settings icon
share icon
Pergunta

Como se arrepender - o que a Bíblia diz?

Resposta


O arrependimento é um tópico importante no Novo Testamento.

A mensagem de João Batista era "Arrependei-vos, porque o reino do céu chegou" (Mateus 3:2, ver também Marcos 1:15 e Lucas 3:3, 8).

Quando Jesus iniciou Seu ministério público, Ele também chamou ao arrependimento. Mateus 4:17 registra: "Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: Arrependei-vos, porque o reino do céu chegou." Jesus diz o seguinte sobre o arrependimento: "Digo-vos que no céu haverá mais alegria por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam de arrependimento" (Lucas 15:7).

Em Marcos 6:12, os discípulos também "foram e pregaram ao povo que se arrependesse." Essa pregação continuou em Atos. Pedro pregou aos judeus: "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que os vossos pecados sejam apagados" (Atos 3:19). Paulo pregou aos gentios: "Deus não levou em conta os tempos da ignorância, mas agora ordena que todos os homens, em todos os lugares, se arrependam" (Atos 17:30). E, mais tarde, ele testificou: "O arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus" (Atos 20:21). E, da mesma forma, "anunciei primeiramente aos que estão em Damasco, e depois em Jerusalém, e por toda a terra da Judeia e também aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras próprias de arrependimento" (Atos 26:20).

Conforme demonstrado nas passagens acima, o arrependimento é uma parte importante de uma resposta inicial ao evangelho, mas também é uma parte importante da vida do cristão. Ao escrever para a igreja de Corinto, Paulo diz: "Agora me alegro, não porque fostes entristecidos, mas porque fostes entristecidos visando ao arrependimento. Pois, fostes entristecidos segundo a vontade de Deus, para que não sofrêsseis dano algum por nossa causa" (2 Coríntios 7:9). Para a igreja em Éfeso, Jesus diz: "Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta às obras que praticavas no princípio. Se não te arrependeres, logo virei contra ti e tirarei o teu candelabro do seu lugar" (Apocalipse 2:5).

Embora o arrependimento seja extremamente importante, não há nenhuma passagem nas Escrituras que explique o que significa arrependimento ou como fazê-lo. Isso provavelmente se deve ao fato de o arrependimento não ser uma palavra inerentemente teológica. Isso provavelmente se deve ao fato de o arrependimento não ser uma palavra inerentemente teológica. Quando as pessoas ouviam a ordem para se arrepender, elas sabiam o que significava porque era uma palavra normal com um significado normal. Essencialmente, arrepender-se significa "mudar de ideia" sobre algo (Thayer's Greek Lexicon, metanoeo). É claro que, quando uma pessoa muda de opinião sobre algo, o resultado é uma mudança de comportamento também. Se um motorista estiver indo para o sul em uma rodovia e de repente perceber que está indo na direção errada, ele sairá na próxima saída e seguirá na direção oposta. Ele se arrependeu - mudou de ideia sobre a direção em que deveria estar dirigindo. Se ele perceber que está indo na direção errada, mas decidir continuar sem fazer nenhuma mudança, ele não se arrependeu de fato. Ele demonstrou, por meio de suas ações, que está bem com a atual direção de viagem. No Novo Testamento, o arrependimento está associado a uma mudança de opinião sobre o pecado.

Dizer "desculpe", estar arrependido ou até mesmo sentir-se arrependido não é o mesmo que arrepender-se. Uma pessoa pode se sentir emocionalmente arrependida por algo sem abordar a questão subjacente. "Pois a tristeza segundo a vontade de Deus produz o arrependimento que conduz à salvação, o qual não traz remorso; mas a tristeza do mundo traz a morte" (2 Coríntios 7:10). Judas sentiu grande remorso pelo que havia feito a Jesus, mas não se arrependeu. Em vez disso, cometeu suicídio (Mateus 27:3-5). Pedro também sentiu grande remorso por ter negado Cristo (Mateus 26:75), mas, no caso dele, isso resultou em arrependimento genuíno e uma mudança de direção, pois mais tarde ele corajosamente proclamou Cristo diante da perseguição (veja Atos 4).

Quando uma pessoa está fazendo algo que escolheu fazer e pode até gostar muito, mas depois, com base em sua exposição à Palavra de Deus, ela se arrepende, isso significa que ela mudou de ideia a respeito. A pessoa arrependida passa a acreditar que o que antes amava é errado e que deve parar de fazê-lo. Ao aceitar o evangelho, o arrependimento é o outro lado da fé. É possível que alguém se convença de que o que está fazendo é errado e então tente "corrigir seus caminhos" - e pode até ter sucesso. Mas se essa pessoa não depositar sua fé em Cristo e na justiça que Ele proporciona, então ela estará simplesmente confiando em sua própria reforma moral. O arrependimento bíblico é o reconhecimento de que somos incapazes de salvar a nós mesmos - é abandonar o pecado e voltar-se para Aquele que pagou por ele e pode perdoá-lo.

Então, como uma pessoa se arrepende? Assim como a fé, o arrependimento é uma resposta à obra de Deus, que convence uma pessoa de que ela está no erro. Em Atos 11:18, os crentes judeus "se tranquilizaram e glorificaram a Deus, dizendo: Então, Deus concedeu também aos gentios o arrependimento para a vida." Segundo Timóteo 2:25 destaca a mesma coisa: "...corrigindo com mansidão os que resistem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade." Esses versículos indicam uma tensão entre a obra de Deus e a responsabilidade humana. Nós instruímos gentilmente os pecadores na esperança de que essa intervenção seja o meio que Deus usa para levá-los ao arrependimento. É a verdade da Palavra de Deus, apresentada com amor e precisão, que Deus usa para levar ao arrependimento.

Se uma pessoa estiver tendo um caso extraconjugal, ela pode "saber" ou "acreditar" que isso é moralmente errado. No entanto, o arrependimento que resulta em uma mudança genuína de mente faria com que o adúltero interrompesse o relacionamento. Se uma pessoa realmente quiser se arrepender, ela precisa não apenas concordar mentalmente que uma coisa é errada, mas também se perguntar: "Se eu realmente acreditar que isso é errado, o que farei de diferente?" E a resposta será fazer essa coisa diferente. Como João Batista disse: ""Produzi frutos próprios de arrependimento" (Lucas 3:8). Ele seguiu a ordem com alguns exemplos específicos em Lucas 3:10-14:

Então as multidões lhe perguntavam: O que devemos fazer? Ele respondia: Quem tem duas túnicas, reparta com o que não tem nenhuma, e quem tem alimento, faça o mesmo. Vieram também alguns publicanospara ser batizados e perguntaram-lhe: Mestre, que devemos fazer? Ele lhes respondeu: Não cobreis mais do que o prescrito. E também alguns soldados perguntaram: E nós, que devemos fazer? Ele lhes disse: De ninguém tomeis nada à força, nem façais denúncia falsa; e contentai-vos com o vosso salário.

O desejo de um incrédulo de saber como se arrepender e confiar em Cristo é uma evidência de que Deus está trabalhando. Se um crente deseja se arrepender do pecado que se infiltrou em sua vida, é porque o Espírito Santo está operando na vida desse crente. Entretanto, é possível que uma pessoa chegue ao ponto de admitir que uma determinada atitude ou comportamento é errado, mas depois se recuse a se submeter à verdade de Deus com relação a uma mudança. Isso não é arrependimento. Arrependimento é concordar com a avaliação de Deus sobre o pecado e depois estar disposto a seguir a orientação de Deus em uma nova direção.

Uma pessoa estará em uma posição melhor para se arrepender se estiver continuamente se alimentando da verdade de Deus por meio da leitura e do estudo da Bíblia, ouvindo pregações e ensinamentos bíblicos, enchendo a mente com a verdade para que ela comece a pensar nos pensamentos de Deus e se associando a cristãos que pensam da mesma forma e que promovem a responsabilidade. Em alguns casos, um cristão pode saber que algo está errado e que deveria mudar, mas não quer. Nesse caso, não há nada de errado em orar: "Pai, sei que devo mudar, mas não estou disposto - por favor, faça com que eu queira".

English



Voltar à página principal em português

Como se arrepender - o que a Bíblia diz?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries