settings icon
share icon
Pergunta

Devem os cristãos apoiar a nação de Israel?

video
Resposta


Os cristãos definitivamente devem apoiar a nação de Israel. Devemos lembrar que a nação de Israel é muito especial para Deus. Lemos em Deuteronômio 7:6-8 estas palavras: “Porque vocês são povo santo para o Senhor, seu Deus. O Senhor, seu Deus, os escolheu, para que, de todos os povos que há sobre a terra, vocês fossem o seu povo próprio. O Senhor os amou e os escolheu, não porque vocês eram mais numerosos do que outros povos, pois vocês eram o menor de todos os povos. Mas porque o Senhor os amava e, para cumprir o juramento que tinha feito aos pais de vocês, o Senhor os tirou com mão poderosa e os resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito.”


O propósito eterno de Deus é abençoar o mundo através de Israel. Já o fez em certa medida, pois "a salvação vem dos judeus" (João 4:22), mas a plenitude da bênção futura é indicada na maravilhosa promessa de Isaías 27:6: “Virão dias em que Jacó lançará raízes e Israel florescerá e brotará; e encherão o mundo de frutos.”

A afirmação de que "a salvação vem dos judeus" sugere a nossa imensa dívida para com Israel. Tudo o que vale a pena ter nos veio através dos judeus. A nossa Bíblia é um livro judaico, e o nosso Salvador é um Salvador judeu. Nunca nos esqueçamos de orar pelo povo escolhido de Deus. É verdade que Israel, hoje, se encontra no lugar da rejeição. A nação é uma nação secular e incrédula (quanto às afirmações das Escrituras e de seu Messias, Jesus Cristo); mas "assim também nos dias de hoje sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça" (Romanos 11:5). Alguns judeus estão sendo salvos e se tornando membros do corpo de Cristo pela fé em seu Messias.

Biblicamente falando, os judeus são "o povo escolhido de Deus" e muito amados por Ele. Outra razão para os cristãos apoiarem a nação de Israel é a Aliança Abraâmica. Lemos a promessa de Deus em Gênesis 12:2-3: "Farei de você uma grande nação, e o abençoarei, e engrandecerei o seu nome. Seja uma bênção! Abençoarei aqueles que o abençoarem e amaldiçoarei aquele que o amaldiçoar. Em você serão benditas todas as famílias da terra" (veja também Gênesis 27:29; Números 24:9).

A partir de declarações bíblicas sobre o amor e o cuidado de Deus por Seu povo escolhido, a nação de Israel, e da história das nações que foram destruídas por causa de seus maus-tratos ao povo escolhido de Deus, os judeus, os crentes cristãos devem apoiar o povo escolhido de Deus. Isso não quer dizer que necessariamente apoiemos os métodos que usam em suas relações com as nações árabes. A Bíblia advertiu que o conflito sempre caracterizaria as relações entre os descendentes de Isaque e Ismael. Infelizmente, esse conflito continuará até que Jesus volte para julgar as nações e estabelecer o Seu reino de paz de 1.000 anos na terra. Devemos olhar para o "quadro geral" com uma visão bíblica do mundo. Embora não tenhamos que apoiar tudo o que Israel faça como nação, definitivamente precisamos apoiar o direito de Israel existir. Deus cumprirá Suas promessas e alianças com Israel. Deus ainda tem um plano para Israel. Ai de quem tentar frustrar esse plano; "...e amaldiçoarei aquele que o amaldiçoar" (Gênesis 12:3).

English



Voltar à página principal em português

Devem os cristãos apoiar a nação de Israel?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries