settings icon
share icon
Pergunta

Como posso conhecer melhor a Deus?

Resposta


Todo mundo sabe que Deus existe. "Deus deixou claro" que Ele é real, "pois o que se pode conhecer a respeito de Deus é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, isto é, o seu eterno poder e a sua divindade, claramente se reconhecem, desde a criação do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que Deus fez. Por isso, os seres humanos são indesculpáveis" (Romanos 1:19-20). Alguns tentam suprimir o conhecimento de Deus; a maioria tenta adicionar a esse conhecimento. O cristão tem um profundo desejo de conhecer melhor a Deus (Salmo 25:4).

Em João 3, lemos sobre um homem que claramente queria conhecer a Deus melhor e que se tornou mais estudado do que a maioria nas coisas de Deus. Seu nome era Nicodemos, um fariseu e governante dos judeus. Nicodemos sabia que Jesus tinha vindo de Deus e estava realmente curioso para aprender mais sobre Jesus. Jesus explicou pacientemente a Nicodemos como ele deveria nascer de novo (João 3:3-15). Para conhecer melhor a Deus, Nicodemos chegou à pessoa certa: "porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade" (Colossenses 2:9). Jesus é realmente a Palavra de Deus feita carne (João 1:14). Jesus revelou Deus através de Suas palavras e obras. Ele até disse que ninguém vem ao Pai senão por Ele (João 14:6). Se você quer saber quem é Deus, olhe para Jesus.

Então, devemos começar com fé. O primeiro passo para conhecer melhor a Deus é conhecer Jesus Cristo, o qual foi enviado por Deus (João 6:38). Uma vez que nascemos de novo pelo poder do Espírito Santo, podemos realmente começar a aprender sobre Deus, o Seu caráter e a Sua vontade. "… o Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as profundezas de Deus" (1 Coríntios 2:10). Por outro lado, "a pessoa natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura. E ela não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente" (1 Coríntios 2:14). Há uma diferença entre o homem "natural" e o homem "espiritual".

Romanos 10:17 diz: "E, assim, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Cristo". Não se pode enfatizar o suficiente como o estudo da Palavra de Deus, a Bíblia, é fundamental para conhecer melhor a Deus. Precisamos, "como crianças recém-nascidas, desejem o genuíno leite espiritual, para que, por ele, lhes seja dado crescimento para a salvação, se é que vocês já têm a experiência de que o Senhor é bondoso" (1 Pedro 2:2-3 ) A Palavra de Deus deve ser o nosso "deleite" (Salmo 119:16, 24).

Aqueles que estão aprendendo mais sobre Deus também são aqueles que obedecem à ordem de serem cheios do Espírito Santo. Os crentes nascidos de novo sempre têm o Espírito Santo, mas Efésios 5:15-21 nos ensina a andar no Espírito e a nos render à Sua vontade.

A oração também é uma parte importante de conhecer melhor a Deus. Ao orarmos, louvamos a Deus por Seu caráter e pelo que fez. Quando oramos, passamos um tempo com Ele, confiando em Seu poder e permitindo que o Espírito interceda por nós "com gemidos inexprimíveis" (Romanos 8:26).

Considere também que é possível conhecer melhor a Deus através da comunhão com outros crentes. A vida cristã não é para ser vivida sozinha. Aprendemos mais sobre Deus através da pregação da Palavra de Deus e do conselho piedoso daqueles que andam com Ele. Aproveite ao máximo a sua experiência na igreja, envolva-se, faça um estudo bíblico para pequenos grupos, vá testificar o Evangelho com outros crentes. Assim como um tronco em chamas na lareira logo se apaga quando é removido e deixado de lado, assim também perderemos o nosso fervor por Deus se não tivermos comunhão com outros crentes. Por outro lado, coloque o tronco novamente no fogo com os outros troncos, e ele queimará novamente.

Para resumir como conhecer melhor a Deus: 1) Aceite Cristo como o seu Salvador. 2) Leia a Sua Palavra... ela é viva (Hebreus 4:12). 3) Continuamente, seja cheio do Espírito Santo. 4) Procure o Senhor através da oração. 5) Busque comunhão e viva a sua vida com os santos (Hebreus 10:25).

English



Voltar à página principal em português

Como posso conhecer melhor a Deus?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries