settings icon
share icon
Pergunta

O apóstolo Paulo era de fato um falso profeta?

Resposta


A teoria de que o apóstolo Paulo era um falso profeta e não um verdadeiro seguidor de Cristo é geralmente apresentada por aqueles que pertencem ao movimento das raízes hebraicas, entre outros. Eles acreditam que os cristãos devem se submeter à Lei do Antigo Testamento, mas Paulo discorda claramente deles, proclamando que os cristãos não estão mais sob a Lei Mosaica (Romanos 10:4; Gálatas 3:23-25; Efésios 2:15), mas sob a Lei de Cristo (Gálatas 6:2), que é "amar o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento. Este é o maior e o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mateus 22:37-39). Em vez de se submeter à Palavra de Deus, o movimento das raízes hebraicas simplesmente rejeita Paulo por completo e afirma que Paulo era um falso apóstolo e que seus escritos não deveriam estar na Bíblia.

Mas a autoridade apostólica de Paulo foi bem documentada nas Escrituras, começando com sua dramática experiência na Estrada de Damasco, que o transformou de um perseguidor dos cristãos que odiava Cristo no principal porta-voz da fé. Sua surpreendente mudança de coração é uma das indicações mais claras de sua unção pelo próprio Senhor Jesus.

Tom Tarrants, que já foi rotulado como "o homem mais perigoso do Mississippi", era um dos principais homens na lista dos mais procurados do FBI. Tarrants era membro da Ku Klux Klan e desprezava afro-americanos e judeus, um povo que ele acreditava ser inimigo de Deus e envolvido em uma conspiração comunista contra os Estados Unidos. Tarrants foi responsável pelo bombardeio de cerca de 30 sinagogas, igrejas e residências. Ele era tão perigoso que o diretor do FBI, J. Edgar Hoover, enviou uma equipe especial de agentes do FBI ao sul dos Estados Unidos para localizar e prender Tarrants. Eles foram bem-sucedidos e levaram Tarrants sob custódia após um violento tiroteio. Tarrants recebeu uma sentença de 30 anos na Penitenciária Estadual do Mississippi.

Enquanto estava na prisão, Tarrants um dia pediu uma Bíblia e começou a lê-la. Ele chegou até Mateus 16 e foi confrontado com as palavras de Jesus: "Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a vida?" Ele não conseguiu escapar do impacto da declaração de Cristo, ajoelhou-se em sua cela e pediu a Deus que o livrasse de sua vida pecaminosa.

A notícia da conversão de Tarrant logo começou a se espalhar por toda a prisão e, por fim, chegou até Hoover, que duvidou muito da história. Como poderia ser validada uma mudança tão verdadeira em uma pessoa tão endurecida e má?

Há cerca de 2.000 anos, outro homem teve um problema quase idêntico. Quando o apóstolo Paulo chegou a Jerusalém após sua conversão ao cristianismo, ele tentou se associar aos discípulos, mas todos tinham medo dele e não acreditavam que ele fosse um verdadeiro convertido (Atos 9:26) por causa de sua perseguição aos cristãos no passado. Hoje, algumas pessoas têm a mesma opinião sobre Paulo. Ocasionalmente, é feita uma acusação de que Paulo era um fariseu que tentou corromper os ensinamentos de Cristo e que seus escritos não deveriam ter lugar na Bíblia. Essa acusação pode ser descartada se examinarmos sua experiência de conversão e sua adesão a Cristo e a Seus ensinamentos.

A perseguição de Paulo ao cristianismo

Paulo aparece pela primeira vez nas Escrituras como testemunha do martírio de Estêvão: "E, empurrando-o [Estevão] para fora da cidade, o apedrejaram. E as testemunhas puseram as suas roupas aos pés de um jovem chamado Saulo" (Atos 7:58). "E Saulo aprovou a sua morte" (Atos 8:1). A palavra "aprovou" indica aprovação ativa, não apenas consentimento passivo. Por que Paulo concordaria com o assassinato de Estêvão?

Paulo, o fariseu, teria reconhecido imediatamente a declaração que Estêvão fez logo antes de sua morte: "Vejo o céu aberto, e o Filho do homem em pé, à direita de Deus" (Atos 7:56). As palavras de Estêvão repetem a afirmação que Cristo fez em Seu julgamento perante o sumo sacerdote (Marcos 14:62). Assim como a afirmação de Jesus fez com que Ele fosse acusado de blasfêmia, essas palavras também provocariam uma resposta assassina de Saulo, o fariseu, contra Estêvão.

Além disso, o termo "Filho do Homem" é repleto de significado. É a última vez que o termo é usado no Novo Testamento e é a única vez nos Evangelhos e em Atos em que ele não é dito por Jesus. Ela mostra que Jesus é o Messias e fala da posição de Cristo no fim dos tempos como o Rei vindouro. Ela também combina duas grandes passagens messiânicas: Daniel 7:13-14 e Salmo 110:1. Daniel 7:13-14 enfatiza o aspecto universal do governo de Jesus; que Ele não é simplesmente um governante judeu, mas também o Salvador do mundo. O Salmo 110:1 apresenta o Messias como estando à direita de Deus. Além de enfatizar o poder e a posição, também mostra aceitação.

Todas essas coisas teriam enfurecido Saulo, o fariseu, que na época não possuía o verdadeiro conhecimento de Cristo. Mas não demoraria muito para que Saulo, o fariseu, se tornasse Paulo, o evangelista de Cristo.

A conversão de Paulo

Nas três versões da conversão de Paulo (Atos 9:1-9, 22:6-11, 26:9-20), há elementos repetidos que parecem ser fundamentais para sua missão e comissionamento. Primeiro, ela marcou sua conversão ao cristianismo; segundo, constituiu seu chamado para ser um profeta; e terceiro, serviu como sua comissão para ser um apóstolo. Esses três pontos podem ser divididos nas seguintes considerações mais íntimas: (1) Paulo foi especificamente escolhido, reservado e preparado pelo Senhor para o trabalho que faria; (2) Paulo foi enviado como testemunha não apenas para os judeus, mas também para os gentios; (3) A missão evangelística de Paulo enfrentaria rejeição e exigiria sofrimento; (4) Paulo traria luz para pessoas que nasceram e atualmente viviam nas trevas; (5) Paulo pregaria que o arrependimento era necessário antes da aceitação de uma pessoa na fé cristã; (6) O testemunho de Paulo seria fundamentado na história espaço-temporal e baseado em sua experiência na Estrada de Damasco - o que ele tinha visto e ouvido pessoalmente em um local real que seria conhecido por todos os que viviam em Damasco.

Antes que o aluno de Gamaliel chegasse a uma avaliação adequada do ministério que lhe foi confiado por Deus e da morte de Jesus, uma revolução teve de ocorrer em sua vida e pensamento. Mais tarde, Paulo diria que foi "alcançado" por Jesus (Filipenses 3:12) na estrada para Damasco, um termo que significa tornar algo próprio ou obter o controle de alguém por meio de perseguição. Em Atos 9, vemos claramente os milagres na conversão de Paulo, cujo objetivo era deixar claro que Deus está no controle e dirigindo todos os eventos, de modo que Paulo assumisse certas tarefas que Deus tinha em mente, algo que o antigo Saulo jamais teria a intenção de fazer.

Embora haja muitas observações que podem ser feitas sobre a conversão de Paulo na Estrada de Damasco, há dois itens principais de interesse. O primeiro é o fato de que a vida de Paulo se tornaria centrada em Cristo depois de sua experiência. Depois de seu encontro com Jesus, a compreensão de Paulo sobre o Messias foi revolucionada, e não demorou muito para que ele proclamasse: "Ele [Jesus] é o Filho de Deus" (Atos 9:20).

Em segundo lugar, observamos que na conversão de Paulo não há antecedentes positivos ou eventos precursores que o levaram de um oponente zeloso a um fervoroso defensor de Cristo. Em um minuto, Paulo era inimigo de Jesus e, no seguinte, tornou-se cativo do Cristo que antes perseguia. Paulo diz: "Pela graça de Deus, sou o que sou" (1 Coríntios 15:10), indicando que ele foi transformado por Deus, tornou-se verdadeiramente espiritual e era alguém que Cristo possuía e agora era ele mesmo um portador de Cristo.

Após a experiência em Damasco, Paulo foi primeiro para a Arábia, mas não se sabe se ele realmente começou seu trabalho missionário lá. O mais provável é que ele tenha desejado sinceramente um tempo de recolhimento silencioso. Depois de uma breve estada em Jerusalém, ele trabalhou como missionário na Síria e na Cilícia (isto é, na maior parte em Antioquia do Oronte e em sua cidade natal, Tarso) e, em seguida, em companhia de Barnabé, em Chipre, na Panfília, na Pisídia e na Licaônia.

O amor de Paulo

Paulo, o antigo agressor frio e legalista, agora se tornara uma pessoa que podia escrever sobre o atributo-chave que testemunhava acima de tudo em 1 Coríntios 13 - o amor por Deus e por aqueles que o cercavam. Aquele que era extremamente instruído em conhecimento chegou ao ponto de dizer que o conhecimento desprovido de amor apenas torna a pessoa arrogante, mas o amor edifica (1 Coríntios 8:1).

O livro de Atos e as cartas de Paulo testemunham a ternura que o apóstolo tinha pelo mundo incrédulo e por aqueles que estavam dentro da Igreja. Quanto a estes últimos, em seu discurso de despedida aos crentes de Éfeso em Atos 20, ele lhes diz que "durante três anos não cessei, dia e noite e com lágrimas, de aconselhar cada um de vós" (Atos 20:31). Ele diz aos crentes da Galácia que eles são seus "filhinhos" (Gálatas 4:19). Ele lembra aos coríntios que sempre que sentem dor, ele também é ferido (2 Coríntios 11:29). Ele fala dos crentes de Filipos como "tendo-os em seu coração" (Filipenses 1:7). Ele diz à igreja de Tessalônica que "abunda" em amor por eles (1 Tessalonicenses 3:12) e demonstrou esse fato vivendo entre eles e ajudando a construir uma comunidade cristã (cf. 1 Tessalonicenses 1-2). Repetidamente, ao longo de seus escritos, Paulo lembra seus leitores crentes de seu cuidado e amor por eles.

A atitude de Paulo em relação aos incrédulos é de cuidado e profunda preocupação também, e talvez o exemplo mais claro disso seja sua articulação na carta aos Romanos da tristeza que ele sentia por seus companheiros israelitas que não haviam chegado à fé em Cristo: "Digo a verdade em Cristo, não minto. Minha consciência dá testemunho comigo, no Espírito Santo, de que tenho grande tristeza e incessante dor no coração. Porque eu mesmo desejaria ser amaldiçoado e excluído de Cristo, por amor de meus irmãos, meus parentes segundo a carne" (Romanos 9:1-3).

Esse tipo de angústia demonstrada por Paulo em relação aos incrédulos também não se restringia à sua própria nacionalidade, mas se estendia também aos não judeus. Apenas como um exemplo, quando entrou em Atenas, o texto de Atos 17:16 deixa claro que Paulo sentiu repulsa e ficou "muito angustiado" com a situação idólatra em que a cidade se encontrava. No entanto, ele se preocupava profundamente com o lugar legítimo de Deus, bem como com as pessoas que estavam envolvidas na falsa adoração, e imediatamente começou a tentar envolver os incrédulos pagãos em um discurso sobre o evangelho que lhe havia sido confiado (Atos 17:17-34). E no centro de sua mensagem estava Jesus.

Paulo sobre Jesus

Alguns tentam argumentar que o quadro que Paulo pinta de Jesus em suas Epístolas não corresponde ao Cristo retratado nos Evangelhos. Essa posição não poderia estar mais longe da verdade. De fato, dois dos Evangelhos (Marcos e Lucas) foram escritos por homens que eram colaboradores próximos de Paulo, se não mesmo alunos dele (veja 2 Timóteo 4:11). É difícil imaginar que esses livros contenham uma teologia diferente da de Paulo. Além disso, nas cartas de Paulo, aprendemos a seguir Jesus:

- Ele tinha ascendência judaica

- Era de descendência davídica

- Nasceu de uma virgem

- Viveu sob a lei

- Tinha irmãos

- Teve 12 discípulos

- Tinha um irmão chamado Tiago

- Viveu na pobreza

- Era humilde e manso

- Foi maltratado pelos romanos

- Ele era uma divindade

- Ensinou sobre o tema do casamento

- Disse para amarmos o próximo

- Falou de Sua segunda vinda

- Instituiu a Ceia do Senhor

- Viveu uma vida sem pecado

- Morreu na cruz

- Os judeus o condenaram à morte

- Ele foi sepultado

- Ele ressuscitou

- Agora está sentado à direita de Deus

Além desses fatos, há o testemunho de Paulo de que ele deixou tudo para seguir a Cristo (o verdadeiro teste de um discípulo, conforme descrito por Jesus em Lucas 14:26-33). Paulo escreve: "Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por amor de Cristo. Sim, de fato também considero todas as coisas como perda, comparadas com a superioridade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, pelo qual perdi todas essas coisas. Eu as considero como esterco, para que possa ganhar Cristo, e ser achado nele, não tendo por minha a justiça que procede da lei, mas sim a que procede da fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé, para conhecer Cristo, e o poder da sua ressurreição, e a participação nos seus sofrimentos, identificando-me com ele na sua morte, para ver se de algum modo consigo chegar à ressurreição dos mortos" (Filipenses 3:7-11).

Os inimigos de Paulo

Os ensinamentos de Paulo e a proclamação de Jesus não eram populares. Se o sucesso de uma missão evangelística fosse medido pela quantidade de oposição, sua missão seria considerada um fracasso catastrófico. Isso estaria de acordo com a declaração de Cristo feita a Ananias: "pois eu lhe mostrarei quanto lhe é necessário sofrer pelo meu nome" (Atos 9:16). Somente o livro de Atos registra mais de 20 episódios diferentes de rejeição e oposição à mensagem de salvação de Paulo. Também devemos levar a sério a ladainha de oposição e rejeição que Paulo expõe em 2 Coríntios 11:23-27. Na verdade, essa hostilidade e rejeição eram de se esperar, considerando seu público. Um libertador crucificado era para os gregos uma contradição absurda em termos, assim como para os judeus um Messias crucificado era uma blasfêmia escandalosa.

Os inimigos de Paulo formavam uma trindade. Primeiro, havia os inimigos espirituais indicados em seus escritos, dos quais ele tinha plena consciência (por exemplo, 1 Tessalonicenses 2:18). Em seguida, havia seu público-alvo inicial já mencionado, tanto judeus quanto gentios, muitos dos quais o maltratariam e o rejeitariam. Por fim, havia aquele que, pode-se argumentar, talvez tenha lhe causado o maior sofrimento: a própria Igreja primitiva.

O fato de Paulo ser visto como estranho e questionável, não apenas por outros judeus, mas também por vários outros cristãos judeus, sem dúvida o magoava. Uma coisa seria a autoridade e a autenticidade de Paulo serem desafiadas fora do Corpo de Cristo, mas dentro dele era um inimigo diferente com o qual ele tinha de lutar. 1 Coríntios 9:1-3 é um exemplo: Paulo insiste com a Igreja que ele foi comissionado por Cristo (outros incluem Romanos 1:5; 1 Coríntios 1:1-2; 2 Coríntios 1:1; Gálatas 1:1). Alguns até acreditam que 2 Coríntios 11:26 sugere que havia um complô para assassinar Paulo; um complô formado por outros cristãos.

Essa oposição combinada - humanidade perdida, adversários espirituais e irmãos desconfiados - certamente deve ter levado o apóstolo a se desesperar às vezes, com evidências em seus escritos de que ele realizou seu trabalho missionário com a perspectiva de martírio diante de seus olhos (Filipenses 2:17), o que acabou se tornando verdade. A tradição afirma que Paulo foi decapitado durante a perseguição de Nero, perto do terceiro marco da Via Ostiana. Constantino construiu uma pequena basílica em homenagem a Paulo no ano 324 d.C., que foi descoberta em 1835 durante as escavações que precederam a construção da basílica atual. Em um dos andares foi encontrada a inscrição PAVLO APOSTOLO MART - "A Paulo, apóstolo e mártir".

Considerações finais sobre Paulo

Então, Paulo era real? As evidências da história e de seus próprios escritos declaram que ele era. A reviravolta de 180 graus de Paulo em relação à sua vida farisaica não é contestada por nenhum estudioso da história, tanto secular quanto cristão. A única pergunta é: o que causou essa reviravolta? O que faria com que um fariseu judeu muito instruído de repente abraçasse o mesmo movimento ao qual ele se opunha violentamente e ficasse tão comprometido com ele a ponto de morrer como mártir?

A resposta está contida nos escritos de Paulo e no livro de Atos. Em Gálatas, Paulo resume sua história da seguinte forma:

"Pois já ouvistes como era o meu procedimento no judaísmo, como eu perseguia violentamente a igreja de Deus, tentando destruí-la. E no judaísmo eu ultrapassava a muitos da minha idade entre meu povo, sendo extremamente zeloso das tradições de meus antepassados. Quando Deus, porém, que desde o ventre de minha mãe me separou e me chamou pela sua graça, se agradou em revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, não consultei ninguém. Também não subi a Jerusalém para encontrar os que já eram apóstolos antes de mim, mas parti para a Arábia e voltei outra vez para Damasco. Depois de três anos, subi a Jerusalém para conhecer Cefas; e passei quinze dias com ele. Mas não vi nenhum dos outros apóstolos, a não ser Tiago, irmão do Senhor. Sobre tudo isso que vos escrevo, declaro diante de Deus que não estou mentindo. Depois, fui para as regiões da Síria e da Cilícia. Eu não era conhecido pessoalmente pelas igrejas de Cristo na Judeia. Apenas tinham ouvido dizer: Aquele que nos perseguia agora prega a fé que antes tentava destruir. E glorificavam a Deus por minha causa" (Gálatas 1:13-24).

A própria vida de Paul atesta a veracidade do que aconteceu com ele. Nesse aspecto, ele era muito parecido com Tom Tarrants. É difícil contestar uma vida que mudou radicalmente. E o que finalmente aconteceu com Tom Tarrants? J. Edgar Hoover não acreditava que Tarrants tivesse realmente se tornado cristão e, por isso, enviou um agente do FBI para a prisão disfarçado de detento, cuja função era fazer amizade com Tarrants e descobrir a verdade. Cerca de uma semana depois, esse agente do FBI tornou-se cristão e relatou a Hoover que Tarrants de fato não era mais o homem que costumava ser.

Várias pessoas pediram que Tarrants fosse libertado e, após oito anos de sua sentença, Tarrants recebeu liberdade condicional e deixou a prisão. Ele foi para o seminário, obteve um doutorado em ministério e serviu como presidente do Instituto C. S. Lewis por 12 anos. Atualmente, ele atua como diretor de ministério do Instituto.

"Pelos seus frutos os conhecereis" (Mateus 7:16) e os frutos do apóstolo Paulo não deixam dúvidas de que ele era realmente muito real.

English



Voltar à página principal em português

O apóstolo Paulo era de fato um falso profeta?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries