settings icon
share icon
Pergunta

Uma pessoa pode acreditar em algum sentido, mas não ser salva?

Resposta


Há diferentes níveis de crença e diferentes objetos de crença, e nem tudo o que é chamado de "crença" é de fato fé salvadora. Tiago 2:19 diz: "Crês que Deus é um só? Fazes bem, pois os demônios também creem e estremecem." Portanto, se uma pessoa simplesmente acredita que existe um Deus no céu - e essa é a extensão de sua fé - então ela tem exatamente a mesma fé que os demônios do inferno. Isso não é fé salvadora, mesmo que envolva uma medida de crença. Portanto, sim, uma pessoa pode "acreditar" em algum sentido, mas não ser salva.

Diz-se que Simão, o feiticeiro de Samaria, "creu e foi batizado" com a pregação de Filipe (Atos 8:13). Porém, mais tarde, quando Simão oferece dinheiro aos apóstolos para ter a capacidade deles de transmitir o Espírito Santo (versículos 18-19), ele é repreendido severamente por Pedro: "Mas Pedro lhe disse: Que tua prata siga contigo para a destruição, pois pensaste em adquirir com dinheiro o dom de Deus. Tu não tens parte nem responsabilidade neste ministério, pois o teu coração não é correto diante de Deus" (versículos 20-21). Simão foi salvo com base em sua "crença"? Antes de respondermos a isso, devemos reconhecer a dificuldade de construir uma doutrina em uma passagem narrativa em Atos. Essas passagens nunca foram feitas para serem extrapoladas em ensinamentos fundamentais, e não nos são dados necessariamente todos os fatos de que precisamos para fazer uma determinação doutrinária. Com relação a Atos 8, alguns diriam que Simão perdeu sua salvação (uma visão que contradiz outras passagens, como João 10:28-30). Outros diriam que a crença inicial de Simão não era genuína - para começar, ele nunca foi salvo. E outros podem dizer que Simão era realmente salvo, mas, tendo uma compreensão deficiente do Espírito Santo, fez uma sugestão horrível. Depois que Simão foi repreendido, ele parece ter se arrependido de alguma forma (versículo 24). Não nos é dito como a história termina. Nossa conclusão é que Simão não perdeu a salvação; ou ele fez uma profissão falsa ou fez uma sugestão horrível por ignorância e ganância.

É bem possível que uma pessoa tenha uma resposta inicial positiva ao evangelho sem ser salva. Ela pode sentir seu coração tocado pelas histórias sobre Jesus. Ela pode até mesmo se identificar com Cristo por meio do batismo e da filiação à igreja e se envolver no ministério - mesmo assim, sem ter nascido de novo. Vemos exemplos disso nas Escrituras (Mateus 7:21-23; 13:24-30) e na vida cotidiana.

Podemos ilustrar a desconexão entre alguns tipos de "crença" e a fé salvadora da seguinte forma: muitos americanos estão acima do peso e, ao mesmo tempo, há milhares de produtos para perda de peso disponíveis. As pessoas assistem a um comercial sobre o mais recente equipamento de exercícios domésticos e dizem: "É exatamente disso que eu preciso!" e compram o equipamento. Elas recebem a compra e a usam com entusiasmo - por algumas semanas. Seis meses depois, ele está de volta à caixa, guardado em algum lugar. O que aconteceu? Elas acreditavam em um produto, mas não era o tipo de crença que levava à redução do peso corporal. Nada realmente mudou em suas vidas. Tiveram uma resposta positiva inicial, mas em vez de possuir uma "fé" genuína, por assim dizer, estavam apenas satisfazendo um desejo passageiro. As pessoas também fazem isso com Cristo (veja Mateus 13:5-7).

Em Mateus 7:21-23, Jesus diz: "Nem todo o que me diz Senhor, Senhor! entrará no reino do céu, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está no céu. Naquele dia, muitos me dirão: Senhor, Senhor, nós não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios? Em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; afastai-vos de mim, vós que praticais o mal." Observe aqui que as pessoas que Jesus condena estavam ativamente envolvidas no ministério, mas não eram crentes genuínos. Elas tinham uma espécie de fé - reconheciam quem era Jesus - mas não tinham um relacionamento com Ele. Jesus não diz que em um determinado momento os conheceu, mas que depois os rejeitou. Ele diz: "Eu nunca os conheci". Para começar, eles nunca foram salvos.

Outra passagem que mostra as pessoas "acreditando" sem serem salvas é a primeira parábola de Jesus. A parábola do semeador em Mateus 13 destaca as várias respostas que as pessoas têm ao evangelho (a "semente"). Nos versículos 5-7, vemos que "outra parte caiu em solo pedregoso, onde não havia muita terra, e logo brotou, pois a terra não era profunda; mas saiu o sol e a queimou; e, como não tinha raiz, secou. Outra parte caiu entre espinhos, os quais a sufocaram quando cresceram." Aqui, dois dos "solos" tiveram uma resposta inicial positiva - a semente brotou, mas nunca amadureceu. A imagem aqui não é que essas pessoas foram salvas e depois perderam a salvação, mas que sua resposta inicial, por mais alegre que tenha sido, não foi genuína.

O livro de Hebreus e as advertências nele contidas também podem ser entendidos dessa forma. Os destinatários da epístola eram judeus que haviam saído da sinagoga e se juntado à comunidade cristã. Eles "acreditavam" em muitas coisas sobre Jesus, mas pelo menos alguns deles não eram salvos. Seu reconhecimento mental de Jesus não havia resultado em um compromisso com Ele. Quando a perseguição à igreja começou, os "que estavam em cima do muro" foram tentados a abandonar Cristo e voltar ao antigo sistema de sacrifício judaico. O escritor de Hebreus os compara à geração que saiu do Egito, mas se recusou a entrar na Terra Prometida. Embora tenham iniciado a viagem com Moisés (uma resposta inicial positiva), eles se recusaram a entrar por causa da incredulidade (Hebreus 3:19). Os capítulos 6 e 10 de Hebreus advertem contra a chamada crença sem salvação.

Em João 6, depois que Jesus alimenta os 5.000, muitas pessoas se afastam de Jesus e não O seguem mais (João 6:66). Jesus então pergunta aos Doze se eles também O abandonarão. Pedro responde que eles nunca poderiam abandonar seu Senhor (versículo 68). Então Jesus diz: "Por acaso não escolhi a vós, os Doze? Contudo um de vós é um diabo" (versículo 70). O "demônio" aqui é Judas Iscariotes, que mais tarde trairia Jesus. O interessante é que vemos Pedro e Judas lado a lado. Ambos expressaram fé em Cristo. Ambos "acreditavam" no sentido de que conheciam Jesus pessoalmente, viram os milagres e dedicaram anos de suas vidas a Ele. Mas o nível de sua "crença" era diferente. Pedro mais tarde negaria Cristo, mas depois da negação Pedro se arrependeu e se tornou um pilar da igreja (Gálatas 2:9). Judas, por outro lado, traiu Jesus e nunca se arrependeu, embora tenha percebido que havia cometido um erro e por isso sentiu remorso (Mateus 27:5). Judas nunca é apresentado como um discípulo que perdeu a sua salvação; em vez disso, ele é alguém que nunca acreditou verdadeiramente para a salvação (veja João 6:64).

Pedro negou Cristo, mas apenas por um curto período de tempo em sua vida de fé. Judas afirmou Cristo, mas apenas por um curto período de tempo em sua vida de incredulidade. Nem a negação de Pedro nem a profissão de Judas eram indicativos da condição subjacente de seus corações - uma condição que acabou se tornando evidente (veja Mateus 7:16). Às vezes, vemos profissões semelhantes na Igreja. Algumas pessoas parecem estar em chamas por Deus por um curto período de tempo, mas depois repudiam o que acreditavam e se abandonam a uma violação flagrante dos princípios bíblicos. Elas não perderam a salvação; nunca a tiveram - estavam simplesmente vivendo uma "fase de cristianismo" que acabou passando. Veja 1 João 2:19.

Deus conhece nosso coração. Nós, no entanto, não podemos ver o coração das outras pessoas e, muitas vezes, podemos nos enganar a respeito de nosso próprio coração também. É por isso que Paulo escreve: "Examinai a vós mesmos, para ver se estais na fé. Provai a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? A não ser que já estejais reprovados" (2 Coríntios 13:5). Se quisermos ter confiança em nossa situação espiritual, precisamos fazer mais do que olhar para trás e ver algumas palavras que dissemos no passado quando "aceitamos Cristo"; precisamos também examinar nossa condição atual para ver se há evidência da obra de Deus em nossa vida hoje - mudando-nos por dentro, convencendo-nos do pecado e levando-nos ao arrependimento.

A disciplina da igreja (veja Mateus 18:15-18) força a questão. Se um crente declarado estiver vivendo em pecado aberto e ninguém o confrontar, ele pode ficar em cima do muro. Se ele for confrontado por um, depois por dois ou três crentes e depois por toda a igreja, ele terá de decidir. Ou ele admitirá que está pecando e se arrependerá, dando assim evidência de sua salvação, ou decidirá que nunca quis realmente fazer parte dessa vida em Cristo e sairá da situação. De uma forma ou de outra, a situação é esclarecida.

A epístola de 1 João é importante porque fornece muitos sinais de fé salvadora, para que possamos saber que nossa fé é genuína (veja 1 João 5:13). Além disso, os crentes têm o dom do Espírito Santo, e "o próprio Espírito dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus" (Romanos 8:16).

English



Voltar à página principal em português

Uma pessoa pode acreditar em algum sentido, mas não ser salva?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries