settings icon
share icon
Pergunta

Eu tenho vivido com um incrédulo por anos. Recentemente, cheguei à fé em Cristo. O que devo fazer?

Resposta


Não há uma resposta fácil para a sua situação. Muito provavelmente, você deve se separar, explicando claramente ao seu parceiro que você foi desobediente a Deus ao viverem juntos antes do casamento, e que continuar a coabitar constitui uma fornicação contínua e voluntária. As Escrituras são claras que a imoralidade sexual é um pecado e que nossos corpos são projetados para glorificar o Senhor: “Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo” (1 Coríntios 6:20). Deus não o salvou para que você continuasse no pecado (Romanos 6:1-4).

Você poderia se casar, evitando as preocupações de imoralidade, mas, se o fizer, você forma um jugo desigual que Deus proíbe (2 Coríntios 6:14). Agora que Cristo entrou em sua vida, o seu amor principal é por Ele (Lucas 14:26). E amar ao Senhor anda de mãos dadas com obedecer ao Senhor (João 14:15).

Os princípios bíblicos apresentados até agora são diretos; no entanto, pode haver outras considerações que complicam a questão. Por exemplo, há filhos envolvidos? Além disso, onde você mora, quais são as leis relativas ao casamento de direito comum? Pode ser que você já seja casado legalmente, dependendo dos detalhes da lei do casamento em sua localidade. Se você trocou votos informais sem a presença de um oficiante, uma possibilidade é solenizar o casamento com o qual você já está comprometido. Se o seu cônjuge incrédulo não deseja ratificar o relacionamento com uma licença oficial, então o princípio de 1 Coríntios 7:15 pode ser aplicado.

Além de orar sobre esse assunto e pesquisar as Escrituras, é imperativo encontrar um conselheiro piedoso – um pastor ou alguém que realmente entenda a Bíblia e que tenha muita experiência de vida – com quem você possa compartilhar todos os detalhes de sua situação. Ao seguir os preceitos das Escrituras, ore por coragem e graça. O caminho a seguir será esclarecido. Acredite que Deus realmente sabe o que é melhor para você. Confie que Ele deseja o melhor para a sua vida.

English



Voltar à página principal em português

Eu tenho vivido com um incrédulo por anos. Recentemente, cheguei à fé em Cristo. O que devo fazer?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries