settings icon
share icon
Pergunta

O que significa estar ausente do corpo?

Resposta


A frase “ausente do corpo” é encontrada em 2 Coríntios 5:6-8. Paulo afirma estar confiante em seu destino eterno e anseia pelo dia em que poderá estar “ausente do corpo” e presente com o Senhor que ama e serve. Estar “ausente” do corpo significa simplesmente morrer porque, na morte, o espírito é separado do corpo e se muda para a sua morada eterna – ou o céu com o Senhor ou o inferno, separado de Deus pela eternidade.

Da mesma forma, os cristãos estão sempre confiantes, sabendo que enquanto estamos em casa no corpo estamos ausentes da presença de Deus. O crente anda por fé, não por vista. Estamos confiantes, então, de que ausentes do corpo significa estar presentes com o Senhor. Quando um crente nascido de novo morre, a sua alma vai imediatamente à presença do Senhor. Ali, a alma aguarda conscientemente a ressurreição do corpo. À igreja de Filipos, Paulo escreveu de uma prisão romana:

“... porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. Caso continue vivendo no corpo, terei fruto do meu trabalho. E já não sei o que escolher! Estou pressionado dos dois lados: desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor; contudo, é mais necessário, por causa de vocês, que eu permaneça no corpo” (Filipenses 1:21-24).

O desejo de Paulo na vida era glorificar o Senhor Jesus Cristo. Se vivesse, poderia continuar a trabalhar para o Senhor. Se enfrentasse a execução, ele deixaria esta vida e estaria com Cristo. Ele desejava estar com o seu Salvador, mas se permanecesse na terra, poderia continuar a ministrar a outros.

Há quem acredite no sono da alma, o que significa que quando uma pessoa morre, o seu corpo e alma dormem na sepultura, aguardando a ressurreição. No entanto, se isso fosse verdade, por que Paulo não iria querer viver para ministrar o maior tempo possível, em vez de dormir em um túmulo? E se fosse verdade que o corpo e a alma nunca estão separados, então seria impossível estar ausente do corpo e presente com o Senhor.

Concluímos, então, que os crentes que morrem estão de fato ausentes dos seus corpos físicos e presentes com o Senhor em bem-aventurança consciente aguardando o grande dia da ressurreição!

English



Voltar à página principal em português

O que significa estar ausente do corpo?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries