settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre o amor rígido?

Resposta


O “amor rígido” ou “amor duro” é uma expressão geralmente considerada uma medida disciplinar onde alguém é tratado com bastante severidade com a intenção de ajudá-lo a longo prazo. O amor rígido pode ser a recusa em dar assistência a um amigo pedindo ajuda quando fazê-lo simplesmente permitiria que ele continuasse por um caminho perigoso. No entanto, com o amor rígido no sentido bíblico, a mão de correção é sempre controlada por um coração amoroso. Como disse o sábio rei Salomão: “O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina” (Provérbios 13:24). A Bíblia tem muito a dizer sobre o amor rígido, particularmente em Provérbios e Hebreus.

Para entender completamente a importância de por que o amor duro às vezes é necessário, primeiro precisamos entender a magnitude da luta espiritual que é uma parte significativa da vida cristã. Satanás e seu exército de demônios farão todos os esforços para nos tirar do caminho da nossa jornada espiritual, continuamente tentando os cristãos a ceder à sua natureza pecaminosa (1 Pedro 5:8). Como Cristo nos disse: “Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição)” e muitos estarão nele (Mateus 7:13). Uma forte dose de amor rígido pode ser o recurso mais apropriado para ajudar alguém a sair do caminho da destruição, especialmente se já estiver nele por um tempo.

Infelizmente, no entanto, muitas pessoas, os pais em particular, muitas vezes se equivocam quando se trata de demonstrar um amor rígido. É certo que medidas disciplinares firmes podem ser tão desagradáveis para os pais quanto para a criança; por isso é preciso sabedoria e coragem. No entanto, quando continuamente protegemos os entes queridos das consequências de seus erros, muitas vezes os privamos da oportunidade de crescimento e maturidade que poderiam erradicar completamente seu comportamento problemático. Além disso, eliminamos qualquer incentivo que alguém possa ter para mudar quando hesitamos em salvá-los de si mesmos. Como o escritor de Hebreus nos informa apropriadamente: “Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça” (Hebreus 12:11).

Em Hebreus vemos a quem Deus disciplina: “Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe” (Hebreus 12:5-6, ênfase adicionada). Devemos suportar o castigo divino, pois Deus está nos tratando como filhos (versículo 7). Se não somos disciplinados, então não somos Seus “verdadeiros filhos” (versículo 8). Além disso, aquele que recebe a disciplina precisa ver o pecado que causou a correção da maneira como Deus vê o pecado. Nosso santo Deus Se ofende com o pecado e não pode tolerá-lo (Habacuque 1:13).

O amor duro é muitas vezes necessário porque, como humanos caídos, temos a tendência de não responder a toques suaves no ombro. Nosso Pai celestial fará o que for necessário para conformar Seus filhos à semelhança de Cristo, pois Ele nos predestinou para esta mesma razão (Romanos 8:28-30). Na verdade, é disso que se trata a Sua disciplina. E quanto melhor entendermos a Sua Palavra, mais fácil será para aceitarmos isso. Deus administrará qualquer quantidade de amor duro que seja necessária para que o nosso comportamento se alinhe com a nossa identidade em Cristo. Da mesma forma, este deve ser o motivo de um pai ao corrigir o comportamento de uma criança rebelde.

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre o amor rígido?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries