settings icon
share icon
Pergunta

Devem os cristãos celebrar aniversários?

video
Resposta


Não há proibição contra um cristão celebrando aniversários nas Escrituras, nem há algo que indique que sejamos obrigados a celebrá-los. Biblicamente falando, um cristão celebrando um aniversário não é um problema. A Bíblia menciona dois indivíduos celebrando aniversários: o faraó egípcio no tempo de José (Gênesis 40:20) e o rei Herodes no tempo de Jesus (Mateus 14:6; Marcos 6:21). Alguns apontam para essas referências como prova de que celebrar aniversários é errado; já que ambos os homens eram indivíduos descrentes, suas celebrações de aniversário são vistas como uma forma de ritual pagão. No entanto, essa conclusão não é prontamente extraída de nenhuma das passagens. A Bíblia nem sequer sugere que o Faraó ou Herodes estava errado em comemorar seu aniversário. As Escrituras também não desencorajam o cristão de celebrar um aniversário.


Em sua epístola aos romanos, Paulo aborda a questão de qual dia deveria ser o dia de culto, mas talvez pudéssemos também aplicar isso às celebrações cristãs de aniversários: “Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente. Quem distingue entre dia e dia para o Senhor o faz.... ” (Romanos 14:5–6). Se um cristão celebra um aniversário como um dia especial, tudo bem; se um crente não celebra aniversários, tudo bem, também. Que cada um tenha uma “opinião bem definida em sua própria mente”.

De maior importância do que se um cristão celebra os aniversários é como ele ou ela glorifica o Senhor em todas as atividades (1 Coríntios 10:31). Se um cristão promove uma festa de aniversário, a festa deve glorificar o Senhor; um comportamento pecaminoso não deve fazer parte de tal festa. Se um cristão escolhe não celebrar aniversários, ele deve preencher seu tempo com coisas que glorifiquem o Senhor.

Quer um cristão celebre ou não um aniversário, ele deve lutar por uma consciência limpa e amar os seus irmãos e irmãs em Cristo. Aqueles que comemoram aniversários não devem desprezar aqueles que não o fazem, e aqueles que não celebram aniversários não devem desprezar aqueles que o fazem. Assim como outras questões não abordadas especificamente nas Escrituras, temos a liberdade de celebrar ou não os aniversários, de acordo com a preferência pessoal.

English



Voltar à página principal em português

Devem os cristãos celebrar aniversários?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries