settings icon
share icon
Pergunta

Como é o inferno? Quão quente é o inferno?

Resposta


Não podemos saber exatamente como é o inferno ou quão quente será. No entanto, a Escritura usa linguagem bem descritiva do inferno, e isso nos dá uma ideia de como ele será. Com certeza será um lugar de tormento, que a Bíblia muitas vezes retrata como fogo. Para os propósitos deste artigo, os termos inferno e lago de fogo são usados alternadamente.

Alguns intérpretes consideram as descrições bíblicas do inferno como simbólicas, uma vez que algumas das descrições são difíceis de conciliar umas com as outras. Por exemplo, imaginar o inferno como fogo (Mateus 25:41) e escuridão exterior (Mateus 8:12) parece paradoxal. Claro, o Deus do impossível pode fazer qualquer coisa, inclusive fazer fogo escuro. Assim, as descrições podem ser literais. Mesmo que a linguagem que descreve o inferno seja simbólica, o lugar em si é real — e a realidade sem dúvida será pior do que os símbolos.

As descrições bíblicas do inferno são destinadas a enfatizar o tormento e o sofrimento que serão experimentados por aqueles enviados para lá. O “fogo” pode retratar a ira de Deus experimentada pelos incrédulos no inferno, enquanto as “trevas exteriores” podem retratar a alienação do amor, misericórdia e graça de Deus. Quer a linguagem vívida seja simbólica ou literal, podemos ter certeza de que o inferno é um lugar terrível e aterrorizante. Possivelmente, o aspecto mais aterrorizante do inferno seja a sua duração. O sofrimento é eterno. Não tem fim. Para nós, aqui e agora, o conceito de inferno deve nos levar à cruz de Cristo. É somente pelo arrependimento e fé em Cristo que podemos ser salvos da ira vindoura.

Aqui estão algumas das passagens que descrevem o inferno:

Mateus 25:41: “Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.”

Mateus 8:12: “Ao passo que os filhos do reino serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes.”

2 Tessalonicenses 1:6-9, “...é justo para com Deus que ele dê em paga tribulação aos que vos atribulam e a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder.”

Apocalipse 20:10, 15: “O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos. ... E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.”

Romanos 2:8, “..., mas ira e indignação aos facciosos, que desobedecem à verdade e obedecem à injustiça.”

Mateus 25:30: “E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes.”

O inferno, embora não saibamos exatamente como será, será um lugar de sofrimento e tormento sem fim do qual não haverá escapatória. Portanto, hoje é o dia da salvação. Hoje é o dia para todos se arrependerem e crerem no evangelho. Hoje é o dia de proclamarmos as boas novas de que Cristo veio para salvar os pecadores que confiam nEle para o perdão. Aqueles que olham para Cristo agora serão salvos da ira vindoura (1 Tessalonicenses 1:9-10).

English



Voltar à página principal em português

Como é o inferno? Quão quente é o inferno?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries