v O que é a alma humana? | GotQuestions.org/Portugues
settings icon
share icon
Pergunta

O que é a alma humana?

Resposta


A Bíblia não é muito clara quanto à natureza da alma humana. Entretanto, com um estudo da forma em que a palavra alma é usada nas Escrituras, podemos chegar a algumas conclusões. Simplificando, a alma humana é a parte de uma pessoa que não é física (imaterial). É a parte de cada ser humano que dura eternamente após o corpo passar pela morte. Gênesis 35:18 descreve a morte de Raquel, esposa de Jacó, dizendo que ela nomeou o seu filho "ao sair-lhe a alma." Com base nisso, sabemos que a alma é diferente do corpo e que continua a viver após a morte física.

A alma humana é central para a personalidade de um ser humano. Como C. S. Lewis disse: "Você não tem uma alma. Você é uma alma. Você tem um corpo." Por outras palavras, a personalidade não é baseada em ter um corpo. A alma é o que é necessário. Repetidamente na Bíblia, as pessoas são chamadas de "almas" (Êxodo 31:14, Provérbios 11:30), especialmente em contextos que se concentram no valor da vida humana e da personalidade ou no conceito de um "ser inteiro" (Salmo 16:9-10, Ezequiel 18:4, Atos 2:41, Apocalipse 18:13).

A alma humana é distinta do coração (Deuteronômio 26:16; 30:6), do espírito (1 Tessalonicenses 5:23; Hebreus 4:12) e da mente (Mateus 22:37, Marcos 12:30; Lucas 10:27). A alma humana é criada por Deus (Jeremias 38:16). Ela pode ser forte ou instável (2 Pedro 2:14); pode ser perdida ou salva (Tiago 1:21, Ezequiel 18:4). Sabemos que a alma humana precisa de expiação (Levítico 17:11) e é a parte de nós que é purificada e protegida pela verdade e obra do Espírito Santo (1 Pedro 1:22). Jesus é o grande Pastor de almas (1 Pedro 2:25).

Mateus 11:29 nos diz que podemos nos voltar a Jesus Cristo para encontrar descanso para as nossas almas. Salmo 16:9-10 é um salmo messiânico que nos permite ver que Jesus também tinha uma alma. Davi escreveu: "Porquanto está alegre o meu coração e se regozija a minha alma; também a minha carne habitará em segurança. Pois não deixarás a minha alma no Seol, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção." Isso não pode estar falando de Davi (como Paulo aponta em Atos 13: 35-37) porque o corpo de Davi conheceu a corrupção e decadência ao morrer. No entanto, o corpo de Jesus Cristo nunca viu a corrupção (Ele ressuscitou) e a Sua alma não foi abandonada a Seol. Jesus, como o Filho do Homem, tem uma alma.

Muitas vezes há dificuldade de distinguir o espírito humano e a alma humana. Em alguns lugares, a Escritura parece usar os termos como sinônimos, mas pode haver uma diferença sutil. Caso contrário, como poderia a Palavra de Deus penetrar "até a divisão de alma e espírito" (Hebreus 4:12)? Quando a Bíblia fala do espírito do homem, está geralmente falando de uma força interior que anima uma pessoa em uma direção ou outra. É repetidamente mostrado como uma força movedora e dinâmica (por exemplo, Números 14:24).

Tem sido dito que só há duas coisas que duram: a Palavra de Deus (Marcos 13:31) e as almas dos homens. Isto porque, como a Palavra de Deus, a alma é uma coisa imperecível. Esse pensamento deve ser tanto assustador quanto digno de admiração. Cada pessoa que você encontra é uma alma eterna. Todo ser humano que já viveu tinha uma alma, e todas essas almas ainda existem em algum lugar. A pergunta é: onde? As almas que rejeitam o amor de Deus são condenadas a pagar por seu próprio pecado, eternamente, no inferno (Romanos 6:23). Por outro lado, as almas que aceitam a sua própria pecaminosidade e o dom gratuito do perdão de Deus vão viver para sempre ao lado de águas tranquilas com o seu Pastor, sem precisar de mais nada (Salmo 23:2).

English



Voltar à página principal em português

O que é a alma humana?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries