settings icon
share icon
Pergunta

Qual é o significado de um estrado na Bíblia?

Resposta


Um estrado é uma peça de mobiliário humilde. Raramente é caro ou chamativo e muitas vezes é ignorado. Ele existe apenas como um lugar para descansar os pés, portanto, não é considerado tão valioso quanto um sofá, uma escrivaninha ou uma poltrona. Em Mateus 5:35, Jesus se referiu à Terra como "o estrado dos pés de Deus". Isaías 66:1 registra que o Senhor disse: "O céu é o meu trono, e a terra é o estrado dos meus pés. Que casa edificaríeis para mim? Qual é o lugar do meu descanso?". Deus usou essa metáfora para nos ajudar a compreender como Ele é grande e como somos insignificantes em comparação. Se todo o nosso planeta não passa de um estrado para o nosso Criador, quão pequenos somos nós no grande esquema das coisas?

Nos tempos bíblicos, estar perto de pés ou ter de tocá-los era desonroso. Os pés eram sujos, e limpá-los era tarefa do servo mais humilde. Estar em um lugar próximo aos pés de alguém - em um estrado, por exemplo - era humilhante. É por isso que foi tão surpreendente quando Jesus lavou os pés dos discípulos (João 13:4-5).

Vários lugares nas Escrituras se referem a um estrado como um lugar de humildade. Hebreus 1:13 e 10:13 citam o Salmo 110:1, em que o Pai diz ao Filho: "O SENHOR disse ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés." Ser um estrado para os pés de alguém é estar em um lugar de inferioridade. Equipes esportivas e outras envolvidas em competições ou conflitos usam expressões idiomáticas relacionadas, como "vamos pisar em você" ou "passamos por cima deles". Deus diz que, apesar de tudo o que Cristo sofreu na Terra, Ele O tornaria vitorioso sobre Seus inimigos - Ele os colocaria como estrado de Seus pés. Aqueles que zombaram e cuspiram em Jesus enquanto O crucificavam um dia se curvarão em adoração. Todos os que hoje rejeitam Jesus e trabalham contra Seus propósitos um dia serão humilhados a Seus pés (Filipenses 2:9-11; 1 Coríntios 15:25).

Tiago 2:3 também menciona um estrado. Tiago repreende aqueles que demonstram favoritismo, sentando os ricos nos melhores lugares e dizendo aos pobres para "sentar-te junto ao estrado onde ponho meus pés". Os crentes não devem fazer acepção de pessoas. Os pobres em uma congregação da igreja devem ter o mesmo status que os ricos. Não deve haver uma hierarquia de "melhores assentos" e "estrados". Todos estão em pé de igualdade perante o Senhor.

Na Bíblia, o estrado é um símbolo de baixeza, humildade e falta de importância. Significa que aquele que usa o estrado é muito superior ao próprio estrado. É incrível que, embora Deus chame a Terra de Seu estrado, Ele ainda se humilhou e assumiu a carne humana para se tornar Aquele que vivia nesse estrado. E Ele exige esse tipo de mansidão e humildade em cada um de Seus seguidores (Filipenses 2:5-11).

English



Voltar à página principal em português

Qual é o significado de um estrado na Bíblia?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries