settings icon
share icon
Pergunta

O que significa que Deus nos chama para a salvação?

Resposta


O versículo mais claro quanto a Deus nos chamando para a salvação é João 6:44, onde Jesus declara que "Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia." A palavra grega traduzida como "trouxer" é helkuo, que significa "arrastar" (literal ou figurativamente). Claramente, esta aproximação é unilateral. Deus nos atrai para a salvação; nós que somos atraídos temos um papel passivo no processo. Não há dúvida de que respondemos ao seu chamado, mas o chamar em si vem totalmente da parte de Deus.

Helkuo é usado em João 21:6 para se referir a uma rede cheia de peixes sendo arrastada para a praia. Em João 18:10, vemos Pedro puxando a espada, e em Atos 16:19, helkuo é usado para descrever Paulo e Silas sendo arrastados para o mercado diante dos governantes. Claramente, a rede não teve nenhuma parte em ser arrastada para a costa, a espada de Pedro não teve parte nenhuma em ser puxada, e Paulo e Silas não arrastaram a si mesmos para o mercado. O mesmo pode ser dito de quando Deus atrai alguns para a salvação. Alguns vêm de boa vontade, e alguns são trazidos involuntariamente, mas todos acabam vindo, embora não tenhamos nenhuma parte nessa aproximação.

Por que Deus precisa nos levar à salvação? Simplificando, se Ele não o fizesse, nunca viríamos. Jesus explica que ninguém pode vir a menos que o Pai o traga (João 6:65). O homem natural não tem nenhuma capacidade de se aproximar de Deus, e nem tem o desejo de vir. Porque o seu coração é duro e a sua mente está escurecida, a pessoa não regenerada não deseja Deus e é, na verdade, um inimigo de Deus (Romanos 5:10). Quando Jesus diz que ninguém pode vir a menos que Deus o traga, Ele está fazendo uma declaração sobre a depravação total do pecador e a universalidade dessa condição. Tão escurecido é o coração do incrédulo que ele nem sequer percebe isso: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" (Jeremias 17:9). Portanto, é apenas pela aproximação misericordiosa e compassiva de Deus que somos salvos. Na conversão do pecador, Deus ilumina a mente (Efésios 1:18), inclina a vontade em direção a Si mesmo, e influencia a alma - sem essa influência, a alma permanece escura e rebelde contra Deus. Tudo isto está envolvido no processo do Senhor nos atrair e nos aproximar dEle.

Há um sentido em que Deus chama todos os homens. Isto é conhecido como a "chamada geral" e distingue-se da "chamada eficaz" dos eleitos de Deus. Passagens como Salmo 19:1-4 e Romanos 1:20 atestam o fato de que o poder eterno de Deus e a sua natureza divina "claramente se reconhecem" e são "percebidos" por meio das coisas que foram criadas, “tais homens são, por isso, indesculpáveis.” Entretanto, os homens ainda negam a Deus, e aqueles que reconhecem a sua existência ainda não chegam ao conhecimento da salvação se o Senhor não os chamá-los. Somente aqueles que foram chamados através da revelação especial - pelo poder do Espírito Santo e a graça de Deus - virão a Cristo.

Há maneiras tangíveis em que aqueles que estão sendo atraídos para a salvação sentem essa aproximação. Em primeiro lugar, o Espírito Santo nos convence do nosso estado pecaminoso e da nossa necessidade de um Salvador (João 16:8). Em segundo lugar, Ele desperta em nós um interesse previamente desconhecido em coisas espirituais e cria um desejo por elas que nunca existiu antes. De repente, os nossos ouvidos estão abertos, os nossos corações estão inclinados ao Senhor e a sua Palavra começa a ter para nós um novo e excitante fascínio. Os nossos espíritos começam a discernir a verdade espiritual que nunca nos fez sentido antes: "Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente" (1 Coríntios 2:14). Finalmente, começamos a ter novos desejos. Ele coloca dentro de nós um coração novo que se inclina em direção a Ele, um coração que deseja conhecê-lo, obedecê-lo e andar na "novidade de vida" (Romanos 6:4) que Ele prometeu.
English



Voltar à página principal em português

O que significa que Deus nos chama para a salvação?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries