settings icon
share icon
Pergunta

Existem condições para a oração respondida?

Resposta


Algumas pessoas gostariam de oração sem condições. Entretanto, o fato bíblico é que a oração tem condições. É verdade que Jesus disse: "e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis" (Mateus 21:22). No entanto, mesmo nessa afirmação, temos uma condição para a oração: a fé. Ao examinarmos a Bíblia, também encontramos outras condições para a oração.

Aqui estão dez instruções bíblicas relativas à oração que sugerem condições para a oração:

1) Ore ao Pai Celestial (ver Mateus 6:9). Essa condição para a oração pode parecer óbvia, mas é importante. Não oramos a falsos deuses, a nós mesmos, aos anjos, a Buda ou à Virgem Maria. Oramos ao Deus da Bíblia, que Se revelou em Jesus Cristo e cujo Espírito nos habita. Aproximar-nos dEle como nosso "Pai" sugere que sejamos em primeiro lugar os Seus filhos - feitos assim pela fé em Cristo (veja João 1:12).

2) Ore por coisas boas (veja Mateus 7:11). Nem sempre entendemos ou reconhecemos o que é bom, mas Deus sabe, e está ansioso para dar aos Seus filhos o que é melhor para eles. Paulo orou três vezes para ser curado de uma aflição, e cada vez Deus disse: "Não." Por que um Deus amoroso Se recusaria a curar Paulo? Porque Deus tinha algo melhor para ele, ou seja, uma vida vivida pela graça. Paulo deixou de orar pela cura e começou a se alegrar com a sua fraqueza (2 Coríntios 12:7-10).

3) Ore por coisas necessárias (veja Filipenses 4:19). Colocar uma prioridade no reino de Deus é uma das condições para a oração (Mateus 6:33). A promessa é que Deus cuidará de todas as nossas necessidades, não de todos os nossos desejos. Há uma diferença.

4) Ore por um coração justo (veja Tiago 5:16). A Bíblia fala de ter uma consciência limpa como condição para a oração respondida (Hebreus 10:22). É importante que confessemos nossos pecados ao Senhor. "Se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido" (Salmo 66:18).

5) Ore por um coração agradecido (veja Filipenses 4:6). Parte da oração é uma atitude de ação de graças.

6) Ore de acordo com a vontade de Deus (veja 1 João 5:14). Uma condição importante para a oração é que seja orada dentro da vontade de Deus. Jesus orou assim o tempo todo, mesmo em Getsêmani: "contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua" (Lucas 22:42). Podemos orar bastante, com grande sinceridade e fé, para que XYZ aconteça, mas, se a vontade de Deus for ABC, oramos mal.

7) Ore na autoridade de Jesus Cristo (ver João 16:24). Jesus é a razão pela qual somos capazes de nos aproximar do trono da graça (Hebreus 10:19-22), e Ele é o nosso mediador (1 Timóteo 2:5). Uma condição para a oração é que oremos em Seu nome.

8) Ore persistentemente (ver Lucas 18:1). Na verdade, ore sem cessar (1 Tessalonicenses 5:17). Uma das condições para uma oração eficaz é que não desistamos.

9) Ore sem egoísmo (veja Tiago 4:3). Nossos motivos são importantes.

10) Ore com fé (veja Tiago 1:6). Sem fé, é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6), o qual pode, sozinho, fazer o impossível (Lucas 1:37). Sem fé, por que orar?

A oração de Josué para que o sol se detivesse, por mais audaciosa que tenha sido, cumpriu todas essas condições de oração (Josué 10:12-14). A oração de Elias para que não chovesse - e sua oração posterior para que a chuva caísse - cumpriu todas essas condições (Tiago 5:17-18). A oração de Jesus enquanto estava diante do túmulo de Lázaro cumpriu todas essas condições (João 11:41). Todos oraram a Deus, de acordo com a Sua vontade, pelas coisas boas e necessárias, na fé.

Os exemplos de Josué, Elias e Jesus nos ensinam que, quando nossas orações se alinham com a vontade soberana de Deus, coisas maravilhosas acontecerão. Não há necessidade de temermos as montanhas, pois elas podem se mover (Marcos 11:23). A luta que enfrentamos é fazer com que nossas orações se alinhem com a vontade de Deus, tendo nossos desejos combinados com os dEle. A congruência entre a vontade de Deus e a nossa é o objetivo. Queremos exatamente o que Ele quer; nada mais, nada menos. E não queremos nada que Ele não queira.

A oração efetiva e piedosa tem condições, e Deus nos convida a orar. Quando podemos orar grande? Quando acreditamos que Deus queira algo grande. Quando podemos orar com audácia? Quando acreditamos que Deus queira algo audaz. Quando devemos orar? O tempo todo.

English



Voltar à página principal em português

Existem condições para a oração respondida?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries