settings icon
share icon
Pergunta

Para quem devo doar? Como devo decidir que instituição/organização/causa devo apoiar financeiramente?

Resposta


Com a miríade de opções de doações por aí, como um cristão pode tomar uma decisão sábia em relação a quem doar? Quais causas, missões, organizações, instituições de caridade, etc., são mais dignas de consideração? Como o dinheiro pode ser investido para ter o maior impacto eterno possível? Muitas pessoas lutam com essas questões. Aqui estão alguns princípios que devem ajudar a tornar as decisões um pouco mais fáceis.

Para quem doar? – Sã Doutrina

“Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina” (Tito 2:1).

A causa /missão /organização /caridade proclama o evangelho de Jesus Cristo e defende a autoridade da Palavra de Deus? Será que tudo que o ministério tem feito tem o objetivo final de cumprir a Grande Comissão, isto é, evangelizar os perdidos e equipar os crentes para se tornarem seguidores devotos de Jesus Cristo (Mateus 28:19-20; Atos 1:8)? Mesmo que o foco principal da causa seja ser as mãos e os pés de Jesus e ministrar às necessidades físicas das pessoas, o evangelho ainda está na frente de tudo o que se faz?

Para quem doar? - Eficácia e Especialidade

“Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um” (Mateus 13:8).

A causa está tendo algum impacto? A caridade está cumprindo sua missão, objetivos e propósitos? A organização está demonstrando conhecimento na resolução de problemas? Em um campo lotado, será que uma iniciativa se destaca das demais em realmente fazer a diferença na vida das pessoas?

Para quem doar? – Administração

“Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel” (1 Coríntios 4:2).

O ministério está usando seu dinheiro com sabedoria? A causa está investindo seus recursos nas coisas que realmente importam? Como na Parábola dos Talentos, a organização está enterrando seu tesouro ou colocando-o para trabalhar no reino de Deus? As prioridades financeiras da caridade parecem estar de acordo com as prioridades que a Palavra de Deus descreve?

Para quem doar? - Prestação de contas

“Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito” (Provérbios 15:22).

A organização é aberta e honesta sobre suas finanças e decisões? Será que um único indivíduo tem influência demais ou há um bom equilíbrio de pessoas envolvidas nas decisões importantes? A liderança está aberta ao conselho de “ferro afiando o ferro” (Provérbios 27:17)? A caridade está disposta a divulgar completamente todas as suas informações financeiras apropriadas? A causa está aberta a críticas construtivas ou está fechada ao feedback (Provérbios 27:6)?

Para quem doar? – Oração

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á” (Mateus 7:7).

Peça a Deus por sabedoria em relação a como Ele quer que você invista seu dinheiro no ministério (Tiago 1:5). Peça a Deus que lhe dê uma paixão pelas coisas às quais Ele quer que você doe. Peça a Deus para deixar bem claro como você pode fazer sacrifícios financeiros para um impacto eterno.

Para quem doar? - Confie em Deus e doe

“E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará. Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria” (2 Coríntios 9:6–7).

Embora os princípios acima devam ajudar, não há um “você deve” bíblico sobre essa questão. Acreditamos que, embora a doação primária de um cristão deva ser à igreja local onde frequenta, há também muita liberdade com esse assunto. Um cristão deve apoiar um programa de patrocínio infantil ou doar para acabar com o tráfico de pessoas? Um cristão deve doar para um abrigo local de resgate ou um evangelismo global? Não há uma resposta certa ou errada universal a essas perguntas. É uma questão de discernimento, prioridades e paixão.

Peça a Deus que lhe dê uma paixão pelo alcance que Ele deseja que você apoie. Faça a pesquisa com os princípios acima em mente. Então, doe!

English



Voltar à página principal em português

Para quem devo doar? Como devo decidir que instituição/organização/causa devo apoiar financeiramente?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries