém maltrateis, não deis denúncia falsa e contentai-vos com o vosso soldo" (Lucas 3:14). João não lhes disse para depor suas armas.

E então há Davi, que louvou a Deus "que me adestra as mãos para a batalha e os dedos, para a guerra" (Salmo 144:1). O Antigo Testamento contém muitos outros exemplos de homens piedosos que possuíam e usavam armas, geralmente no contexto da guerra.

A Bíblia nunca proíbe um cristão de possuir uma arma, mas oferece alguns princípios a serem considerados. Primeiro, os cristãos são chamados para serem pacificadores (Mateus 5:9). Um cristão que esteja considerando a compra de uma arma deve considerar, em oração, se isso ajudaria na construção da paz.

Segundo, um cristão deve apenas possuir uma arma para um propósito que honre a Deus (1 Coríntios 10:23). Usar uma arma para caçar, no serviço militar ou policial, ou como autodefesa pode honrar a Deus. Ainda assim, uma pessoa deve refletir sobre seus motivos para possuir uma determinada arma.

Em terceiro lugar, um cristão deve respeitar as leis locais, inclusive na questão do porte de armas. Romanos 13 deixa claro que as autoridades governamentais são de Deus e devem ser obedecidas. Além disso, devemos orar pelos líderes governamentais que supervisionam nossas comunidades e nações (1 Timóteo 2:1-2).

Em última análise, não há nada de pecaminoso em possuir uma arma. Uma arma pode ser útil e até necessária em alguns contextos; ao mesmo tempo, os cristãos devem considerar cuidadosamente seu motivo e propósito em possuir uma arma, e as ordenanças locais devem ser seguidas.

English



Voltar à página principal em português

Deve um cristão possuir armas?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries