settings icon
share icon
Pergunta

O que é o amilenismo?

Resposta


Como ministério, GotQuestions.org rejeita o amilenismo. Acreditamos verdadeira e plenamente no pré-milenismo, que Cristo retornará para estabelecer o Seu reino, sobre o qual Ele reinará por 1.000 anos. No entanto, acreditamos que o amilenismo é uma visão válida que um cristão possa ter. O amilenismo não é de forma alguma uma heresia e os amilenistas não devem ser descartados como não sendo irmãos e irmãs em Cristo. Achamos apropriado publicar um artigo que apresentasse positivamente o amilenismo, pois é sempre bom ter nossos pontos de vista questionados, motivando-nos a pesquisar mais as Escrituras para garantir que nossas crenças sejam biblicamente sólidas.

O amilenismo é uma das quatro visões do fim dos tempos sobre o reinado de 1.000 anos de Cristo. Cada uma das quatro visões difere quanto ao tempo, ou momento, do reinado de 1.000 anos mencionado em Apocalipse 20.

Um amilenista vê os 1.000 anos como espirituais e não literais, em oposição a uma interpretação física da história. Embora o prefixo a- normalmente signifique a negação de uma palavra, a posição amilenista vê o milênio como "ocorrido", ou melhor, como o "milênio agora". Em suma, o amilenismo vê a primeira vinda de Cristo como a inauguração do reino e o Seu retorno como a consumação do reino. A menção de 1.000 anos feita por João refere-se, portanto, a todas as coisas que aconteceriam na era da igreja.

A visão amilenista vê o livro de Apocalipse como tendo várias abordagens de "ângulo de câmera". Por exemplo, o capítulo 19 termina com Cristo voltando para destruir os Seus inimigos, então o capítulo 20 é difícil de entender no sentido de que os inimigos se levantam para atacá-lo novamente (que inimigos são esses, se já foram destruídos?). Agora, se olharmos para o capítulo 20 como um "ângulo" diferente para o fim dos tempos, então o reinado de 1.000 anos não é necessariamente uma história física/terrena, mas simbólica. Fala do reino espiritual. João está dando um "replay" do que viu.

Muitas vezes as Escrituras usam o número 1.000 como um termo genérico para significar "imensidão", "abundância" ou "multidão" (por exemplo, Salmo 84:10; Jó 9:3; 1 Crônicas 16:15). Com o repetido uso simbólico de 1.000, é difícil ver o seu uso em Apocalipse como literal, especialmente em um livro tão fortemente simbólico quanto o Apocalipse.

Existem muitos argumentos contra a posição amilenista, porém eles são facilmente refutados com uma exegese básica das Escrituras. Uma hermenêutica adequada (o estudo dos princípios de interpretação) prova que a posição amilenista é legítima. A maioria das passagens da Escritura que são usadas para tentar refutar a posição na verdade a tornam mais viável, com base nas palavras do próprio Senhor: "Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir" (Mateus 5:17). À luz das palavras de nosso Salvador, passagens proféticas como Daniel 7 e Jeremias 23 devem ser entendidas como cumpridas em Cristo Jesus e em Sua primeira vinda, especialmente porque todos os profetas falam primeiro da vinda do Messias.

Jesus cumpriu todas as profecias sobre Ele, incluindo, entre outras, a profecia de que os pés de Cristo tocariam o Monte das Oliveiras antes do estabelecimento de Seu reino (Zacarias 14). Isso foi claramente cumprido em Mateus 24, quando Jesus foi ao Monte das Oliveiras para ensinar o que é conhecido como Sermão das Oliveiras.

No amilenismo, os "1.000 anos" estão acontecendo agora. A obra de Cristo neste mundo — Sua vida, morte, ressurreição e ascensão — impediu muito as obras de Satanás para que a mensagem do evangelho pudesse sair de Israel e alcançar os confins da terra, assim como aconteceu. Os 1.000 anos mencionados em Apocalipse 20, nos quais Satanás está "amarrado", são figurativos e se cumpriram em sentido espiritual. Satanás está "preso" no sentido de que não pode realizar todos os seus planos. Ele ainda pode fazer o mal, mas não pode enganar as nações até a batalha final. Quando os "1.000 anos" terminarem, Satanás será liberado para praticar o seu engano por um curto período de tempo antes do retorno de Cristo.

Quando estudamos o Sermão das Oliveiras, junto com os relatos do "Dia do Senhor" em 2 Pedro 3 e 1 Tessalonicenses 4, vemos que a volta de nosso Senhor vem de forma rápida, visível e com o som de uma trombeta. Em outras palavras, todos os vivos naquela época experimentarão o retorno de nosso Senhor, e então virá o fim. Não há menção de um reinado terreno literal de 1.000 anos nesses textos. Em vez disso, o retorno de Cristo é ouvido, visto e realizado. De fato, o apóstolo Pedro diz que, no Dia do Senhor, os céus e a terra serão queimados e novos céus e uma nova terra serão criados. Isso não permite que um suposto reino físico e terrestre dure literalmente 1.000 anos.

A visão amilenista, juntamente com o pré-milenismo, é uma das mais antigas da história da igreja, tendo perdurado desde o primeiro século. No quinto século, Agostinho adotou a visão amilenista como a sua interpretação da escatologia. Além disso, o amilenismo era o principal ponto de vista da maioria dos reformadores do século XVI.

English



Voltar à página principal em português

O que é o amilenismo?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries