settings icon
share icon
Pergunta

Atos 22:16 ensina que o batismo é necessário para a salvação?

Resposta


Como acontece com qualquer versículo ou passagem, discernimos o que ele ensina filtrando-o primeiro pelo que sabemos que a Bíblia ensina sobre o assunto em questão. No caso do batismo e da salvação, a Bíblia deixa claro que a salvação é pela graça por meio da fé em Jesus Cristo, e não por obras de qualquer tipo, inclusive o batismo (Efésios 2:8-9). Portanto, qualquer interpretação que chegue à conclusão de que o batismo, ou qualquer outro ato, é necessário para a salvação, é uma interpretação errônea. Para obter mais informações, visite nossa página sobre "A salvação é somente pela fé ou pela fé mais as obras?"

Atos 22:16: "Agora, por que te demoras? Levanta-te, sê batizado e lava os teus pecados, invocando o seu nome." A primeira pergunta que deve ser respondida é "quando Paulo foi salvo?"

1. Paulo diz que não recebeu ou ouviu o Evangelho de Ananias, mas que o ouviu diretamente de Cristo. Gálatas 1:11-12 diz: "Mas, irmãos, quero que saibais que o evangelho por mim anunciado não se baseia nos homens; porque não o recebi de homem algum nem me foi ensinado, mas o recebi por uma revelação de Jesus Cristo." Portanto, Paulo ouviu e creu em Cristo na estrada para Damasco. Paulo já havia crido em Cristo quando Ananias foi orar para que ele recuperasse a visão (Atos 9:17).

2. Deve-se notar também que, no momento em que Ananias orou para que ele recebesse a visão, Paulo também recebeu o Espírito Santo (Atos 9:17) - isso foi antes de ele ser batizado (Atos 9:18). Atos apresenta um período de transição em que o foco de Deus se volta de Israel para a Igreja. Os eventos registrados em Atos nem sempre são normativos. Com relação ao recebimento do Espírito Santo, a norma é que a pessoa receba e seja permanentemente habitada pelo Espírito Santo no momento da salvação.

3. O particípio aoristo grego, epikalesamenos, traduzido como "invocar Seu nome", refere-se à ação que é simultânea ou anterior ao verbo principal, "ser batizado". Aqui, o fato de Paulo invocar o nome de Cristo para a salvação precedeu o seu batismo nas águas. O particípio pode ser traduzido como "tendo invocado o Seu nome", o que faz mais sentido, pois indicaria claramente a ordem dos eventos.

4. Com relação às palavras "sê batizado e lava os teus pecados", como Paulo já estava purificado espiritualmente no momento em que Cristo apareceu a ele, essas palavras devem se referir ao simbolismo do batismo. O batismo é uma figura da obra interna de Deus de lavar o pecado (1 Coríntios 6:11; 1 Pedro 3:21).

5. Também é interessante que, quando Paulo relatou esse evento novamente mais tarde em Atos (Atos 26:12-18), ele não mencionou Ananias ou o que Ananias lhe disse. O versículo 18 novamente confirma a ideia de que Paulo recebeu Cristo como Salvador na estrada para Damasco, uma vez que aqui Cristo está dizendo a Paulo que ele será um mensageiro para Ele no que diz respeito ao perdão dos pecados para os gentios que tiverem fé nEle. Pareceria improvável que Cristo comissionasse Paulo se Paulo ainda não tivesse acreditado nEle.

English



Voltar à página principal em português

Atos 22:16 ensina que o batismo é necessário para a salvação?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries