settings icon
share icon
Pergunta

Se uma pessoa deseja ser batizada, mas não pode ser imersa na água por estar doente, incapacitada, idosa... etc. - o que deve ser feito?

Resposta


Talvez a melhor maneira de responder a essa pergunta seja começar com o próprio batismo - o que é e o que não é. O batismo cristão, de acordo com a Bíblia, é o testemunho externo do que ocorreu internamente na vida de um crente. É uma imagem da identificação do crente com a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo. Romanos 6:3-4 descreve este ato como o nosso velho “eu” pecador sendo enterrado com Cristo e o nosso recém-criado “eu” sendo ressuscitado para andar com Ele em novidade de vida.

O batismo não é um requisito para a salvação, nem tem qualquer poder para salvar. Em vez disso, é um símbolo da salvação que já ocorreu. Somos batizados para mostrar esse fato aos outros, e é por isso que muitos batismos são acompanhados por um testemunho oral prestado pela pessoa sendo batizada. O testemunho é a parte mais importante do rito, não o rito em si.

Embora a Bíblia deixe claro que a imersão é o modo apropriado de batismo, ela não aborda em nenhum lugar o que fazer em uma situação em que uma pessoa precisa ser batizada, mas não pode ser imersa na água. Alguns propõem o batismo por aspersão ou derramamento. Embora a aspersão e o derramamento não correspondam ao significado do batismo - a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo -, há claramente algumas situações em que a imersão total é impossível. Uma pessoa que não pode ser batizada por imersão deve comparecer a um grupo de crentes e declarar publicamente a fé somente em Jesus Cristo para a salvação, assim como seu compromisso e sua identificação com Ele. Isso realizaria o que significa o batismo.

English



Voltar à página principal em português

Se uma pessoa deseja ser batizada, mas não pode ser imersa na água por estar doente, incapacitada, idosa... etc. - o que deve ser feito?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries