settings icon
share icon
Pergunta

É bíblico convidar Jesus ao seu coração?

Resposta


"Você quer ser salvo? Então peça a Jesus que entre em seu coração." Embora essa declaração não seja antibíblica, ela não é expressamente bíblica. Essa expressão gera uma imagem mental que pode facilmente levar a impressões erradas, especialmente entre crianças, as quais tendem a compreender as coisas literalmente. Além disso, a exortação de "convidar Jesus em seu coração" — se essa é a mensagem toda — deixa de lado algumas coisas importantes, como arrependimento e fé. A Bíblia menciona o fato de que, em certo sentido, Jesus reside em nossos corações: Paulo orou que "pela fé...Cristo habite no coração de vocês" (Efésios 3:17). Mas Paulo está escrevendo para os crentes que já haviam recebido a Cristo. A oração paralela no versículo 16 é que Deus "segundo a riqueza da sua glória, conceda a vocês que sejam fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito, no íntimo de cada um." Não há apelo evangelístico no contexto de Efésios 3. Paulo não está dizendo aos efésios a "convidarem Jesus em seus corações". Ao invés, o apóstolo está simplesmente elevando a consciência deles de que Jesus já está presente através do Espírito Santo.

O versículo do qual o conceito de "convidar Jesus em seu coração" geralmente é retirado é Apocalipse 3:20: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo." Observe, no entanto, que o versículo não menciona o coração. O indivíduo também não pede que Jesus faça nada; antes, Jesus nos pede para fazermos algo. No contexto, Jesus está falando com a igreja de Laodiceia, a qual estava desesperadamente precisando de arrependimento (versículo 19). Os laodiceianos efetivamente excluíram Jesus de sua comunhão, e o Senhor estava procurando restaurar essa comunhão. A passagem não trata de uma pessoa clamando ao Senhor pela salvação.

A ideia de Jesus "entrando em seu coração" não é usada em nenhuma pregação na Bíblia. O evangelho são as boas novas da morte e ressurreição de Jesus para o perdão de nossos pecados (1 Coríntios 15:3-4). As apresentações do evangelho na Bíblia exortam uma resposta adequada a essa mensagem: acreditar (João 3:16; Atos 16:31), receber (João 1:12) ou arrepender-se (Atos 3:19). Devemos mudar de ideia sobre o nosso pecado e sobre quem é Cristo, crer que Jesus morreu e ressuscitou, e receber o dom da vida eterna pela fé. Os apóstolos nunca disseram a alguém que "convidasse Jesus em seu coração".

Frequentemente, a exortação de "convidar Jesus a entrar em seu coração" é usada como uma maneira simples de dizer: "Peça que Jesus entre em sua vida" ou "Permita que o Senhor assuma o controle". Se isso for feito no contexto da apresentação de todo o evangelho, então não haverá danos. Mas antes que uma pessoa seja convidada a "convidar Jesus em seu coração", ela deve entender o pecado e sua penalidade, o pagamento que Cristo fez na cruz e a realidade da ressurreição de Cristo. De fato, referir-se à salvação como Jesus "entrando em seu coração" pode até ajudar uma pessoa a entender que o Espírito de Cristo vem habitar na alma (veja João 14:17). Ainda assim, é sempre melhor usar a terminologia que a Bíblia usa. "Convidar Jesus em seu coração" não comunica completamente o que realmente está ocorrendo na salvação.

Ao compartilhar o evangelho, devemos ter cuidado com o que dizemos e como dizemos. Até a palavra crer pode ser enganosa se for apresentada como mero consentimento intelectual (concordar que certos fatos são verdadeiros) e não como confiança (depender desses fatos verdadeiros). Judas Iscariotes creu em certos fatos sobre Jesus, mas nunca confiou em Jesus para a salvação. A salvação não se trata de acreditar em uma lista de fatos. A salvação não se trata de pedir que Jesus entre em seu coração. A salvação se trata de confiar em Jesus como seu Salvador, recebendo o perdão que Ele oferece pela graça, através da fé. A salvação se trata de tornar-se novo através do sacrifício de Jesus Cristo e do poder do Espírito Santo (Tito 3:5).

English



Voltar à página principal em português

É bíblico convidar Jesus ao seu coração?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries