settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre dançar? Os cristãos devem dançar?

video
Resposta


A Bíblia não dá instruções específicas sobre dançar. Pode ser útil destacar alguns exemplos de danças boas e más e, em seguida, mencionar alguns princípios bíblicos sobre os quais construir padrões para essa área. Êxodo 32:6, 19-25 -- esta é uma parte decepcionante da história de Israel. Enquanto Moisés estava na montanha falando com Deus, os israelitas construíram um ídolo. No processo de adoração desses falsos deuses, os israelitas começaram a dançar. Isso acabou em "divertimento" (v. 6) e em ficar "desenfreado". Neste caso, a dança levou a uma atividade muito pecaminosa. Em Êxodo 15:20, Miriam estava dançando para comemorar a vitória que o poder de Deus tinha trazido ao Mar Vermelho. Em 2 Samuel 6:12-16, Davi "dançou perante o Senhor" para celebrar a Arca da Aliança sendo trazida de volta a Jerusalém.


Cada instância de dança que não é considerada pecaminosa foi feita em adoração ou louvor a Deus. Aqui estão mais alguns princípios a ter em mente ao considerar dançar: Eclesiastes 3:4 - Há um momento apropriado para dançar (e, por implicação, um momento inadequado também). Salmo 149:3; 150:4- Ambas as passagens mencionam que podemos louvar ou adorar a Deus através da dança. 1 Coríntios 6:19-20- Nossos corpos pertencem a Deus e são o templo do Espírito Santo. Então, tudo que fizermos deve ser para honrá-lo.

Dançar para chamar atenção para si mesmo ou ao seu corpo, portanto, seria pecaminoso. Em 1 Coríntios 7:1-3, o escritor diz: "é bom que o homem não toque em mulher". Paulo estava reconhecendo que os homens têm um desejo sexual muito forte que é fácil de instigar. Devido a isso, muitos estilos de dança em pares fora do casamento podem ser muito tentadores, especialmente para o homem. "Foge, outrossim, das paixões da mocidade" (2 Timóteo 2:22). Qualquer dança que desperte desejos pecaminosos em nós mesmos ou nos outros é pecaminoso. Mateus 18:6 - fazer algo que possa causar alguém a tropeçar no pecado é absolutamente indesculpável. Dançar de uma forma que cause alguém a sentir luxúria também cairia sob essa diretriz. 1 Tessalonicenses 5:22 - este é um princípio útil se não tivermos certeza se uma situação de dança é aceitável: "abstende-vos de toda forma de mal." Se talvez tenha a aparência de pecado, então não o faça.

No final, há muita dança que não é apropriada aos crentes que devem buscar glorificar a Deus com suas vidas e com seus corpos. No entanto, a Bíblia reconhece que podemos dançar de um jeito que não seja uma tentação para outras pessoas e para nós mesmos, e que também traga glória a Deus.

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre dançar? Os cristãos devem dançar?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries