settings icon
share icon
Pergunta

Contribuímos de alguma forma para nossa própria salvação?

Resposta


Há duas maneiras de analisar essa questão - de um ponto de vista prático e de um ponto de vista bíblico. Primeiro, do ponto de vista prático, vamos supor que uma pessoa contribua de fato com algo para sua salvação. Se isso fosse possível, quem receberia o crédito no céu? Se, de alguma forma, contribuirmos para a nossa própria salvação, o crédito será nosso. E se recebermos o crédito, isso certamente diminuirá o fato de Deus receber o crédito. Se fosse possível contribuir com algo para alcançar o céu, então as pessoas, ao chegarem, estariam dando tapinhas nas costas por causa do que fizeram para obter a cidadania celestial. Essas mesmas pessoas estariam cantando: "Louvado seja eu, contribuí para minha própria salvação". É impensável que as pessoas no céu estejam adorando a si mesmas em vez de adorar a Deus. Deus disse: "Não darei a minha glória a outro" (Isaías 42:8; 42:11).

Do ponto de vista bíblico, a humanidade não contribui em nada para sua salvação. O problema da humanidade é sua pecaminosidade. Os teólogos normalmente se referem a isso como "depravação total". A depravação total é a crença de que a humanidade é pecadora por completo e não pode fazer nada por si mesma para ganhar o favor de Deus. Devido a esse estado pecaminoso, a humanidade não quer ter nada a ver com Deus (veja especialmente Romanos 1:18-32). É seguro dizer que, pelo fato de a humanidade ser totalmente depravada, ela escolhe pecar, ama pecar, defende o pecado e se gloria no pecado.

Devido à situação de pecado do homem, ele precisa da intervenção direta de Deus. Essa intervenção foi proporcionada por Jesus Cristo, o mediador entre a humanidade pecadora e o Deus justo (1 Timóteo 2:5). Como já foi dito, a humanidade não quer ter nada a ver com Deus, mas Deus quer ter tudo a ver conosco. É por isso que Ele enviou Seu filho Jesus Cristo para morrer pelos pecados da humanidade - a perfeita substituição de Deus (1 Timóteo 2:6). Como Jesus morreu, pela fé a humanidade pode ser declarada justificada, declarada justa (Romanos 5:1). Pela fé, a pessoa é redimida, comprada do mercado de escravos do pecado e libertada dele (1 Pedro 1:18-19).

Esses atos que acabamos de mencionar - substituição, justificação, redenção - são apenas alguns que são completamente providos por Deus e completamente desprovidos de qualquer coisa humana. A Bíblia deixa claro que o homem não pode contribuir com nada para sua salvação. Sempre que alguém pensa que pode contribuir, está, em essência, trabalhando para sua salvação, o que é claramente contrário às declarações da Bíblia (veja Efésios 2:8-9). Até mesmo a própria fé é um dom de Deus. A salvação é um dom gratuito de Deus (Romanos 6:23) e, como é um dom, não há nada que você possa fazer para merecê-la. Tudo o que você precisa fazer é aceitar o presente. "Mas a todos que o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes a prerrogativa de se tornarem filhos de Deus" (João 1:12).

English



Voltar à página principal em português

Contribuímos de alguma forma para nossa própria salvação?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries