settings icon
share icon
Pergunta

Um cristão pode considerar uma carreira de ator/entretenimento?

Resposta


Esta é uma pergunta difícil de responder porque o campo do entretenimento inclui muitos aspectos. Há uma grande diferença entre um teatro que apresenta apenas clássicos como as peças de Shakespeare e programas de TV que glorificam o sexo e a violência. Ambos são considerados parte do campo do entretenimento e ambos envolvem atores e atrizes, mas o impacto sobre os intérpretes e o público é bem diferente. Os cristãos que consideram uma carreira de atuação ou entretenimento devem considerar a influência que seus papéis terão sobre si mesmos espiritualmente, o estilo de vida em que entrarão e a influência que suas atuações terão sobre os outros.

Para o ator/atriz/intérprete cristão, o envolvimento em um filme que glorifica o pecado ou a obra do diabo claramente não é uma opção. Como os atores lutam para encontrar papéis, eles geralmente aceitam as oportunidades que aparecem, especialmente quando estão começando. Para atores/atrizes incrédulos, a decisão de participar envolve principalmente o efeito que isso teria em suas carreiras e papéis futuros e o dinheiro envolvido. No entanto, para o cristão, há também o problema de saber se o papel glorifica a Deus ou pelo menos não está realmente glorificando a rebelião contra Ele com violência, sexo ou outros males. É verdade que se ganha muito dinheiro com os papéis ímpios porque vivemos em um mundo onde o diabo tem uma enorme influência sobre esses assuntos, mas o ator cristão não deve participar de papéis que promovam a agenda de Satanás. O princípio primordial envolvido é encontrado em 1 Coríntios 10:31: "Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus."

Além disso, a questão do estilo de vida dos artistas em geral deve ser considerada pelo cristão. Há uma enorme quantidade de drogas, álcool e comportamento imoral na indústria do entretenimento. Jovens ansiosos para começar na indústria são frequentemente usados e abusados por aqueles que estão no poder. Embora seja possível que um cristão esteja neste mundo e não seja afetado por ele, 1 Coríntios 15:33 nos adverte: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” Seria tolice ignorar essa advertência.

Finalmente, o impacto que os executores têm sobre os outros deve ser considerado. Quando os incrédulos veem cristãos professos em filmes, programas de TV ou apresentações ao vivo que promovem a impiedade, eles sentem a hipocrisia e recebem motivo para “blasfemar o nome de Deus” (Romanos 2:24). Há também um efeito prejudicial sobre a fé de outros crentes, especialmente os jovens e os imaturos na fé. Sempre que um jovem crente pode justificar a impiedade dizendo: “Bem, fulano de tal faz isso e ele é um cristão”, a causa de Cristo sofre, e o jovem é desviado da verdade para o pecado. Jesus falou duramente daqueles que fazem “tropeçar a um destes pequeninos que crêem em mim” (Mateus 18:6).

Em última análise, a decisão de ingressar na carreira de ator ou entretenimento deve ser tomada em oração, buscando a sabedoria de Deus (Tiago 1:5) e o conselho de cristãos maduros, lembrando sempre: "Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor" (2 Timóteo 2:19).

English



Voltar à página principal em português

Um cristão pode considerar uma carreira de ator/entretenimento?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries