settings icon
share icon
Pergunta

O que realmente significa colocar Deus em primeiro lugar?

Resposta


É comum ouvir um cristão dizer: “Estou colocando Deus em primeiro lugar” ou aconselhar outros a “certificarem-se de que Deus tenha o primeiro lugar em sua vida”. Tais expressões são usadas com tanta frequência que correm o risco de se tornarem um clichê cristão. Mas não há nada de banal na ideia de colocar Deus em primeiro lugar; na verdade, é completamente bíblico.

Todo mundo tem prioridades. Organizamos nossos horários, orçamentos e relacionamentos de acordo com a importância percebida. Colocar Deus em primeiro lugar significa que damos a Ele prioridade máxima sobre todo o resto. Ele é a figura principal em nossas vidas e central em tudo o que fazemos e pensamos. Quando escolhemos colocar Deus em primeiro lugar, determinamos que Ele é mais importante do que qualquer outra pessoa, a Sua Palavra é mais valiosa do que qualquer outra mensagem e a Sua vontade é mais importante do que qualquer outro imperativo.

Colocar Deus em primeiro lugar significa que guardamos o maior mandamento: “Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento” (Mateus 22:37). Em outras palavras, estamos totalmente investidos em nosso relacionamento com Deus. Tudo o que temos e tudo o que somos é dedicado a Ele. Não retemos nada.

Colocar Deus em primeiro lugar significa manter nossas vidas livres de idolatria em todas as suas formas: “Filhinhos, cuidado com os ídolos!” (1 João 5:21). Um ídolo é qualquer coisa que substitua o único e verdadeiro Deus em nossos corações. Assim como Gideão demoliu o altar de Baal e derrubou o poste de Aserá (Juízes 6:25-27), devemos arrancar de nossos corações qualquer coisa que diminua nossa devoção ou reverência a Deus. Como Gideão construiu um altar ao Senhor para substituir as imagens idólatras, devemos nos dedicar como “sacrifícios vivos” a Deus e assim colocá-lO em primeiro lugar (Romanos 12:1).

Colocar Deus em primeiro lugar significa que nos esforçamos para seguir os passos de Jesus (1 Pedro 2:21). A vida de Jesus foi caracterizada pela total submissão à vontade do Pai, serviço aos outros e oração. No jardim, diante de uma agonia inimaginável, Jesus orou: “Contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua” (Lucas 22:42). Isso é colocar Deus em primeiro lugar. As palavras, ações e doutrina de Jesus vieram do Pai (João 5:19; 7:16; 12:49). Jesus glorificou o Pai em cada detalhe da Sua vida e realizou tudo o que foi enviado para fazer (João 17:4).

Jesus nos ensinou: “... busquem em primeiro lugar o Reino de Deus” (Mateus 6:33). Ou seja, devemos buscar as coisas de Deus sobre as coisas do mundo. Devemos buscar a salvação que é inerente ao reino de Deus, considerando-a de maior valor do que todas as riquezas do mundo juntas (veja Mateus 13:44–46). A promessa associada ao comando é que, se colocarmos Deus em primeiro lugar, “ele vai te dar tudo de que precisas”.

Durante um período de fome, o profeta Elias visitou uma cidade onde conheceu uma viúva que estava preparando uma refeição final para ela e seu filho. Elias pediu-lhe um pouco de pão e água, e a viúva explicou que tinha recursos para apenas uma refeição e, depois que isso acabasse, enfrentaria fome. Elias insistiu: “Não tenha medo... Mas primeiro faça um pãozinho com o que você tem e traga-o para mim. Depois, prepare o resto para você e para o seu filho” (1 Reis 17:13). Em essência, Elias disse a ela para colocar Deus em primeiro lugar. Pela fé, a viúva obedeceu. Ela colocou Deus em primeiro lugar e alimentou o profeta. E então veio o milagre: “A viúva foi e fez segundo a palavra de Elias. Assim, comeram ele, ela e a sua casa durante muitos dias. A farinha da panela não acabou, e o azeite do jarro não faltou” (versículos 15-16).

Aqueles que colocam Deus em primeiro lugar se destacarão do resto do mundo. Eles obedecerão aos mandamentos de Deus (João 14:15), tomarão sua cruz, seguirão Jesus (Lucas 9:23) e não abandonarão o seu primeiro amor (Apocalipse 2:4). Eles dão a Deus as primícias, não as sobras. A vida cristã é caracterizada pelo serviço abnegado momento a momento a Deus que flui do amor por Ele e Seu povo. Em todas as coisas, o crente confia, obedece e ama a Deus acima de tudo. Colocar Deus em primeiro lugar se torna mais fácil quando levamos a sério as palavras de Romanos 11:36: “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre. Amém!”

English



Voltar à página principal em português

O que realmente significa colocar Deus em primeiro lugar?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries