settings icon
share icon
Pergunta

O que significa andar com Deus?

Resposta


Existem várias pessoas descritas como “andando com Deus” na Bíblia, começando com Enoque em Gênesis 5:24. Noé também é descrito como "homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus" (Gênesis 6:9). Miqueias 6:8 nos dá um vislumbre do desejo de Deus para nós: "Ele já mostrou a você o que é bom; e o que o Senhor pede de você? Que pratique a justiça, ame a misericórdia e ande humildemente com o seu Deus." Andar com Deus não é uma atividade reservada a poucos. Deus deseja que todos os Seus filhos andem com Ele.

O que acontece quando andamos com alguém? Imagine que você e um amigo próximo estão passeando por uma estrada rural. Vocês são bons amigos. Vocês falam, riem, ouvem e compartilham seus corações. Sua atenção está focada nessa pessoa, excluindo quase todo o resto. Você percebe a beleza ao seu redor ou uma distração ocasional, mas apenas para indicá-la ao seu companheiro. Vocês compartilham isso juntos. Vocês estão em harmonia e ambos apreciam a camaradagem pacífica.

Andar com Deus é assim. Quando entramos em um relacionamento íntimo de coração com Deus através da fé em Seu Filho (Hebreus 10:22), Ele Se torna o maior desejo do nosso coração. Conhecê-lO, ouvir a Sua voz, compartilhar nossos corações e buscar agradá-lO tornam-se nosso foco total. Ele Se torna tudo para nós. Encontrar-se com Deus não é uma atividade reservada para o domingo de manhã. Vivemos para ter comunhão com Ele. A. W. Tozer afirma que o objetivo de todo cristão deve ser “viver em um estado de adoração ininterrupta”. Isso só é possível quando andamos com Deus.

Assim como andar com um amigo próximo exige dizer "não" a muitas outras coisas, andar com Deus requer deixar de lado qualquer coisa que possa ser uma distração. Se você estivesse em uma caminhada com um amigo, mas trouxesse um apito e o soasse o tempo todo, a caminhada não seria satisfatória para nenhum dos dois. Muitas pessoas tentam andar com Deus, mas trazem consigo hábitos, pecados, entretenimentos mundanos ou relacionamentos doentios. Eles sabem que essas coisas não são a escolha de Deus para eles, mas fingem que está tudo bem. A relação não é satisfatória para nenhum dos dois. Andar com Deus significa que você e Deus estão de acordo sobre a sua vida. “Será que dois andarão juntos, se não estiverem de acordo?” (Amós 3:3). Andar com Deus significa que você alinhou sua vontade com a dEle e busca todos os dias se considerar “crucificado com Cristo” (Gálatas 2:20). Você não precisa ser perfeito, como nenhum de nós é (Romanos 3:10). Mas o desejo do seu coração é agradar a Deus, e você está disposto a deixar o Seu Espírito conformá-lo à imagem do Seu Filho (Romanos 8:29).

Quando a Bíblia fala de “andar”, muitas vezes se refere a um estilo de vida. Também podemos andar nos caminhos do mundo (2 Reis 8:27; Efésios 2:2; Colossenses 3:7). No Novo Testamento, andar com Deus é muitas vezes chamado de "andar no Espírito" (Gálatas 5:16; Romanos 8:4). Andar com Deus significa que escolhemos glorificá-lO de todas as maneiras que pudermos, independentemente do custo pessoal. E há um custo. Andar com Deus também significa que não podemos andar com pessoas más como companheiros (Salmo 1:1-3). Escolhemos o caminho estreito ao invés do caminho largo para a destruição (Mateus 7:13-14). Não vivemos para agradar a nossa carne pecaminosa (Romanos 13:14). Procuramos eliminar de nossas vidas tudo o que não engrandece a nossa caminhada com Ele (Hebreus 12:2). Aplicamos 1 Coríntios 10:31 literalmente: "Portanto, se vocês comem, ou bebem ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus." Os caminhos de Deus são refletidos em nossos pensamentos, nossas ações, nossas motivações e nossas escolhas de vida porque passamos muito tempo com Ele.

Não é difícil identificar pessoas que andam com Deus. Suas vidas são um forte contraste com o mundo ao seu redor, como estrelas no céu noturno (Filipenses 2:15). Eles produzem o fruto do Espírito (Gálatas 5:22-23) em vez do fruto do desejo carnal (Gálatas 5:19-21). Em Atos 4:13 Pedro e João foram presos por pregar e levados perante as autoridades. "Ao verem a ousadia de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, ficaram admirados; e reconheceram que eles haviam estado com Jesus." Quando caminhamos com Deus todos os dias, o mundo não pode deixar de reconhecer que, apesar de nossas imperfeições e falta de conhecimento em algumas áreas, estivemos com Jesus.

English



Voltar à página principal em português

O que significa andar com Deus?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries