settings icon
share icon
Pergunta

Gálatas 3:27 ensina que o batismo é necessário para a salvação?

Resposta


Os grupos que acreditam na regeneração batismal geralmente recorrem a Gálatas 3:27 como um de seus "textos de prova" para a visão de que o batismo é necessário para a salvação. Ao fazer isso, eles estão ignorando o contexto da passagem, bem como o contexto geral das Escrituras, para tentar forçar sua visão teológica pré-concebida sobre essa passagem.

Para determinar se essa passagem realmente apoia a regeneração batismal, basta ler o contexto imediato para saber que não. O contexto geral de Gálatas está centrado na repreensão de Paulo de que alguns dos gálatas estavam se desviando do único evangelho verdadeiro para outro falso evangelho que não poderia salvá-los (Gálatas 1:6-10). O falso evangelho que eles estavam adotando era aquele que misturava a graça de Deus com as obras da lei, incluindo a circuncisão, como requisito para ser salvo, assim como aqueles que acrescentam o batismo como requisito para a salvação. A mensagem de Paulo em Gálatas é muito, muito clara - não somos justificados "pelas obras da lei, mas pela fé em Cristo" (Gálatas 2:16). Esse contexto de justificação somente pela fé em Cristo é visto nos três primeiros capítulos de Gálatas e é reforçado em Gálatas 3:26: "Pois todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus." Esse versículo, juntamente com todas as outras passagens das Escrituras que tratam da salvação, deixa claro que a salvação é "por meio da fé em Cristo Jesus" e, como, para que o batismo tenha algum significado, ele deve sempre ser precedido pela fé. Podemos saber que é a fé em Cristo que nos salva, não o batismo que segue a fé. Embora o batismo seja importante como uma forma de nos identificar com Cristo, ele só tem significado se vier da fé salvadora, que sempre vem primeiro.

Gálatas 3:27 diz: "Porque todos vós que em Cristo fostes batizados vos revestistes de Cristo." Há alguma razão, a partir do contexto dessa passagem, para supor que isso esteja se referindo ao batismo nas águas? A resposta óbvia é não. Não há nenhuma evidência contextual que permita tirar essa conclusão. Sabemos pelas Escrituras que há mais de um tipo de batismo ensinado no Novo Testamento (Hebreus 6:2), então por que se deve presumir que essa passagem esteja falando do batismo nas águas? A pergunta que precisamos responder com base nas Escrituras é: "Como somos batizados em Cristo?" Ou outra forma de perguntar é: "O que faz de uma pessoa um cristão?" Ou talvez: "Qual é a diferença mais importante entre um cristão e um não cristão?" A resposta a essas perguntas é encontrada em Romanos 8:9: "Vós, porém, não estais sob o domínio da carne, mas do Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. (Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo)."

As Escrituras deixam bem claro que o fator determinante para saber se alguém é ou não cristão é a presença do Espírito Santo. Com essa verdade em mente, vamos dar uma olhada em outra passagem que fala de ser "batizado" em Cristo. "Porque, assim como o corpo é uma só unidade e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, ainda que muitos, formam um só corpo, assim também acontece com relação a Cristo. Pois todos fomos batizados por um só Espírito para ser um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito" (1 Coríntios 12:12-13). O que faz de alguém um cristão? É ser habitado pelo Espírito Santo. Qual é o batismo que nos coloca em Cristo ou nos torna parte do corpo de Cristo? É o batismo "em um só Espírito". Claramente, o batismo de que 1 Coríntios 12:12-13 e Gálatas 3:27 estão falando não é o batismo nas águas. É o batismo do Espírito Santo pelo qual somos "selados com o Espírito Santo da promessa" (Efésios 1:13-14) e passamos a fazer parte do corpo de Cristo ao sermos habitados por Seu Espírito Santo. Jesus prometeu a Seus discípulos, antes de deixá-los, que lhes enviaria "outro ajudador", o Espírito Santo que "habita convosco e estará em vós" (João 14:16-18).

A presença do Espírito Santo é o que nos batiza no corpo de Cristo, como se vê claramente em 1 Coríntios 12:12-13. João Batista profetizou que, embora tenha sido enviado para "batizar com água", Jesus era Aquele que "batizaria com o Espírito Santo" (João 1:33-34). É esse batismo, o ponto em que recebemos a habitação do Espírito Santo, que nos "batiza" no corpo de Cristo. Gálatas 3:27 não está se referindo ao batismo na água de forma alguma. O batismo na água é um símbolo do que é realizado quando somos batizados em um corpo por um Espírito. O batismo do Espírito Santo é o que importa. Quando recebemos a presença permanente do Espírito Santo, conforme prometido por Cristo, é quando nos tornamos parte do corpo de Cristo ou somos "batizados em Cristo". Aqueles que tentam forçar a regeneração batismal em Gálatas 3:27 não têm base bíblica para fazer isso.

English



Voltar à página principal em português

Gálatas 3:27 ensina que o batismo é necessário para a salvação?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries