settings icon
share icon
Pergunta

Como posso saber se recebi uma chamada para o ministério?

Resposta


No sentido mais básico, todos os cristãos são chamados para o ministério. A Grande Comissão (Mateus 28:18-20) se aplica a todos os crentes. Além disso, todo cristão faz parte do Corpo de Cristo. Cumprir o próprio papel como parte do Corpo - não importa qual seja esse papel - significa ministrar aos outros. No entanto, a maioria das pessoas que fazem essa pergunta está realmente interessada em saber se são chamadas para um cargo vocacional de ministério, como o pastorado. Esta é uma excelente pergunta. Certamente, o cargo pastoral tem demandas únicas.

Ao confirmar qualquer chamado, é importante primeiro examinar seu coração e motivação (Jeremias 17:9). Você realmente sente que este chamado é de Deus ou apenas um desejo pessoal? Ou é uma tentativa de corresponder às expectativas de outra pessoa? Se a motivação for orgulho ou agradar às pessoas, você deve fazer uma pausa. Você está se sentindo “chamado” porque pensa que para ser “mais cristão” é necessário trabalhar em um ministério distintamente “cristão”? Os cristãos são a fragrância de Cristo (2 Coríntios 2:15), não importa onde sirvam. Você pode ser sal e luz e “fazer ministério” fora da igreja ou em um trabalho secular tão bem quanto dentro da igreja ou em uma vocação cristã distinta.

A culpa às vezes pode ser confundida com um chamado ao ministério. Muitos cristãos ouvem que servir a Deus requer sacrifício, o que realmente acontece. Mas isso não significa que todos os cristãos são chamados para um campo missionário estrangeiro ou que o tipo de ministério de que você menos gostaria é o que Deus está querendo que você faça. Sim, viver para Cristo requer sacrifício, mas não miséria. Há alegria em viver nosso chamado. Paulo é um grande exemplo disso. Ele sofreu muito por seu ministério, mas estava sempre contente e alegre em Cristo (veja especialmente a carta de Paulo aos Filipenses).

Depois de ter certeza de que seu coração está devidamente motivado, considere seus dons e forças naturais (e espirituais). Parece que isso se encaixa no ministério vocacional sendo considerado? Sim, Deus Se mostra forte em nossas fraquezas e nos chama para servir com base na Sua força e não na nossa. Mas o Senhor também nos deu dons e talentos para usarmos para Ele. É improvável que Deus chame alguém que não seja manualmente qualificado para ser reparador. Você é talentoso na área em que pensa ser chamado?

Outra consideração importante é sua inclinação natural. Alguém revigorado por fatos contábeis, por exemplo, provavelmente não desfrutará de um cargo pastoral. Pode ser útil fazer testes de dons espirituais e até os testes de personalidade para ajudar a determinar seus dons e inclinações naturais.

Outra área a considerar é a sua experiência. Deus nos prepara antes de nos lançar em nosso chamado. Por exemplo, na Bíblia vemos isso ocorrer com o treinamento de Davi sob Saul antes de assumir o trono ou no tempo de Moisés no Egito e no deserto de Midiã antes de tirar os israelitas do cativeiro. Existem coisas no seu passado que Deus possa usar para contribuir com o seu trabalho na chamada?

Além disso, você deve buscar aconselhamento (veja Provérbios 11:14 e 15:22). Outros muitas vezes podem ver pontos fortes e fracos em nós que não podemos. É útil receber sugestões de amigos piedosos e confiáveis. Também é útil observar as reações dos outros a você. As pessoas parecem segui-lo naturalmente ou você frequentemente tem que forçar sua liderança? As pessoas são naturalmente abertas com você e compartilham suas preocupações? Embora seja importante buscar aconselhamento, também é importante não confiar apenas nisso. Às vezes, nossos amigos e familiares estão errados (veja 1 Samuel 16:7). No entanto, o feedback honesto de quem o ama deve ajudar a confirmar seu chamado.

Cada pessoa tem um chamado único de Deus. O chamado para o ministério vocacional, entretanto, é particularmente público, e os que estão no ministério público são frequentemente ambos muito estimados e muito criticados. Tiago 3:1 diz: “Meus irmãos, não sejais muitos de vós mestres, sabendo que receberemos um juízo mais severo.” Aqueles em posições de liderança ministerial são considerados padrões elevados porque estão guiando outros. Os livros de 1 e 2 Timóteo e Tito listam os requisitos para aqueles em posições de liderança na igreja.

Ao determinar se você é ou não chamado para o ministério vocacional, considere o que isso envolve, seja corajoso e confie em Deus. Se Deus o chamou, Ele irá equipá-lo e preenchê-lo para que você possa se derramar em prol dos outros (veja Mateus 6:33; Hebreus 13:20-21; Efésios 3:20-21; Salmos 37:23; e Isaías 30:21).

Mais uma coisa. É importante seguir em frente. Às vezes, recusamo-nos a nos mover até que tenhamos certeza da chamada. No entanto, é mais fácil redirecionar algo que já está em movimento do que fazer algo se mover. Quando damos um passo de fé - mesmo que nosso passo não esteja na direção certa - Deus é fiel para nos guiar.

English



Voltar à página principal em português

Como posso saber se recebi uma chamada para o ministério?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries