settings icon
share icon
Pergunta

Um cristão deve assistir a filmes de terror/filmes assustadores?

Resposta


Os filmes são um meio poderoso e têm um impacto profundo na cultura. No entanto, a triste verdade é que muitos filmes hoje, inclusive os que não são de terror, são completamente antitéticos aos valores cristãos ou, no mínimo, estão em desacordo com o padrão da santidade de Deus. Em relação à maioria dos filmes de terror, o seu valor de "entretenimento" geralmente está em sua capacidade de excitar nosso desejo juvenil de ter medo. As maneiras horríveis pelas quais os cineastas tentam chocar nossas consciências geralmente envolvem muita carnificina e derramamento de sangue. No entanto, o problema é que hoje é preciso cada vez mais para abalar as consciências, ou seja, o nível de depravação está aumentando continuamente para corresponder à nossa crescente dessensibilização à crueldade e ao mal. Considerando tudo isso, os verdadeiros cristãos dificilmente poderiam apreciar a maioria dos filmes de terror de hoje.

Vamos considerar os filmes de terror que mergulham no reino sobrenatural com um foco particular na atividade demoníaca. As Escrituras deixam claro que a nossa luta terrena é “contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes” (Efésios 6:12). Os cristãos estão profundamente cientes da realidade maligna dos demônios e como cada momento da sua existência real é gasto tentando “roubar, matar e destruir” (João 10:10) ou nos separar de nosso Salvador. Como tal, este é um assunto que dificilmente deve ser tratado de ânimo leve; nem deve ser considerado uma forma de “entretenimento”. Se algo ofende a Jesus Cristo, então também deve ofender a Seus filhos em quem o Seu Espírito Santo reside.

À medida que amadurecemos em nossa caminhada cristã, o pecado e o mal devem nos incomodar cada vez mais. Devemos ser faróis de luz em um mundo cada vez mais escuro, esforçando-nos para viver uma vida santa e agradável a Deus (Romanos 12:1; 1 Tessalonicenses 2:12). As Escrituras nos dizem para sermos morais e puros, abominando o que é mau e focalizando nossas mentes em coisas que são nobres e puras, amáveis e admiráveis, excelentes e louváveis (Filipenses 4:8), e que, “portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus” (1 Coríntios 10:31). Esses versículos devem nos guiar diariamente em tudo o que fazemos, incluindo os filmes que escolhemos ver. Como pode ser possível levar “cativo todo pensamento à obediência a Cristo” (2 Coríntios 10:5) quando estamos em um filme de terror carregado de assassinatos e caos e, essencialmente, sendo entretidos pelos próprios pecados pelos quais Jesus Cristo morreu?

Agora, não obstante o acima, deve-se notar que existem alguns cineastas cristãos que realmente produzem filmes de terror, embora não sejam tão sangrentos quanto os mencionados acima. Percebendo que o mal é uma parte muito real de nossa existência na terra, eles acham que não é apenas possível, mas necessário, fazer um filme de terror que descreva com precisão a realidade das forças sombrias do mal com as quais os cristãos lutam constantemente. Certamente, se tal filme pudesse ajudar o público a apreciar a profundidade da nossa luta mundana entre o bem e o mal, então tal filme poderia de fato ser congruente com um paradigma cristão. Melhor ainda, quão benéfico seria se tal filme pudesse apontar para a nossa necessidade de um Salvador?

Ao decidir que filmes assistir, talvez seja sábio acatar as palavras do apóstolo Paulo em sua segunda carta aos coríntios: “Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós?” (2 Coríntios 13:5 - ênfase adicionada). Como cristãos, é claro que sabemos que o Espírito de Cristo reside em nossos corações (Romanos 8:9). Ele está conosco onde quer que vamos. E se, no entanto, em vez de ocupar um lugar em nosso coração, Jesus Cristo caminhasse ao nosso lado para que pudéssemos literalmente vê-lo a cada momento do dia? Que efeito isso teria em nosso comportamento? E se quando formos ao cinema, por exemplo, víssemos Jesus Cristo sentado ao nosso lado – assistindo ao filme ao qual o levamos? Conhecendo o caráter divino de nosso santo e perfeito Salvador, e conhecendo a santidade que coloca na própria vida que Ele morreu para nos dar, a que tipo de filme nos sentiríamos confortáveis em levá-lo?

English



Voltar à página principal em português

Um cristão deve assistir a filmes de terror/filmes assustadores?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries