settings icon
share icon
Pergunta

Testemunhando às Testemunhas de Jeová - qual é a chave?

Resposta


As Testemunhas de Jeová dizem que são os únicos cristãos verdadeiros, mas não são protestantes nem católicos. A questão doutrinal fundamental que os distingue do cristianismo ortodoxo é a Trindade. Dizem que a doutrina da Trindade é um ensino pagão, mas deturpam-no, dizendo que o Pai, o Filho e o Espírito Santo devem ser três deuses. Eles realmente concordam com a doutrina da Trindade quando diz que o Pai e o Filho são duas Pessoas, mas imaginam que precisam provar isso aos trinitários! Eles não conseguem entender como as três Pessoas compõem o Ser Único de Deus, e assim criam a ideia de um Grande Deus e um pequeno deus – dois deuses. Eles dizem que Jesus foi criado (Arianismo), que Ele era o arcanjo Miguel, e que o corpo de Jesus não ressuscitou; Ele simplesmente desapareceu e ressuscitou como uma criatura espiritual. Dizem que o Espírito Santo não é uma pessoa, mas a força ou energia ativa de Jeová.

Porque dizem que Jesus é um semideus, o seu entendimento de salvação e expiação está errado. Dizem que Jesus, que era um Homem perfeito, morreu apenas para expiar o pecado de Adão e que, quando morremos, a nossa morte paga a pena do nosso próprio pecado. Apenas cerca de 10.000 Testemunhas de Jeová hoje podem alegar ter nascido de novo e ter uma esperança celestial. Os demais dizem que não querem ir para o céu para estar com o Senhor, mas querem viver para sempre em um paraíso na terra (Restauracionismo). Eles acreditam que se permanecerem fiéis e obedientes até o fim do Reinado Milenar de Cristo Jesus, eles ganharão o direito de serem declarados justos, e é por isso que devem continuar lutando, sem garantia de salvação. Somente o “remanescente” de hoje dos 144.000 pode dizer que está na Nova Aliança e que Cristo Jesus é o seu mediador. Todos devem ser obedientes aos líderes (a Sociedade Torre de Vigia e seu Corpo Governante) se quiserem sobreviver ao Armagedom. Discordar do que o Corpo Governante diz é discordar de Jeová porque Ele os usa como o Seu único canal de comunicação para dispensar “a verdade”. Só eles viram “com olhos espirituais de discernimento” que Cristo Jesus começou a governar do céu em 1914, uma “segunda presença” invisível. Além disso, dizem que Cristo Jesus nunca retornará à terra, mas permanecerá no céu, para governar com os 144.000 sobre a terra.

Com todas essas crenças antibíblicas, por onde começar a dar testemunho a uma Testemunha de Jeová? Há apenas um lugar para começar - com a pessoa de Cristo Jesus, cuja divindade é o fundamento do cristianismo. As Testemunhas de Jeová não conseguem entender o significado da morte de Jesus e por que precisam nascer de novo para ter seus pecados perdoados. Antes que possam colocar toda a sua confiança na obra consumada de Cristo Jesus, eles têm que entender que não são salvos, ou seja, estão atualmente perdidos em seus pecados. Nenhuma Testemunha tem a certeza da salvação, que é o dom do Espírito Santo para aqueles que pertencem ao Pai por meio de Cristo (Romanos 8:16). A plena divindade de Jesus Cristo só pode ser revelada a eles pelo Espírito Santo, a quem relegam ao status de mercadoria, como a eletricidade. Para as Testemunhas, o Espírito Santo é uma “coisa”, não uma Pessoa.

Dar testemunho às Testemunhas deve ser feito em amor cristão e com compaixão. Lembre-se, eles foram enganados e acreditam em um falso evangelho, mas muitos têm um amor genuíno por Deus e são totalmente sinceros em suas crenças. Não tenha medo deles (1 João 4:17-19), mas deixe-os saber o quanto você se importa com a sua salvação eterna. Compartilhe o seu testemunho cristão com eles. Converse e discuta assuntos espirituais, mas não permita que conduzam o que descrevem como um estudo bíblico, que na verdade é um estudo da sua literatura. Esteja ciente de que não lerão nenhuma literatura que não seja da Torre de Vigia nem participarão de um culto na igreja. Eles dizem que só aceitarão o que a Bíblia diz, mas a sua Tradução do Novo Mundo foi alterada para refletir a sua teologia, e muitos versículos do Novo Testamento que apontam para a plena divindade de Cristo Jesus foram alterados para apoiar a sua visão de que apenas uma divindade parcial pode ser atribuída a Ele. Eles sempre se surpreendem quando conhecem pessoas que amam o Senhor, mostram o fruto do Espírito e usam a Bíblia como base para a sua fé (Hebreus 4:12). Fale a verdade em amor (Efésios 4:15). Direcione toda a sua conversa para a pessoa de Cristo e a necessidade de colocar total fé no que Ele fez. Não permita que eles o conduzam pelo caminho que desejam, a saber, considerando como você pode sobreviver ao Armagedom para viver numa terra paradisíaca. Este não é o evangelho. Acima de tudo, ore por eles.

English



Voltar à página principal em português

Testemunhando às Testemunhas de Jeová - qual é a chave?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries