settings icon
share icon
Pergunta

A fé pode mudar o plano de Deus?

Resposta


A resposta curta é que nada pode mudar o plano perfeito e soberano de Deus. No entanto, Deus pode e dá o dom da fé e trabalha através dela em indivíduos para realizar o Seu plano. Assim, da nossa perspectiva humana, muitas vezes parece que o nosso exercício de fé muda a maneira como Deus age.

Por exemplo, Jesus às vezes curava pessoas e dizia: “A tua fé te salvou” (Mateus 9:22; Lucas 17:19). Em Marcos 6:1–6 e Mateus 13:53–58, Jesus está ensinando em Sua cidade natal, Nazaré, e os moradores O rejeitam. Marcos diz: “Não pôde fazer ali nenhum milagre, senão curar uns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. Admirou-se da incredulidade deles. Contudo, percorria as aldeias circunvizinhas, a ensinar” (Marcos 6:5–6). Assim, a Bíblia contém exemplos de Deus agindo (ou não agindo) em resposta direta à fé das pessoas (ou falta dela). A fé de um indivíduo muda o plano de Deus? Do ponto de vista humano, parece que Jesus, Deus Filho, fez algo diferente com base no nível de fé em outra pessoa. No entanto, da perspectiva de Deus, Ele já sabia a quem curaria e a quem não curaria. Nesse sentido, o plano de Deus não foi alterado.

A dificuldade com a questão de saber se a fé muda o plano de Deus toca na questão mais ampla da vontade de Deus e da escolha humana. Deus conhece todas as coisas, e Ele tem um plano perfeito. No entanto, Ele também ordena que as pessoas façam certas coisas, cumprindo assim o Seu plano por meio dos humanos. Além disso, Deus permitiu que o pecado entrasse no mundo e permite o sofrimento ainda hoje. Essas coisas não fazem parte da vontade decretiva de Deus, mas são parte da Sua vontade permissiva. O plano final de Deus para a humanidade e o caminho que Ele deve seguir para realizar esse plano são muito maiores e mais complexos do que possamos compreender. Há espaço tanto para os mandamentos de Deus para nós quanto para a Sua presciência de como responderemos aos Seus mandamentos.

Jesus ensinou: “Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes…. se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, tal sucederá” (Mateus 21:21). A fé é extremamente importante em nossa caminhada com Deus (Hebreus 11:6). Mesmo uma pequena quantidade de fé pode realizar grandes coisas – não porque a fé seja um poder especial que possuímos, mas porque o objeto da nossa fé, o próprio Deus, é todo-poderoso, e Ele nos pede para confiarmos nEle.

A fé também é importante na salvação, mas mesmo a fé que nos salva não muda o plano de Deus. Deus nos escolheu em Cristo antes da fundação do mundo (Efésios 1:4), e nós recebemos a fé como um dom (Efésios 2:8-9). Após a salvação, continuamos a andar pela fé (2 Coríntios 5:7). E essa caminhada de fé continua a cumprir o plano de Deus: “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:10). Do começo ao fim, o plano de Deus acontece, pois Ele usa pessoas cheias do Espírito e cheias de fé para produzir o Seu fruto no mundo.

Hebreus 11 é conhecido como o capítulo da fé. Esta passagem fornece vários exemplos de personagens bíblicos que viveram para Deus pela fé. O autor de Hebreus enfatiza seus exemplos como modelos positivos para seguirmos. Apesar de suas muitas lutas e dificuldades, esses indivíduos mostraram que Deus estava trabalhando por meio da sua fé de maneiras que mudaram suas próprias vidas e o curso da história. Hebreus 11:30 descreve brevemente um evento na vida de Josué: “Pela fé, ruíram as muralhas de Jericó, depois de rodeadas por sete dias.” A fé de Josué mudou o plano de Deus? A marcha do exército finalmente persuadiu Deus a agir no sétimo dia? Ou Deus já tinha planejado derrubar os muros de Jericó o tempo todo? A resposta bíblica é que era a vontade soberana de Deus conquistar Jericó, e Ele usou um homem fiel e um povo obediente para realizar o Seu desígnio.

A fé não muda o plano final de Deus, mas é uma parte essencial da vida cristã (2 Coríntios 4:18). A fé abrange como conhecemos a Deus, como vivemos para Ele e como O compartilhamos com os outros.

English



Voltar à página principal em português

A fé pode mudar o plano de Deus?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries