settings icon
share icon
Pergunta

Qual é o significado das brasas na Bíblia?

Resposta


As brasas ardentes são mencionadas várias vezes nas Escrituras, geralmente se referindo às brasas literais de um fogo (João 21:9). No entanto, Provérbios 25:21-22 faz uma referência a brasas que provavelmente não é literal: "Se teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer, e, se tiver sede, dá-lhe de beber; pois, fazendo assim, amontoarás brasas sobre a cabeça dele, e o SENHOR te recompensará." Paulo cita essa passagem novamente em Romanos 12:20, e é provável que nenhuma das passagens esteja falando de brasas literais.

A escolha de Paulo por essa metáfora é explicada pelo contexto de Romanos 12. Ele está abordando a resposta adequada de um cristão quando é tratado injustamente. O versículo 21 explica a ideia de jogar brasas em alguém dizendo: "Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem." Qualquer pessoa pode retribuir o mal com o mal. Mas quando um cristão faz isso, o mundo que o observa não vê nada diferente em nossa vida. Nem mesmo fica claro quem está certo e quem está errado quando respondemos de forma gentil àquele que nos prejudicou. No entanto, quando seguimos a instrução de Jesus de amar nossos inimigos (Mateus 5:43-44) e retribuir o mal com o bem, o contraste é gritante. Nossa reação gentil e amável ao ódio destaca a depravação daquele que nos tratou mal e deixa a pessoa que nos magoou sozinha em seu ódio. Nada fere mais a consciência de uma pessoa odiosa do que um espírito brando e perdoador daquele a quem ela ofendeu (Provérbios 15:1). As "brasas ardentes" que são amontoadas sobre sua cabeça podem ser uma referência à vergonha ardente que ele sentirá quando sua consciência trabalhar sobre ele.

Na Bíblia, as brasas ardentes também simbolizam julgamento (Salmo 140:10) e purificação espiritual (Isaías 6:6; Levítico 16:12). Deus é frequentemente comparado ao fogo (Deuteronômio 4:24; Hebreus 12:9) e é descrito em termos relacionados ao calor, brilho e poder do fogo (Êxodo 24:17; Isaías 34:14; Salmo 18:8). Portanto, outro entendimento de "brasas ardentes" em Provérbios 25:22 é que nossa resposta correta àqueles que nos fazem mal permite que o próprio poder e julgamento de Deus recaiam sobre essa pessoa. Devemos "deixar espaço para a ira de Deus" (Romanos 12:19) e aguardar a vingança que Deus trará em Seu próprio tempo. Quando entregamos a Deus nosso direito de vingança, demonstramos fé em Sua justiça. Deus trará convicção sobre o coração pecador. Responder da mesma forma que Jesus respondeu aos Seus inimigos (Lucas 23:34) permite que as "brasas" da justiça e da retidão de Deus operem na alma dessa pessoa e, com sorte, a levem ao arrependimento (2 Pedro 3:9).

English



Voltar à página principal em português

Qual é o significado das brasas na Bíblia?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries