settings icon
share icon
Pergunta

O que significa amar uns aos outros?

Resposta


Em João 13:34, Jesus ensinou: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.” Então acrescentou: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros” (versículo 35). Como podemos fazer isso? O que significa amar uns aos outros?

Os “uns aos outros” nesses versículos é uma referência aos companheiros crentes. Uma marca distintiva de ser um seguidor de Cristo é um amor profundo e sincero pelos irmãos e irmãs em Cristo. O apóstolo João nos lembra desse fato em outro lugar: “Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão” (1 João 4:21).

Ao dar esse mandamento, Jesus fez algo que o mundo nunca viu antes - criou um grupo identificado por uma coisa: o amor. Existem muitos grupos no mundo, e eles se identificam de várias maneiras: pela cor da pele, pelo uniforme, pelo interesse compartilhado, pela escola que frequentaram, etc. Um grupo tem tatuagens e piercings; outro grupo se abstém de carne; outro grupo ainda usa chapéus religiosos - as formas pelas quais as pessoas se categorizam são infinitas. No entanto, a igreja é única. Pela primeira e única vez na história, Jesus criou um grupo cujo fator identificador é o amor. A cor da pele não importa. A língua nativa não importa. Não há regras sobre dieta, uniformes ou chapéus. Os seguidores de Cristo são identificados pelo seu amor um pelo outro.

A igreja primitiva demonstrou o tipo de amor de que Jesus estava falando. Havia pessoas em Jerusalém de todo o mundo conhecido (Atos 2:9-11). Os que eram salvos se reuniram e imediatamente começaram a cuidar das necessidades uns dos outros: “Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade”(Atos 2:44–45). Isso era o amor em ação, e você pode ter certeza de que esse amor impressionou as pessoas daquela cidade.

As declarações de Jesus em João 13:34–35 levam a outras perguntas que podem ser boas para responder. Primeiro, como Jesus ama? Ele ama incondicionalmente (Romanos 5:8), sacrificialmente (2 Coríntios 5:21), com perdão (Efésios 4:32) e eternamente (Romanos 8:38-39). Ao mesmo tempo, o amor de Jesus é santo - caracterizado pela pureza moral transcendente - porque Ele é santo (Hebreus 7:26). O ponto culminante do incrível amor de Cristo por nós é Sua morte na cruz, sepultamento e ressurreição corporal (1 João 4:9–10). Os crentes devem amar uns aos outros assim.

Segundo, como então o crente em Cristo pode amar como Cristo amou? O crente em Cristo tem o Espírito Santo vivendo dentro dele (1 Coríntios 6:19-20). Quando obedecemos ao Espírito, através da Palavra de Deus, o crente pode amar como Cristo ama. Ele mostra aquele amor incondicional, sacrificial e perdoador aos irmãos, mas não para por aí. Ele também mostra o amor de Cristo a amigos, parentes, colegas de trabalho, etc. (Efésios 5:18–6:4; Gálatas 5:16, 22–23). Até os inimigos são recebedores do amor de Cristo (ver Mateus 5:43–48).

O amor de Cristo exibido através do crente é diferente do "amor" gerado pela carne, que pode ser egoísta, interesseiro, implacável e insincero. 1 Coríntios 13:4–8 dá uma descrição maravilhosa de como será o amor de Cristo em e através do crente que anda no Espírito.

As pessoas não amam naturalmente com um amor do tipo 1 Coríntios 13. Para amar assim, deve haver uma mudança de coração. Uma pessoa deve perceber que é um pecador diante de Deus e entender que Cristo morreu na cruz e ressuscitou para lhe dar perdão; então ele deve tomar a decisão de aceitar a Cristo como o seu Salvador pessoal. Nesse ponto, ele é perdoado por Cristo e recebe o dom da vida eterna de Deus - na verdade, torna-se um participante da natureza divina (2 Pedro 1:4). Em Cristo, ele sabe que é genuinamente amado por Deus. A nova vida que o crente recebe inclui uma nova capacidade de amar como Cristo ama, pois o crente agora tem dentro de si o amor incondicional, sacrificial, perdoador, eterno e santo de Deus (Romanos 5:5).

Amar uns aos outros é amar os irmãos como Cristo nos ama. Aqueles que amam como Cristo no poder do Espírito Santo evidenciam que são discípulos, ou aprendizes, de Jesus Cristo.

English



Voltar à página principal em português

O que significa amar uns aos outros?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries