settings icon
share icon
Pergunta

Se Deus sabia que Satanás se rebelaria, por que Ele o criou?

Resposta


Essa é uma pergunta de duas partes. A primeira parte é “Deus sabia que Satanás se rebelaria?” Sabemos pelas Escrituras que Deus é onisciente, o que significa literalmente “sabe tudo”. Jó 37:16; Salmos 139:2–4, 147:5; Provérbios 5:21; Isaías 46:9-10; e 1 João 3:19–20 não deixam dúvidas de que o conhecimento de Deus é infinito e que Ele sabe tudo o que aconteceu no passado, está acontecendo agora e acontecerá no futuro.

Olhando para alguns dos superlativos nesses versículos – “perfeito em conhecimento”; “conheces todos os meus caminhos”; “conhece todas as coisas” – é claro que o conhecimento de Deus não é apenas maior que o nosso, mas é infinitamente maior. Ele conhece todas as coisas na totalidade. Se o conhecimento de Deus não for perfeito, então há uma deficiência em Sua natureza. Qualquer deficiência na natureza de Deus significa que Ele não pode ser Deus, pois a própria essência de Deus requer a perfeição de todos os Seus atributos. Portanto, a resposta à primeira pergunta é “sim, Deus sabia que Satanás se rebelaria”.

Passando para a segunda parte da pergunta: “Por que Deus criou Satanás sabendo de antemão que ele iria se rebelar?” Essa pergunta é um pouco mais complicada porque estamos fazendo uma pergunta “por que” para a qual a Bíblia geralmente não fornece respostas abrangentes. Mesmo assim, devemos ser capazes de chegar a um entendimento limitado. Já vimos que Deus é onisciente. Portanto, se Deus sabia que Satanás se rebelaria e cairia do céu, mas mesmo assim o criou, isso deve significar que a queda de Satanás fez parte do plano soberano de Deus desde o início. Nenhuma outra resposta faz sentido, dado o que vimos até agora.

Primeiro, devemos compreender que saber que Satanás se rebelaria não é a mesma coisa que fazer com que Satanás se rebele. O anjo Lúcifer tinha livre-arbítrio e fez suas próprias escolhas. Deus não criou Lúcifer já sendo o diabo; Ele o criou bom (Gênesis 1:31).

Ao tentar entender por que Deus criou Satanás, sabendo que ele se rebelaria, devemos também considerar os seguintes fatos:

1) Lúcifer tinha um propósito bom e perfeito antes da sua queda. A rebelião de Lúcifer não muda a intenção original de Deus de algo bom para algo ruim.

2) A soberania de Deus estende-se a Satanás, mesmo na sua condição decaída. Deus é capaz de usar as más ações de Satanás para, em última análise, concretizar o plano santo de Deus (ver 1 Timóteo 1:20 e 1 Coríntios 5:5).

3) O plano de salvação de Deus foi ordenado desde a eternidade passada (Apocalipse 13:8); a salvação exige algo de que ser salvo, e assim Deus permitiu a rebelião de Satanás e a propagação do pecado.

4) O sofrimento que Satanás trouxe ao mundo tornou-se na verdade o meio pelo qual Jesus, na Sua humanidade, se tornou o Salvador completo e perfeito da humanidade: “Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles” (Hebreus 2:10).

5) Desde o início, o plano de Deus em Cristo incluía a destruição da obra de Satanás (ver 1 João 3:8).

Em última análise, não podemos saber com certeza por que Deus criou Satanás, sabendo que ele se rebelaria. É tentador presumir que as coisas seriam “melhores” se Satanás nunca tivesse sido criado ou declarar que Deus deveria ter agido de forma diferente. Mas tais suposições e declarações são imprudentes. Na verdade, afirmar que sabemos mais do que Deus como governar o universo é cair no pecado do próprio diabo de se promover acima do Altíssimo (Isaías 14:13–14).

English



Voltar à página principal em português

Se Deus sabia que Satanás se rebelaria, por que Ele o criou?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries