settings icon
share icon
Pergunta

Os crentes do Antigo Testamento tinham segurança eterna?

Resposta


A resposta para a pergunta de se os crentes no Senhor do Antigo Testamento tinham segurança eterna é a mesma para se os crentes do Novo Testamento têm segurança eterna. Deus não muda (Números 23:19; Malaquias 3:6) e, portanto, é consistente em relação à Sua oferta de salvação. Se o crente do Novo Testamento está eternamente seguro em sua salvação, o mesmo aconteceu com o crente do Antigo Testamento.

A salvação tem sempre sido um presente de Deus, pela graça através da fé (Gênesis 15:6; Romanos 4:1–8; Efésios 2:8–9). No Antigo Testamento, as pessoas eram responsáveis por exercer fé no que Deus lhes havia revelado e por confiar em Deus para a sua salvação; a sua fé era evidenciada em suas ações. Na era do Novo Testamento, somos responsáveis por exercer fé no que Deus fez por meio de Cristo e confiar nEle para a nossa salvação; a nossa fé é evidenciada em nossas ações.

O dom de Deus é a vida eterna, não a vida temporária (Romanos 6:23). A oferta de salvação por parte de Deus não é que "talvez possamos" ter a vida eterna se nos esforçarmos muito ou se não errarmos demais. A salvação é baseada no que Cristo fez, não no que fizemos ou faremos. Hebreus 11 dá muitos exemplos da fé dos crentes do Antigo Testamento, incluindo aqueles que pecaram muito. Isso confirma que receberão o que Deus prometeu, com base na obra de Cristo (Hebreus 11:39–40).

Romanos 8:38–39 confirma a segurança eterna de todos os crentes com os termos mais fortes: "Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor." Nesta passagem, Paulo se esforça para garantir aos filhos de Deus que absolutamente nada pode destruir o relacionamento deles com o Deus de sua salvação.

Uma grande diferença entre os crentes no Antigo Testamento e os crentes no Novo Testamento está relacionada ao papel do Espírito Santo. No Novo Testamento, o Espírito Santo entra no crente no momento da salvação e habita nele permanentemente (1 Coríntios 12:13; Efésios 1:13–14). Essa habitação é algo que Jesus prometeu que ocorreria após a Sua ascensão ao céu (João 14:17; 16:7; cf. João 7:39). No Antigo Testamento, parece que o Espírito de Deus não habitava permanentemente os crentes; antes, o Espírito vinha sobre eles de tempos em tempos para realizar os propósitos de Deus através deles (Juízes 3:10; 14:19; 1 Samuel 10:10; 16:14; Salmo 51:11).

O fato de o Espírito Santo ir e vir não significa que os crentes do Antigo Testamento perdiam (e recuperavam) a sua salvação. O contexto do Salmo 51 é a oração de arrependimento de Davi após o seu pecado com Bate-Seba. O bebê nascido da união pecaminosa de Davi e Bate-Seba morreu, e Davi disse que um dia partiria para ficar com a criança (2 Samuel 12:16–23). Em outras palavras, Davi acreditava que um dia se juntaria a seu filho falecido no céu. Davi não perdeu a sua salvação apesar de seu pecado.

Os santos do Antigo Testamento, pela fé, aguardavam ansiosamente o Messias que viria para salvar (João 8:56). Eles confiaram que Deus iria salvá-los: "Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação. O nosso Deus é o Deus libertador; com Deus, o Senhor, está o escaparmos da morte" (Salmo 68:19–20). Hoje, olhamos de volta, pela fé, ao Cristo que veio para salvar. Nós também depositamos nossa fé em Deus para nos salvar. Juntos, os santos do Antigo e do Novo Testamento confiam que Deus é fiel às Suas promessas: "Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo. Deus é fidelidade, e nele não há injustiça; é justo e reto" (Deuteronômio 32:4). Por causa de Sua fidelidade, estamos eternamente seguros.

English



Voltar à página principal em português

Os crentes do Antigo Testamento tinham segurança eterna?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries