settings icon
share icon
Pergunta

O batismo é necessário para salvação? O que é regeneração batismal?

Resposta


A crença de que o batismo é necessário para a salvação também é conhecida como "regeneração batismal". Alegamos que o batismo é um importante passo de obediência para um cristão, mas rejeitamos inflexivelmente o batismo como sendo necessário para a salvação. Acreditamos firmemente que todo e qualquer cristão deve ser batizado nas águas por imersão. O batismo ilustra a identificação de um crente com a morte, sepultamento e ressurreição de Cristo. Romanos 6:3-4 declara: “Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.” A ação de ser imerso na água ilustra morrer e ser sepultado com Cristo. A ação de sair da água retrata a ressurreição de Cristo.

Exigir qualquer coisa além da fé em Jesus Cristo para a salvação é uma salvação baseada em obras. Acrescentar algo ao evangelho é dizer que a morte de Jesus na cruz não foi suficiente para comprar nossa salvação. Dizer que o batismo é necessário para a salvação é dizer que devemos acrescentar nossas próprias boas obras e obediência à morte de Cristo para torná-la suficiente para a salvação. Somente a morte de Jesus pagou pelos nossos pecados (Romanos 5:8; 2 Coríntios 5:21). O pagamento de Jesus pelos nossos pecados é apropriado à nossa “conta” somente pela fé (João 3:16; Atos 16:31; Efésios 2:8-9). Portanto, o batismo é um passo importante de obediência após a salvação, mas não pode ser um requisito para a salvação.

Sim, existem alguns versículos que parecem indicar o batismo como um requisito para a salvação. No entanto, uma vez que a Bíblia nos diz tão claramente que a salvação é recebida somente pela fé (João 3:16; Efésios 2:8-9; Tito 3:5), deve haver uma interpretação diferente desses versículos. As Escrituras não contradizem as Escrituras. Nos tempos bíblicos, uma pessoa que se convertia de uma religião para outra era frequentemente batizada para identificar a conversão. O batismo era o meio de tornar pública uma decisão. Aqueles que se recusaram a ser batizados estavam dizendo que não acreditavam verdadeiramente. Assim, na mente dos apóstolos e primeiros discípulos, a ideia de um crente não batizado era desconhecida. Quando uma pessoa afirmava crer em Cristo, mas tinha vergonha de proclamar a sua fé em público, isso indicava que não tinha fé verdadeira.

Se o batismo é necessário para a salvação, por que Paulo teria dito: “Dou graças [a Deus] porque a nenhum de vós batizei, exceto Crispo e Gaio” (1 Coríntios 1:14)? Por que teria dito: “Porque não me enviou Cristo para batizar, mas para pregar o evangelho; não com sabedoria de palavra, para que se não anule a cruz de Cristo” (1 Coríntios 1:17)? É verdade que nesta passagem Paulo está argumentando contra as divisões que atormentavam a igreja de Corinto. No entanto, como Paulo poderia dizer: “Dou graças [a Deus] porque a nenhum de vós batizei...” ou “Porque não me enviou Cristo para batizar...” se o batismo fosse necessário para a salvação? Se o batismo fosse necessário para a salvação, Paulo estaria literalmente dizendo: “Agradeço que você não tenha sido salvo...” e “Porque Cristo não me enviou para salvar...” Essa seria uma declaração incrivelmente ridícula para Paulo fazer. Além disso, quando Paulo dá um esboço detalhado do que considera o evangelho (1 Coríntios 15:1-8), por que deixa de mencionar o batismo? Se o batismo é um requisito para a salvação, como pode faltar uma menção ao batismo em qualquer apresentação do evangelho?

O batismo não é necessário para a salvação. O batismo não salva do pecado, mas da má consciência. Em 1 Pedro 3:21, Pedro ensinou claramente que o batismo não era um ato cerimonial de purificação física, mas o penhor de uma boa consciência para com Deus. O batismo é o símbolo do que já ocorreu no coração e na vida de quem confiou em Cristo como Salvador (Romanos 6:3-5; Gálatas 3:27; Colossenses 2:12). O batismo é um passo importante de obediência que todo cristão deve dar. O batismo não pode ser um requisito para a salvação. Torná-lo assim é um ataque à suficiência da morte e ressurreição de Jesus Cristo.

English



Voltar à página principal em português

O batismo é necessário para salvação? O que é regeneração batismal?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries