GotQuestions.org/Portugues




Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre os zumbis?"

Resposta:
Um zumbi é um enredo ficcional moderno usado em vários livros, filmes e programas de televisão. Os zumbis são criaturas imaginárias que podem ser descritas como cadáveres totalmente mortos que foram "reanimados"; isto é, eles agem como se estivessem vivos enquanto continuam o processo natural de decadência.

No entanto, os mortos-vivos não são simplesmente uma ideia do século XXI. Os vodus do Haiti e da África sempre acreditaram que as bruxas revivem e controlam os mortos. Além disso, nas mitologias e lendas há muitas referências ao falecido voltando à "vida" enquanto ainda está morto. Foi Bram Stoker, em Drácula, quem inventou o termo "morto-vivo". Em Frankenstein, de Mary Shelley, discute-se o mesmo conceito. Mas todas essas são histórias fictícias. O que nos leva à pergunta: A Bíblia, que é a verdade absoluta de Deus, prova a existência ou surgimento de zumbis no mundo real?

Em suma, a resposta é não. Não há referência na Bíblia a cadáveres sendo reavivados e seguindo adiante em constante estado de decomposição. Muitas vezes é mencionado que Zacarias 14:12 prediz um iminente apocalipse zumbi: "Esta será a praga com que o Senhor castigará todos os povos que guerrearem contra Jerusalém: a carne deles apodrecerá, estando eles em pé, os seus olhos apodrecerão nas suas órbitas, e a língua deles apodrecerá na boca”. A palavra praga, que é traduzida da palavra hebraica maggephah, significa literalmente "pestilência", isto é, uma doença. Dadas as táticas de guerra atuais, é inteiramente possível que este versículo esteja se referindo à guerra biológica, ou pode ser uma praga especialmente projetada por Deus para esta situação. Seja qual for o caso, um julgamento que apodrece a carne crua dos ossos e o fluido dos globos oculares é horrível, mas não significa um apocalipse zumbi.

No entanto, a ressurreição é algo totalmente diferente. Ressuscitar é voltar à vida depois de morto; uma ressurreição resulta em um corpo vivo e funcional. A história da Bíblia fala de muitas pessoas que voltaram à vida física normal depois de morrer de velhice, doença ou lesão. Esses são casos de ressurreição, não de avivamento. Depois de ressuscitarem, essas pessoas viveram até completarem a sua vida natural. Elas não vagavam atacando pessoas em busca de matéria craniana. Deus permitiu que essas pessoas fossem ressuscitadas dentre os mortos para mostrar o Seu poder e glorificar o Seu Filho, Jesus. Algumas das ressurreições registradas nas Escrituras são encontradas em 1 Reis 17:12-24; Mateus 9:18-26; e João 11:38-44.

Todas as pessoas que foram ressuscitadas dentre os mortos na Bíblia eventualmente morreram naturalmente no final de suas vidas, exceto Jesus.

Jesus foi crucificado na cruz e um soldado confirmou a Sua morte quando perfurou o Seu lado com uma lança. José e Nicodemos pegaram o corpo e o colocaram em uma tumba próxima (João 19:34-42). Três dias depois, o corpo de Jesus estava desaparecido, com os panos do enterro cuidadosamente dobrados. Embora a maioria das pessoas pensasse que o corpo havia sido roubado, a verdade logo veio à tona: Jesus estava vivo, ressuscitou, depois de vencer sozinho a morte. Jesus apareceu pessoalmente a muitas testemunhas, permitindo-lhes até mesmo tocar nas cicatrizes onde o Seu corpo havia sido perfurado (João 20:26-29).

O que a Bíblia nos diz sobre a ressurreição de Jesus tem o objetivo de nos ajudar a entender e crer que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e que por meio da fé podemos ter vida em Seu nome. Jesus não voltou em estado de decomposição; estava e está plenamente vivo e estará para sempre. Isso não é ficção. É a verdade da Palavra de Deus.

Romanos 6:9 diz: "Sabemos que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele."

© Copyright Got Questions Ministries