settings icon
share icon
Pergunta

Deve um cristão trabalhar como atendente de bar (bartender)?

Resposta


Como cristãos, somos chamados a "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura" (Marcos 16:15). Claramente, os bares geralmente estão cheios de pessoas que precisam ouvir o evangelho. Além disso, muitas pessoas se abrem mais para um bartender do que para algum outro indivíduo aleatório, especialmente quando estão embriagadas. Então, sim, um cristão pode ter algumas oportunidades de ministério enquanto trabalha como atendente de bar. No entanto, trabalhar e construir relacionamentos em um ambiente pecaminoso, cercado por música ímpia, abuso de álcool e tentações sexuais por várias horas por dia é claramente imprudente. “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?” (2 Coríntios 6:14).

Realisticamente, depois de um longo turno servindo bebidas em um bar, o espírito de um cristão seria edificado? Ele/ela partiria com uma fome crescente pela Palavra de Deus? Sua mente estaria cheia de imagens sagradas? Seus pensamentos seriam os de Filipenses 4:8? As Escrituras claramente nos ensinam: "Detestai o mal, apegando-vos ao bem" (Romanos 12:9). Talvez um cristão sinta que gostaria de interagir com incrédulos para compartilhar a mensagem de Jesus Cristo. Entretanto, será que fazer parte desse estilo de vida é o modelo bíblico de evangelismo? Sim, Jesus comeu e bebeu com pecadores (Mateus 11:19); no entanto, com um coração de verdadeira compaixão, o Seu objetivo principal era, e ainda é, salvar os pecadores. Ele nunca Se entregou ao estilo de vida deles; em vez disso, ordenou que saíssem dela e vivessem uma vida piedosa (2 Coríntios 5:17).

Muitos se referem a 1 Coríntios 5:10 ao debater se devemos trabalhar em um ambiente onde o pecado é predominante. No entanto, Paulo não está nos incentivando a entrar em relações comerciais de tempo integral com os “impuros deste mundo, ou aos avarentos, ou roubadores, ou idólatras”. Ele está simplesmente dizendo que não podemos escapar completamente da companhia deles: “pois, neste caso, teríeis de sair do mundo.” Entretanto, não devemos gastar muito tempo com aqueles que se entregam a estilos de vida malignos – como certamente é o caso quando se trabalha em um bar – na esperança de ter um ou dois momentos para compartilhar o evangelho. Realisticamente, não são muitos os donos de bares que tolerariam um barman que passa a maior parte do tempo evangelizando os clientes, pois sabem que isso seria prejudicial para a sua renda. O fato é que as pessoas que vão a bares geralmente não estão em nenhum estado de espírito para ouvir o evangelho.

Como cristãos, devemos obedecer ao mandamento de Deus de “abstende-vos de toda forma de mal” (1 Tessalonicenses 5:22). Portanto, “Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor” (2 Timóteo 2:19).

English



Voltar à página principal em português

Deve um cristão trabalhar como atendente de bar (bartender)?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries