settings icon
share icon
Pergunta

Deve um cristão ir ao cinema? Assistir a um filme é pecado?

video
Resposta


Para um cristão, a questão não é tanto "assistir a este filme é pecado?" mas "isso é algo que Jesus gostaria que eu fizesse?" A Bíblia nos diz que muitas coisas são permitidas, mas nem todas são benéficas ou construtivas (1 Coríntios 10:23). Também diz que tudo o que dissermos ou fizermos (ou assistirmos) deve ser feito para a glória de Deus (1 Coríntios 10:31). Devemos colocar nossas mentes em coisas que são nobres e puras (Filipenses 4:8). Se – e este é um grande se – pudermos assistir a um filme ou programa de TV que contém conteúdo questionável E ainda estar de acordo com esses mandamentos bíblicos, então é difícil ver algo errado nisso.


O perigo está em (1) como o que estamos assistindo afeta o nosso coração e (2) como isso afeta os outros. Para nós mesmos, se a cena que vemos traz um sentimento de luxúria, raiva ou ódio, então pecamos (Mateus 5:22, 28), e devemos fazer o que pudermos para evitar que isso aconteça novamente. Muitas vezes isso significa não assistir a esse tipo de filme/cena novamente. Além disso, pode ser uma pedra de tropeço para alguém lutando com um hábito ou comportamento que esteja atrapalhando o seu relacionamento com Deus (1 Coríntios 10:25-33; Romanos 14:13). Como membros do corpo de Cristo, devemos ser uma luz para o mundo (Mateus 5:14) e um santo exemplo do que Deus fez em nossas vidas (1 Pedro 2:11-12). Se formos vistos por outras pessoas entrando em um filme classificado como "R" (Restrito), isso pode enviar-lhes a mensagem errada - que gostamos e/ou toleramos o sexo ilícito e a violência. Isso não é propício para ser uma luz em um mundo escuro.

Sendo assim, como podemos saber com certeza se o que estamos assistindo é benéfico? Quando nos tornamos seguidores de Cristo, recebemos o Seu Espírito Santo para viver em nós (Atos 2:38; 2 Timóteo 1:14). Jesus nos diz que este Espírito nos guiará em toda a verdade (João 16:13). Uma maneira pela qual o Espírito de Deus nos guia é pela nossa consciência (Romanos 1:12; 9:1). Se a sua consciência estiver lhe dizendo que o que você está assistindo é errado, então provavelmente é.

English



Voltar à página principal em português

Deve um cristão ir ao cinema? Assistir a um filme é pecado?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries